Publicado em Quinta - 08 de Abril de 2010

Temporada de furacões no Atlântico será mais intensa em 2010, diz estudo

A temporada deste ano de furacões no Atlântico será mais intensa do que a média, segundo afirma um estudo divulgado por dois especialistas da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos.
Leia mais...
Temporada de furacões em 2009 foi a mais calma em 12 anos
Temporada de furacões em 2009 foi a mais calma em 12 anos

Milhões de tartarugas morreram em redes de pesca nas últimas décadas, diz estudo

Publicado em Quarta - 07 de Abril de 2010 | por Richard Black

Milhões de tartarugas marinhas foram mortas nas últimas duas décadas após ficarem presas em equipamentos de pesca, de acordo com uma pesquisa mundial publicada na revista científica Conservation Letters.
Leia mais...

Tangará e Nova Ubiratã tem mais queimadas no primeiro trimestre

Publicado em Quarta - 07 de Abril de 2010 | por Marcio Uhde

Os municípios de Tangará da Serra e Nova Ubiratã são os campeões em focos de queimadas no primeiro trimestre deste ano, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais INPE. Cada um aparece com 21 registros, entre 1º de janeiro a 31 de março. Na relação ainda aparecem Diamantino, com 20, Água Boa - 17, Porto Esperidião - 15, São Feliz do Araguaia - 15, Querência - 15 e Nova Mutum, também com 15 focos.
Leia mais...

Maia realiza primeira reunião de trabalho com superintendentes

Publicado em Terça - 06 de Abril de 2010 | por Maria Barbant

O secretário de Estado de Meio Ambiente, coronel PM Alexander Torres Maia realizou nesta segunda-feira (05.04) sua primeira reunião de trabalho com os oito superintendentes da Sema. Na reunião os técnicos da Secretaria falaram rapidamente sobre a atuação de cada área. Maia falou sobre as bases da sua gestão frente a pasta, metas e diretrizes.
Leia mais...
Objetivo é conter incêndios florestais para não comprometer compromissos internacionais em relação às emissões de CO2
Objetivo é conter incêndios florestais para não comprometer compromissos internacionais em relação às emissões de CO2

Decretada emergência em MT

Publicado em Terça - 06 de Abril de 2010 | por Steffanie Schmidt

Por conta do alto número de focos de calor e queimadas registradas durante o período da seca em 2009, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) decretou estado de emergência ambiental em Mato Grosso e em outras 13 unidades federativas este ano. A Portaria nº 98, de 1º de abril de 2010, publicada no Diário Oficial da União que circulou ontem, foi o primeiro ato da ministra Izabella Teixeira, que assumiu a pasta no dia 31 de março. O objetivo é conter os incêndios florestais para não comprometer os compromissos internacionais do Brasil em relação às emissões de gás carbônico (CO2), maior contribuidor do aquecimento global.
Leia mais...

Carros elétricos despertam interesse, mas custo dificulta

Publicado em Terça - 06 de Abril de 2010

Os carros elétricos vêm apresentando forte desempenho, com incentivos e novos modelos que fazem deles opções realistas, mas a atenção que estão despertando pode destacar suas falhas na comparação com os modelos acionados a gasolina ou diante de alternativas como os biocombustíveis.
Leia mais...

Sema alerta sobre necessidade de vistoria para realização de festival de pesca

Publicado em Terça - 06 de Abril de 2010 | por Hérica Gomes

Todos os anos vários municípios sediam eventos de festival de pesca, no entanto, para que este evento aconteça é necessário que algumas normas sejam cumpridas pela cidade. A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), por meio da Coordenadoria de Fauna e Recursos Pesqueiros e as diretorias regionais fazem um trabalho de avaliação do local que vai acontecer o evento. Alguns procedimentos devem estar devidamente em concordância com as questões ambientais.
Leia mais...

Ibama autua fazendeiro em mais de R$ 11 milhões no Nortão do MT

Publicado em Segunda - 05 de Abril de 2010

Agentes Ambientais Federais de Minas Gerais autuaram, em R$ 11.173.270,00, um fazendeiro do município de Nova Ubiratã, a 494 km ao norte de Cuiabá, MT, por desmatar sem autorização 2.234,65 hectares de mata nativa da Floresta Amazônica. Os agentes do Ibama utilizaram um helicóptero para constatar o desmate. O local foi embargado a fim de permitir a regeneração da floresta, sob pena de nova autuação caso sejam retomadas as derrubadas.
Leia mais...

Secretário de Meio Ambiente faz balanço de sua gestão nesta terça-feira

Publicado em Segunda - 29 de Março de 2010 | por Maria Barbant

Leia mais...

Contra o aquecimento global, 72 cidades brasileiras apagam as luzes

Publicado em Sábado - 27 de Março de 2010 | por Globo Amazônia, em São Paulo

A demanda por energia vem crescendo a cada ano nesta parte do país. Em 2008, segundo dados da Empresa de Pesquisa Energética, só a região Norte consumiu 23.873 GW / hora de energia. Os estados do Maranhão e de Mato Grosso, que compõem a Amazônia Legal, consumiram juntos 16.190 GW / hora de energia no mesmo ano.
Leia mais...