Publicado em Sexta - 22 de Julho de 2011 | por Mario Eugenio Saturno

Lixo e geração de energia

Em 2007, escrevi ao presidente algumas sugestões sobre o aproveitamento da energia presente no lixo urbano e industrial e que hoje está se materializando em alguns empreendimentos. Em minha carta, eu demonstrava os esforços governamentais dos Estados Unidos da América, que investia grandes somas em dinheiro. Acreditava que poderíamos ter leis de incentivo e mesmo financiamentos, entre outros, para as usinas de álcool aproveitassem seu próprio lixo. Apontei
Leia mais...

Auro Ida um cara magnífico

Publicado em Sexta - 22 de Julho de 2011 | por Jota de Sá

Eu conheci o Ouro em boas situações da vida, nos bastidores no dia- dia da comunicação sempre bem humorado, realmente sempre, e sempre tinha uma piada pra contar.
Leia mais...

Dilma resgata Jânio

Publicado em Sexta - 22 de Julho de 2011 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

Voluntária ou, talvez, involuntariamente, mas com determinação, Dilma Rousseff vem cumprindo uma promessa feita ao eleitorado brasileiro há mais de meio século. Ao “varrer” para fora do governo os implicados nas irregularidades do Ministério dos Transportes, a presidenta, de certa forma, resgata o compromisso do ex-presidente Jânio Quadros, eleito em 1960, cujo mote de campanha era a vassoura e a música prometia varrer “a bandalheira”, porque “o povo já está cansado de sofrer dessa maneira”.
 
Leia mais...

Desoneração fiscal. A quem interessa?

Publicado em Quarta - 20 de Julho de 2011 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

Os governos – da União, Estados e Municípios  – costumam conceder elevadas isenções de tributos quando querem atrair investimentos industriais ou tornar mais baixos os preços de alguns produtos, especialmente as novidades tecnológicas.
Leia mais...

Copa garantida nos hotéis

Publicado em Quarta - 20 de Julho de 2011 | por JULIO SERSON

É realmente espantosa a situação dos estádios e aeroportos, no que se refere à Copa do Mundo de 2014. Desde outubro de 2007, quando o Brasil foi escolhido para sediar a competição, pouco se realizou para promover as obras necessárias.
Leia mais...

Habitação e aglomerados urbanos

Publicado em Segunda - 18 de Julho de 2011 | por Bruno Peron

"Los presidentes de los países del sur que prometen el ingreso al Primer Mundo, un acto de magia que nos convertirá a todos en prósperos miembros del reino del despilfarro, deberían ser procesados por estafa y por apología del crimen." (Eduardo Galeano - Patas Arriba)
Leia mais...

De fonte

Publicado em Segunda - 18 de Julho de 2011 | por Eduardo Gomes

Umbelino Alves Campos, o Bilu, foi garimpeiro, trabalhou para uma família rica e comprou de diamantes antes de ser prefeito de Alto Paraguai – seu mandato terminou em dezembro de 2008.
 
Leia mais...

O Não Cruzar Os Braços

Publicado em Segunda - 18 de Julho de 2011 | por Lourembergue Alves

 “Gente enriquece, enquanto as obras públicas se elevam de preços”. Frase que chegou recentemente a esta coluna. Provocante e instigadora. Sobretudo para quem se vale de um espaço privilegiado como este. O que não é ruim.
Leia mais...

A prometida reforma do SUS

Publicado em Segunda - 18 de Julho de 2011 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

O governo federal volta a sua atenção para a “normalização” do SUS (Sistema Único de Saúde). Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, pela primeira vez será formalizado um contrato com direitos e obrigações entre as esferas federal, estadual e municipal, que fixará metas a cumprir e permitirá a fiscalização mútua.
Leia mais...

Esperança ao homem do campo

Publicado em Segunda - 18 de Julho de 2011 | por Ubiratan Braga

Siga comigo numa viagem a um mundo inóspito: imagine você numa cidade fantasma. Nas suas ruas, o nada, o inconveniente do medo e o gélido pensamento do fracasso. É assim que ocorre com centenas de famílias assentadas em vários municípios de Mato Grosso que, ainda, aguardam a titulação das terras que a União os concedeu.
 
Leia mais...