Publicado em Sexta - 28 de Maio de 2010 | por Petrônio Souza Gonçalves

Opinião Limpando a casa

A história da Humanidade se resume a uma simples constatação: a maioria mobilizada domina as minorias desorganizadas. Assim foi, assim é, assim será. No Brasil foi sempre a mínima minoria contra a máxima maioria. Um bocadinho contra o resto. Na colônia, no império, em todas as repúblicas, e até na ditadura. O Brasil é o país das minorias, o desfile nababesco das oligarquias para os olhos tristes de uma gente que pelas frestas da prisão social só espia.
Leia mais...

Opinião A Reforma Que os políticos Não Querem

Publicado em Sexta - 28 de Maio de 2010 | por Lourembergue Alves

Volta e meia, a reforma política retorna á mesa de discussão. Em ano político-eleitoral não seria diferente. Os interesses individuais, aqui, falam mais alto. Até porque todos os deputados federais estão envolvidos com as disputas. Fazem tudo para atrair a simpatia do eleitorado. A dita reforma, então, seria usada por Suas Excelências como instrumento. Um instrumento valiosíssimo. Sobretudo quando se apresenta como justificativa a maior participação da população.
Leia mais...

Opinião Influenza H1N1

Publicado em Sexta - 28 de Maio de 2010 | por Lincoln Barros e Grasiela Bote

Também conhecida como gripe, a influenza é uma infecção do sistema respiratório cuja principal complicação é a pneumonia, responsáveis por um grande número de internações hospitalares no Brasil. A doença inicia-se com febre leve acima de 37,5ºC, seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça e tosse seca. A febre é o sintoma mais importante e dura em torno de três dias.
Leia mais...

Opinião Mato Grosso exige ética

Publicado em Sexta - 28 de Maio de 2010 | por Aladir Leite Albuquerque

O rei da soja foi eleito com muita esperança, com promessas de mudanças  prometidas  e  repetidas  em  campanha  política.
Leia mais...

Opinião Contas públicas na internet. Agora é lei!

Publicado em Sexta - 28 de Maio de 2010 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

A partir de hoje – 28 de maio -, a União, os Estados e os 273 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes, estão obrigados a publicar na internet, em tempo real, todas as suas receitas e despesas, inclusive as extras, informar qual a motivação das transações, seus beneficiários e, também, disponibilizar os números de processos. A exigência consta da Lei Complementar nº 131, que deu nova e mais aperfeiçoada redação a alguns artigos da Lei de Responsabilidade Fiscal, em vigor há 10 anos. Foi esta lei que trouxe um pouco de moralidade à administração pública, impedindo pelo menos que o governante faça dívidas que não pode pagar durante o seu próprio mandato.
Leia mais...

Opinião Somos todos loucos

Publicado em Sexta - 28 de Maio de 2010 | por Waldir Serafim

O que tem ocorrido ultimamente em Mato Grosso, com as recorrentes operações de prisão em massa, me fez lembrar do “O Alienista”, célebre obra literária do escritor brasileiro Machado de Assis, publicado em 1882, que traçou um retrato irônico e cruel do sistema de internação psiquiátrica da época..
Leia mais...

Opinião O insustentável

Publicado em Quinta - 27 de Maio de 2010 | por Mírim Leitão

A Polícia Federal trabalhou mais de dois anos usando duas armas: monitoramento telefônico e perícia de imagens de satélite. Depois, foi usada uma terceira arma: a quebra do sigilo bancário e fiscal dos suspeitos. Isso levou dezenas de pessoas à prisão na Operação Jurupari, em Mato Grosso, e levantou uma dúvida: o ex-governador Blairo Maggi (foto acima) não tinha mudado?
Leia mais...

Opinião Quanto pior, pior!

Publicado em Quinta - 27 de Maio de 2010 | por Kleber Lima

Os deputados José Riva e Pedro Henry vocalizaram a denúncia de que as recentes operações da Polícia Federal, Ministério Público Federal e Justiça Federal em Mato Grosso guardam uma mal-disfarçada estratégia de “judicializar” as eleições deste ano no Estado - colocando, não pelo voto, mas pela belicosa ação do aparato jurídico-policial -,  a classe política em geral no limbo perante a opinião pública e o público, e  com isso criar o ambiente de ‘terra arrasada’ para o posterior surgimento dos salvadores da pátria, determinados a tirar o Estado do esgoto. Não estão sozinhos nessa tese quase unânime entre políticos, embora tenham sido os únicos, até o momento, com coragem de dizê-lo publicamente.
Leia mais...

Opinião Só as câmeras nos salvam

Publicado em Quinta - 27 de Maio de 2010 | por Pedro Cardoso da Costa

Luz...camêra...ação...Este é um mote do início de gravação de imagens. Antes, mais voltado aos profissionais, hoje de domínio público. Antes, quando mais clara a expressão, mas se entendia que era hora de concentração. Hoje, quanto mais disfarçado, melhor o resultado. Antes, os atores sabiam o texto e a finalidade da gravação. Agora, o diretor sabe de tudo, o ator não sabe de nada. Fala-se aqui dos amadores e das filmagens dirigidas à comprovação de fatos, a verificar a vida alheia, na sua grande maioria de crimes.
Leia mais...

Opinião Cuiabá não é mais aquela cidade tranquila

Publicado em Quinta - 27 de Maio de 2010 | por Aladir Leite Albuquerque

Após receber esse e-mail resolvi torná-lo publico através deste artigo porque me senti obrigado alertar nossa sociedade.
Você acredita que dentro dos Shoppings Centers há pessoas próximas às entradas dos cinemas fazendo uma suposta pesquisa com os jovens (algo interessante como cinema, TV, um novo filme a ser lançado...). Pegam então o nome, telefone celular, fixo e residencial, endereço, nome dos pais e, discretamente, anotam algumas características como as roupas, cor do cabelo etc.

Leia mais...