Publicado em Quinta - 24 de Março de 2011

Opinião Inovar é viver

O que faz algumas empresas se tornarem ícones em seus segmentos e atravessarem décadas mantendo-se modernas e cada vez mais competitivas, enquanto outras sequer sobrevivem? A resposta para esta pergunta pode ser resumida em uma só palavra: inovação.
Leia mais...

Opinião Todo dia é dia da água

Publicado em Quarta - 23 de Março de 2011 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

Vivemos a “Semana da Água”. A população é bombardeada com informações que apontam para um futuro sombrio em relação à disponibilidade do líquido hoje mal utilizado. É preocupante o quadro demonstrado pela ANA (Agência Nacional de Águas), que aponta problemas de abastecimento em mais de 3 mil dos municípios brasileiros e a necessidade de investimentos da ordem de R$ 22,2 bilhões para recompor mananciais e sistemas de produção e distribuição. É igualmente grave saber que, mesmo com todos os alertas de escassez e finitude do líquido, há um desperdídio da ordem de 25 a 30% de água tratada causado por vazamentos e outros problemas na rede distribuidora. Pouco adiantarão os alertas para a população economizar água se os governos e as companhias de saneamento, quase todas estatais, não fizerem a sua parte.
Leia mais...

Opinião Mistério e Mortes

Publicado em Quarta - 23 de Março de 2011 | por Lourembergue Alves

“O último cabalista de Lisboa”. Romance de estréia de Richard Zimler. Este se vê dividido entre a sala de aula de jornalismo e a arte de escrever, cuja tarefa já lhe rendeu diverso prêmios literários. Também, pudera, são oito livros. Trabalhos que o fizeram conhecido além dos limites territoriais da cidade do Porto, extrapolando o próprio país em que se encontra atualmente radicado, e popular tanto na Europa quanto nos Estados Unidos, onde nascera em 1956 (Nova York).
Leia mais...

Opinião A saúde pública se tornou refém dos médicos

Publicado em Quarta - 23 de Março de 2011 | por Dejair Soares

A Constituição Federal garante no artigo 6° que "são direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados". Tal norma, apesar de ser clara e parecer de aplicação eficaz, não acontece.
Leia mais...

Opinião “Moreno Escuro”

Publicado em Quarta - 23 de Março de 2011 | por Kleber Lima

“Sou negro, ainda que me queiras moreno”, escreveu o poeta João Negrão, que nas horas vagas é nosso colega de imprensa. Adotei sua sentença desde que a conheci, há algumas décadas. Declaro-me negro. Assumo-me negro. Gosto-me negro. Mas, isso, convenhamos, é uma opção minha. Muitos negros - mais escuros ou mais claros que eu - preferem ser chamados de morenos. Já outros nem gostam de discutir sua melanina. Preferem ser chamados pelo nome ou outro apelido que não tenha qualquer conotação com raça. Opção deles. (Há quem discuta se isso é alienação ou coisa que o valha. Não discuto isso mais).
Leia mais...

Opinião Trabalho escravo e religiosidade

Publicado em Segunda - 21 de Março de 2011 | por Bruno Peron

A América Latina coleciona casos de precarização, exploração e escravização do trabalho.
Leia mais...

Opinião Fiscalização de faz-de-conta

Publicado em Segunda - 21 de Março de 2011 | por Pedro Cardoso da Costa

Não há dúvida para todos os brasileiros de que os governos têm funcionários demais, seja o federal, os estaduais e mais de 6.500 prefeituras municipais.  Mesmo com tantos funcionários, os serviços prestados são ruins e o argumento recorrente de todos os governantes é a falta de pessoal.
Leia mais...

Opinião A agecopa e os projetos para a copa de 2014

Publicado em Segunda - 21 de Março de 2011 | por Luciane Bezerra

Em meados de 2009 foi anunciada a escolha de Cuiabá como uma das sedes para a Copa de 2014 e logo em seguida O Governo do Estado de Mato Grosso, seguindo sugestão da própria FIFA e CBF, começou à gestacionar a criação da AGECOPA, para que esta tomasse as medidas necessárias para a preparação de Cuiabá para o evento.
Leia mais...

Opinião A Mesmice Reprisada

Publicado em Domingo - 20 de Março de 2011 | por Lourembergue Alves

Outro dia, um dos leitores desta coluna formulou a seguinte questão: “Qual é o mais forte candidato ao governo do Estado em 2014?” Pergunta interessante. Porém, de difícil resposta. Sobretudo agora, diante do atual desenho do cenário político-eleitoral mato-grossense. Um desenho que, em nada, traz evidências de possíveis candidaturas fortes.
Leia mais...

Opinião Prefiro ser cobaia do que candidato a vítima da omissão

Publicado em Sábado - 19 de Março de 2011 | por Agnello de Mello e Silva

Foi realizada nesta última quinta-feira (18) uma audiência pública na Assembléia Legislativa para se discutir a proposta da Secretaria de Estado de Saúde de entrar a administração dos hospitais regionais a Organizações Sociais (OS), seguindo modelo que já existe em algumas regiões do país, como São Paulo e Pernambuco.
Leia mais...