Publicado em Segunda - 06 de Setembro de 2010 | por Juliane Alves

Sibutramina não aumenta risco de doença cardiovascular, diz estudo

A conclusão foi divulgada na última quinta-feira na revista "New England Journal of Medicine". "Isso prova que a bula do medicamento sempre esteve certa e que as conclusões anteriores eram precipitadas", disse o endocrinologista Walmir Coutinho durante o 29º Congresso de Endocrinologia e Metabologia esta semana, em Gramado.
Leia mais...

Catarata: implante de lentes tóricas restitui visão do paciente

Publicado em Segunda - 06 de Setembro de 2010

Dados da Academia Americana de Oftalmologia revelam que 17% da população acima dos 40 anos sofrem de catarata nos Estados Unidos. A incidência da doença salta para 90% depois dos 70 anos. No Brasil, pelo menos metade dos idosos sofre da doença, em que a lente do cristalino vai ficando opaca e esbranquiçada, reduzindo a visão da pessoa. Apesar de simples, a cirurgia de catarata não costuma desobrigar o paciente ao uso de óculos. As lentes tóricas, então, são um excelente recurso para a pessoa enxergar ainda melhor do que antes.
Leia mais...

Homens com insônia morrem mais cedo, diz estudo

Publicado em Domingo - 05 de Setembro de 2010

Homens com insônia crônica – ou seja, aqueles que têm o distúrbio constantemente há pelo menos um ano – e que dormem menos do que seis horas por noite têm probabilidade maior de sofrer morte precoce do que os que têm uma boa noite de sono, segundo estudo do Centro de Pesquisa e Tratamento do Sono da Universidade de Penn State, na Pensilvânia.
Leia mais...

Coração dos atletas se adapta às exigências do esporte

Publicado em Sábado - 04 de Setembro de 2010

As mudanças causadas pela atividade física no corpo dos atletas vão muito além dos músculos sarados e do baixo percentual de gordura.
Leia mais...
Médica Quarraisha Abdool Karim, uma das autoras do estudo, explica como aplicar gel vaginal
Médica Quarraisha Abdool Karim, uma das autoras do estudo, explica como aplicar gel vaginal

Dois novos estudos vão testar eficiência de gel que previne contra o HIV

Publicado em Sexta - 03 de Setembro de 2010

Dois novos estudos em humanos vão ser feitos para confirmar os resultados de um promissor gel microbicida que reduz o risco de infecção pelo vírus HIV em mulheres. O produto, já testado em africanas, que reduziu em média em 39% o risco da doença. Os experimentos têm patrocínio do Unaids (Programa das Nações Unidas sobre HIV/Aids).
Leia mais...

Estado realiza fórum para elaboração de política estadual de saúde para pessoa com deficiência

Publicado em Sexta - 03 de Setembro de 2010 | por Jesiel Pinto

O Estado de Mato Grosso possui a maior rede de reabilitação do país, com 132 Unidades Descentralizadas de Reabilitação (UDRs) implantadas em 128 municipios, o que equivale a uma cobertura de 92% dos municipios do Estado com assistência às pessoas com deficiência.
Leia mais...

Remédio contra osteoporose aumenta risco de câncer de esôfago, diz estudo

Publicado em Sexta - 03 de Setembro de 2010

Um medicamento contra a osteoporose que é administrado regularmente no Reino Unido a mais de um milhão de pessoas pode dobrar o risco de desenvolver câncer de esôfago, segundo um estudo publicado nesta sexta-feira pelo "British Medical Journal".
Leia mais...

Alcoólatras têm falhas de memória, mas não admitem

Publicado em Sexta - 03 de Setembro de 2010

Alcoólatras têm deficits de memória e superestimam a própria habilidade de guardar informações. É o que mostra pesquisa a ser publicada no periódico "Alcoholism: Clinical & Experimental Research", em novembro.
Leia mais...

CFMV normatiza procedimentos de contracepção em programas de controle populacional de cães e gatos

Publicado em Sexta - 03 de Setembro de 2010

O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) emitiu uma nova Resolução que normatiza os procedimentos de contracepção de cães e gatos em programas de educação e saúde, guarda responsável e esterilização cirúrgica com a finalidade de controle populacional. A Resolução CFMV no. 962 de 27 de agosto de 2010 foi publicada na última quinta-feira, dia 2 de setembro, no Diário Oficial da União.  
Leia mais...