Noticias Agronegócios
Efeito do clima se reflete em produção e rendimentos menores em MT
Cortes pontuais em razão da seca devem puxar para baixo a produtividade, com menor rendimento por hectare, e consequentemente, menor produção, se estabelecendo inferior ao recorde de mais de 32 milhões de toneladas do ciclo passado. A contabilização das perdas foi feita pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) que prevê perdas de 1,80% no volume do grão, em relação ao montante anterior.
General Mourão e ministra da Agricultura devem participar do encerramento da colheita de soja em MT
O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, os ministros da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina; da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes; oficiais da Forças Armadas, secretários de Estado, senadores e deputados federais e estaduais também devem participar do evento.
Pecuaristas deixam cerca de 64% do lucro do boi para os cofres públicos
Apesar dos números expressivos, o pecuarista que fornece o boi para os frigoríficos, deixa aos cofres públicos em média 63,40% do lucro de um animal. O cálculo é apresentado pelo Sindicato dos Frigoríficos de Mato Grosso (Sindifrigo-MT).
Estudo estima em R$ 43 bi a contribuição econômica dos polinizadores
O relatório destaca, ainda, que a polinização é essencial para 35% das culturas analisadas, 24% delas têm uma dependência alta, em 10% a dependência é modesta e pouca para 7% das plantas.
Em crise, pecuaristas de MT pagam até 12 vezes mais impostos que nos estados vizinhos
Além de prejudicar a pecuária, ele pontua que a ação do governo estadual também vai afetar o consumidor final, pois, como reação em cadeia, a carne bovina deve ficar mais cara para o cidadão nas gôndolas dos supermercados. Molina também faz críticas à aplicação dos recursos do Fethab, que não foi aportado para a infraestrutura como deveria.
Declaração de Acesso ao Pronaf é prorrogada por 2 anos
A DAP, como é conhecida a declaração, é o documento usado para identificar os pequenos produtores que se dedicam à agricultura familiar e os empreendimentos familiares rurais organizados, como associações, cooperativas e agroindústrias.
Agricultores familiares receberam crédito de R$ 58,9 milhões em 2018
O Pronaf A é uma linha de investimento para a estruturação das propriedades e os beneficiários são os assentados da reforma agrária. O financiamento tem prazo de 10 anos para pagamento, com até três anos de carência e juros de 0,5% ao mês.