Publicado em Quarta - 08 de Setembro de 2010

Soja e milho de MT sob risco devido a falta de chuva

A pouco mais de uma semana para o início da temporada de plantio de soja – ciclo 2010/11 – os produtores de Mato Grosso acendem a luz amarela no campo ante a iminência de um novo evento de La Niña, quando ocorre um processo de resfriamento das águas do Oceano Pacífico, provocando alterações climáticas e retardando a ocorrência de chuvas a partir da primavera. A primeira conseqüência do fenômeno é o atraso no plantio de soja e, consequentemente da safrinha de milho.
Leia mais...

MDA/Incra recebe posse de imóvel rural no Tocantins

Publicado em Quarta - 08 de Setembro de 2010

O Incra em Tocantins recebeu a posse de mais um imóvel rural para criação de novo assentamento. A imissão na posse da Fazenda Agropecuária Estrela, localizada nos municípios de Talismã e Alvorada, ocorreu dia 1º de setembro. 
Leia mais...

Produtores de MT apostam na comercialização antecipada de soja

Publicado em Segunda - 06 de Setembro de 2010

Agricultores de Mato Grosso estão apostando mais na comercialização antecipada de soja. O volume negociado entre 1º de junho e 31 de agosto é 6% superior ao que foi vendido na mesma época do ano passado.
Leia mais...

Colheita da safra 2009/10 de algodão está finalizada em MT

Publicado em Sábado - 04 de Setembro de 2010 | por Marcondes Maciel

Motivo de preocupação para muitos, a estiagem acabou favorecendo o trabalho de colheita da safra 2009/10 de algodão, que está finalizada em Mato Grosso. Os analistas avaliam que o clima seco “permitiu o bom desempenho das máquinas no campo” e, apesar do incremento de 7,12% na área plantada, os trabalhos encerraram com uma semana de antecedência em relação à safra passada.
Leia mais...

Agricultores familiares podem se proteger contra estiagem causada pelo La Niña

Publicado em Sexta - 03 de Setembro de 2010

Os agricultores familiares da região Centro-Sul do País (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul) poderão ser afetados pelo fenômeno climático La Niña na safra que está sendo plantada.
Leia mais...

Empaer realiza pesquisa com trigo irrigado em Tangará da Serra

Publicado em Quinta - 02 de Setembro de 2010 | por Rosana Persona

No Campo Experimental da Empresa Matogrossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), no município de Tangará da Serra, aconteceu a visita técnica para trigo irrigado apresentando as Unidades Demonstrativas (UD) implantadas com as variedades BRS 264, BRS 254 e Guamirim. O evento contou com a participação de 70 pessoas, entre estudantes, produtores rurais, profissionais de assistência técnica e extensão rural e outros.
Leia mais...

Agrotóxicos contaminam moradores em Lucas do Rio Verde

Publicado em Quinta - 02 de Setembro de 2010

Pesquisa feita em dois dos principais municípios produtores de grãos de Mato Grosso encontrou resíduos de defensivos agrícolas no sangue e na urina de moradores, em poços artesianos e amostras de água da chuva coletadas em escolas públicas.
Leia mais...

Dono do famoso Touro Bandido estará presente na ExpoCláudia

Publicado em Quinta - 02 de Setembro de 2010 | por Deivid Trombetta

A 10ª edição da Feira Agropecuária e Industrial de Cláudia contará com a presença ilustre do dono do já falecido, porém inesquecível, Touro Bandido. Paulo Emílio é dono de uma das maiores companhias de Rodeio do Brasil e participa juntamente com sua equipe de festas do peão já consagradas como as maiores do país como Barretos e Jaguariúna, ambas no interior de São Paulo.
Leia mais...

Conab estima moagem de cana 8% maior em Mato Grosso

Publicado em Quinta - 02 de Setembro de 2010 | por Leandro J. Nascimento

Os números do segundo levantamento de safra apresentados, nesta quinta-feira, pela Companhia Nacional de Abastecimento indicam que a previsão de cana-de-açúcar que está sendo moída, este ano, em Mato Grosso, é de 15,1 milhões de toneladas. Caso os números da estatal sejam confirmados, o incremento do ciclo 2010/2011 sobre 2009/2010 no Estado será de 8%. No Brasil, a produção projetada é de 651,5 milhões de toneladas, resultado superior à safra passada.
Leia mais...

Ministro Guilherme Cassel abre a 5ª AGRIMINAS em Belo Horizonte

Publicado em Quinta - 02 de Setembro de 2010

O Ministro Guilherme Cassel defendeu hoje, na abertura da 5ª Feira de Agricultura Familiar de Minas Gerais, em Belo Horizonte, a importância  de uma política agrícola voltada para a agricultura familiar para garantir infraestrutura, trabalho e renda e permitir um desenvolvimento equilibrado entre o campo e a cidade.
Leia mais...