Noticias Agronegócios
Mato Grosso quer status de livre da febre aftosa
A Famato (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso) vai encaminhar ao Ministério da Agricultura pedido para revisão do status sanitário do Estado para área livre da febre aftosa sem vacinação.
Em menos de 30 dias, o plantio de soja no Estado estará proibido por 90 dias, como forma de amenizar ataque da ferrugem
Produtores de soja se preparam para início do “vazio sanitário”
A contagem regressiva para o início do “vazio sanitário” começou no último sábado (15), a 30 dias para o período proibitivo ao plantio da soja, que vai de 15 de junho a 15 de setembro. Durante este período, o plantio da oleaginosa é proibido por lei, exceto em caso de cultivo para pesquisa científica e experimentos, com prévia autorização dos órgãos de defesa sanitária.
Soja 10/11: Sem mercado, compras atrasam
A quatro meses para o início de uma nova temporada de plantio de soja, a safra 10/11, as compras de insumos – fertilizantes e agroquímicos – continuam atrasadas em Mato Grosso. Segundo a Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado (Aprosoja), apenas 50% dos agroquímicos a serem utilizados nesta safra, como herbicidas, inseticidas e fungicidas foram adquiridos até agora pelos produtores. No caso dos fertilizantes, os negócios não chegam a 30%.
A macaúba se destaca como uma das palmeiras nativas a ser utilizada para produção de biodiesel.
Macaúba: matéria-prima para o biodiesel no Prosa Rural
Palmeira nativa das florestas tropicais, a macaúba apresenta grande dispersão no Brasil e em países vizinhos, como Colômbia, Bolívia e Paraguai. No Brasil ocorrem povoamentos naturais em quase todo território, mas as maiores concentrações estão localizadas em Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, sendo amplamente espalhados pelas áreas de Cerrado. No Prosa Rural desta semana (17 a 23.05), o pesquisador da Embrapa Agroenergia (Brasília/ DF), Leonardo Bhering, fala sobre o uso da macaúba como matéria-prima para a produção do biodiesel e dos cuidados e processamento dos frutos.
Cuiabá sedia mais uma Mega Oferta da Estância Bahia Leilões
Após comercializar 31 mil cabeças de gado de corte em Água Boa (MT), a Estância Bahia Leilões promove dia 22 de maio, às 13 horas, o Mega Leilão 10.010, edição Cuiabá (MT), que já está recebendo animais no recinto. A expectativa é alcançar a marca de 20 mil cabeças. Os números exponenciais são reflexos diretos do sucesso da pecuária mato-grossense.
Aprosoja Brasil: Nova diretoria toma posse em Brasília
A nova diretoria da Aprosoja Brasil eleita em março deste ano tomará posse na terça-feira (18.05) em Brasília quando assumirá oficialmente a gestão da entidade para o biênio 2010-2012. Glauber Silveira da Silva, que preside a Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja/MT) assume a presidência da entidade nacional.
Previsão não causa pânico ao produtores de MT
As perspectivas de aquecimento global e seus efeitos sobre a agricultura, traçadas pelas Universidade de Campinas (Unicamp) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), preocupam, mas não chegam a causar alardes nos produtores de Mato Grosso. Segundo eles, providências já estão sendo tomadas e a expectativa é de que o quadro seja revertido nos próximos anos.
Rodada do Mel quer vender até R$ 5 milhões em Cuiabá
Um total de R$ 5 milhões de negócios em curto, médio e longo prazos. Esta é a meta dos organizadores da Rodada (de negócios) do Mel, a ser realizada na próxima quinta-feira (21), no Centro de Eventos do Pantanal. Entre 10h e 18h, com intervalo de uma hora para almoço, representantes de 56 empresas de todo o país estarão sentados frente a frente, no auditório dos Pássaros, para comprar e vender uma variedade de produtos da cadeia apícola.
Ciclo natural oscila aquecimento com resfriamento. O 1º traz luminosidade e chuvas, o segundo é marcado pela estiagem
Aquecimento será bom para o campo, diz pesquisador
Contrariando diversos estudos que traçam perspectivas sombrias para a agricultura brasileira caso se confirme a previsão de elevação da temperatura do planeta nos próximos anos, o cientista e professor da Universidade de Brasília (UnB), Gustavo Macedo de Mello Baptista, afirmou em Cuiabá que o tão propalado aquecimento global não terá impacto negativo no campo. “Pelo contrário, vemos vantagens para os agricultores, pois muitas culturas – como a soja e o algodão, das quais Mato Grosso tem tradição e lidera em volume de produção – precisam de sol e luminosidade. Não há motivos para alardes e tudo está sob controle”, tranqüilizou o cientista.
Terra Legal começa a contratar equipes para a maior medição feita no Brasil
As equipes de georreferenciamento do Terra Legal iniciam em junho a medição de 266 mil quilômetros de áreas rurais e urbanas em municípios da Amazônia Legal. O resultado da licitação será publicado no Diário Oficial da União na segunda-feira, 17, e as empresas vencedoras já podem ser contratadas.