Publicado em Quarta - 01 de Setembro de 2010 | por Caroline Lanhi

Seca favorece catapora e rotavírus

Não são só de doenças respiratórias sofrem as crianças durante os meses de estiagem. O clima seco também é um agravante para doenças infecto-contagiosas como varicela - conhecida como catapora -, rotavirose e até conjuntivite. Em Mato Grosso, de janeiro a agosto de 2010, foram confirmados 1.504 casos de catapora na rede pública de todo o Estado.
Leia mais...

Mais de 1,1 mil crianças ainda não foram vacinadas contra paralisia infantil em Tangará da Serra

Publicado em Quarta - 01 de Setembro de 2010 | por Fabíola Tormes

A segunda etapa da Campanha de vacinação contra Paralisia Infantil em Tangará da Serra atingiu na semana passada 83,31% da meta de vacinação que é de 7.136 crianças menores de 5 anos, de acordo com dados parciais da Secretaria Municipal de Saúde.
Leia mais...

Sinop: mais 6 casos de dengue registrados em agosto

Publicado em Quarta - 01 de Setembro de 2010 | por Bianca C. Zancanaro

Cerca de 31 pessoas procuraram os postos de saúde ou o Pronto Atendimento, mês passado, com sintomas de dengue. 6 casos da doença foram confirmados, 6 descartados e 19 permancem sob investigação. De acordo com a Secretaria de Saúde, o último óbito causado pela doença foi registrado em maio.
Leia mais...

19 Estados têm risco alto ou muito alto de epidemia de dengue, afirma governo

Publicado em Quarta - 01 de Setembro de 2010

No próximo verão, 19 Estados têm risco alto ou muito alto de enfrentar uma epidemia de dengue, informou nesta quarta-feira o Ministério da Saúde.
Leia mais...

Ministério da Saúde lança ferramenta para avaliar risco de epidemias de dengue

Publicado em Quarta - 01 de Setembro de 2010

O Ministério da Saúde elaborou uma nova ferramenta para avaliar o risco de epidemias de dengue nos estados e municípios brasileiros e orientar ações imediatas para evitar que elas se tornem realidade. Batizada de “Risco Dengue”, ela utiliza cinco critérios básicos: três do setor Saúde – incidência de casos nos anos anteriores, índices de infestação pelo mosquito Aedes aegypti e tipos de vírus da dengue em circulação; um ambiental – cobertura de abastecimento de água e coleta de lixo; e um demográfico – densidade populacional.
Leia mais...

Dia de luto contra os planos de saúde

Publicado em Quarta - 01 de Setembro de 2010

A cena é inusitada. Durante o XV Congresso Paulista de Ginecologia e Obstetrícia, os cerca de 6.000 tocoginecologistas trocarão as vestes brancas, tradicionais aos médicos, por jalecos pretos. O luto é um sinal de protesto contra os planos de saúde tanto pelos honorários indignos quanto pela interferência no exercício da boa medicina.
Leia mais...

XV Congresso Paulista de Ginecologia e Obstetrícia começa nesta quinta-feira

Publicado em Quarta - 01 de Setembro de 2010

Entre os dias 2 e 4 de setembro, ginecologistas e obstetras de todo o Estado e também de diversas regiões do país estarão reunidos em São Paulo,. No Expo Center Transamérica.  Durante o XV Congresso Paulista de Ginecologia e Obstetrícia, novidades na área de diagnósticos, fármacos, tratamentos e equipamentos estarão em mesas-redondas, palestras, fóruns e cursos. 
Leia mais...

Teste durante trabalho de parto prevê qual mãe precisa de cesariana

Publicado em Terça - 31 de Agosto de 2010

Um teste desenvolvido na Suécia pode poupar as mulheres que esperam conceber naturalmente após horas de trabalho de parto, apenas para evitar uma cesariana. A medida já está sendo implementada em alguns hospitais europeus. A informação foi publicada no site da "BBC News".
Leia mais...

Atividade da esclerose múltipla varia segundo as estações do ano, diz estudo

Publicado em Terça - 31 de Agosto de 2010

A esclerose múltipla seria mais ativa na primavera e no verão --no hemisfério norte, quando novas lesões cerebrais ocorrem de duas a três vezes mais frequentemente do que no resto do ano, revelou uma pesquisa publicada na segunda-feira (30).
Leia mais...

Biblioterapia pode ser mais eficaz que antidepressivo

Publicado em Terça - 31 de Agosto de 2010

Leia mais...