Publicado em Sexta - 07 de Janeiro de 2011 | por Lourembergue Alves

Opinião Entre os Cobertores de Neve

Munique está longe de ser uma cidade grandiosa. Distancia-se bastante, nesse quesito, de Paris. Por outro lado, nem de longe apresenta traços arquitetônicos modernosos como os que se encontram em Madri, e, tampouco, suas ruelas podem ser relacionadas no mesmo quadro das de Lisboa. Mas ela se sobrepõe a todas em termos de simpatia, que se junta a dos rostos de seus moradores, formando assim uma bela paisagem. 
Leia mais...

Opinião Vantagens e desafios do pleno emprego

Publicado em Sexta - 07 de Janeiro de 2011 | por Eduardo Pocetti

Desde o mês de dezembro passado ouvimos falar uma expressão completamente nova para a realidade brasileira: o pleno emprego. É que em novembro de 2010, o nível de desemprego medido pelo IBGE ficou em 5,7% da população economicamente ativa, o mais baixo já apurado na série histórica do atual indicador, iniciada em março de 2002. Esse patamar é considerado por especialistas equivalente à situação de pleno emprego em um país.
Leia mais...

Opinião Profissões rendosas

Publicado em Quinta - 06 de Janeiro de 2011 | por Gabriel Novis Neves

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está há meses trabalhando no Censo 2010. Não sei se o trabalho está concluído, mas alguns resultados estão sendo divulgados.
Leia mais...

Opinião Alerta aos Servidores

Publicado em Quarta - 05 de Janeiro de 2011 | por Aladir Leite Albuquerque

Os Servidores Públicos do Estado de Mato Grosso, através dos sindicatos da Área de Desenvolvimento Econômico Social (Sindes) Saúde e Meio Ambiente (Sisma), e dos Profissionais da Área Instrumental do Governo (Sinpaig) reivindicaram a reestruturação das carreiras no encerramento da greve geral que ocorreu no final do mês de março de 2010 após acordo com o Governo do Estado. 
Leia mais...

Opinião Voto de Minerva

Publicado em Quarta - 05 de Janeiro de 2011 | por Kleber Lima

Uma das metáforas mais usuais quando alguém tenta mostrar a outrem que a democracia começa pela atitude do indivíduo, com a participação e o voto de cada pessoa, é aquela segundo a qual o seu voto vai decidir o futuro da sua cidade, estado, nação.
Leia mais...

Opinião 2010, 2011! (final)

Publicado em Terça - 04 de Janeiro de 2011 | por Onofre Ribeiro

Encerro esta série de três artigos voltando os olhos para Mato Grosso, depois de uma breve pincelada sobre os papeis do Brasil diante de si mesmo e do mundo pós-globalizado. Mato Grosso precisa ser compreendido à luz da história recente, sob pena de ficarmos apenas na superfície das suas possibilidades atuais e futuras.
Leia mais...

Opinião A sombra do homem

Publicado em Terça - 04 de Janeiro de 2011 | por Alexandre Garcia

A primeira referência no primeiro discurso da presidente Dilma no primeiro dia no ano foi à mulher. Homenageou a mulher antes de homenagear Lula, seu mentor. Uma lembrança justa, por ser ela a primeira mulher a chegar à presidência, em 121 anos de República.
Leia mais...

Opinião Alerta vermelho com o fico Estadual

Publicado em Segunda - 03 de Janeiro de 2011 | por Carlos Montenegro

Já tem se tornando rotina por aqui, especialmente por parte da SEFAZ-MT, a expedição de atos administrativos como leis ou decretos.
Leia mais...

Opinião Muito Além do Perfume

Publicado em Segunda - 03 de Janeiro de 2011 | por Lourembergue Alves

Paris é grandiosa. Vir à Europa e não chegar até ela, pode-se dizer que não pisou em terras européias. Pois a cidade possui o seu encanto. Bem mais que as outras. Talvez pelos movimentos político-sociais que tiveram suas ruas como palcos, a exemplo do de 1968 ou os do século XVIII. A verdade, entretanto, é que se tem a sensação de realização de sonhos. Não um sonho. Mas vários, que se entrelaçam e formam único quadro. Embora este seja constituído de atos distintos e que se completam.
Leia mais...

Opinião Ciclos que se alternam

Publicado em Domingo - 02 de Janeiro de 2011 | por BPL

Conversei com um familiar a respeito da civilização maia e de seu triste crepúsculo. Os maias, entre outros promotores do saber, desenvolveram conhecimentos avançados em agricultura, matemática e astronomia, como a criação de um calendário que transcende eras.
Leia mais...