Publicidade

Publicado em Segunda - 19 de Dezembro de 2011 | por Bruno Peron Loureiro

Bibliotecas, livros e criatividade

Toda vez que se rememora odiagnóstico do pouco que se lê no Brasil, os interessados no tema sequestionam: como incentivar a leitura de livros e que direção devem tomar aspolíticas públicas no setor de literatura?
Leia mais...

Nova Ubiratã, rumo ao progresso

Publicado em Segunda - 19 de Dezembro de 2011 | por José Riva,

O município de Nova Ubiratã foi o último a conquistar sua emancipação político-administrativa em Mato Grosso e, nesta data, comemora seu 16º aniversário. Neste ínterim, a cidade tem buscado o desenvolvimento econômico e sustentável. Graças aos mais de 9,2 mil habitantes que moram no município, acreditam no potencial da localidade e lutam por melhores condições de vida.

Leia mais...

Nova Marilândia, do garimpo provém a sua história

Publicado em Segunda - 19 de Dezembro de 2011 | por José Riva

Aos 48 anos de fundação, Nova Marilândia completa neste dia 19 de dezembro, 20 anos de emancipação político-administrativa. Localizada na Região do Médio Norte mato-grossense, é um município de raríssima beleza, formado por um povo fiel, ordeiro e forte, que teve a sua história marcada pelo ciclo do garimpo.
Leia mais...

Novela de todo verão

Publicado em Sexta - 16 de Dezembro de 2011 | por Pedro Cardoso da Costa

Alguém vai precisar dar um pontapé inicial para que haja mudança na postura das autoridades com vistas a solucionar alguns problemas e também para mudar os argumentos requentados e inconsistentes.
Leia mais...

Pesquisador do INPE ganha Prêmio Inovação

Publicado em Sexta - 16 de Dezembro de 2011 | por Mario Eugenio Saturno

Passei estes últimos dias sentindo-me um verdadeiro vencedor pois fui informado que um artigo meu, "Homens e Mulheres" foi um dos textos usados para o tema de redação do vestibular da Universidade Federal do Goiás, realizado em 5 de dezembro último. Pode parecer pouco, mas certamente meus professores de Português vão ficar muito satisfeitos, já que era um péssimo aluno! Agora, está provado que é possível aprender Português, basta querer!
Leia mais...

Dona Marisa, companheira

Publicado em Sexta - 16 de Dezembro de 2011 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

A cena, estampada nos jornais e sites de notícias e veiculadas pela TV, na segunda e terça-feira passadas, que mostra o médico Roberto Kalil Filho cumprimentando o ex-presidente Lula pela boa recuperação, é forte. Independente de preferências pessoais ou político-ideológicas, o flagrante expõe o ser humano em sua plenitude de reações após a fragilidade física, que o fez abrir mão até da própria imagem pública. E, com ênfase talvez maior que o do paciente, aparece dona Marisa Letícia, a guerreira sempre presente, cuja expressão facial parece noticiar que o pior já passou.
Leia mais...

Alto Paraguai – 58 anos de emancipação

Publicado em Sexta - 16 de Dezembro de 2011 | por José Riva

Quero registrar a minha gratidão por Alto Paraguai. Um município que mesmo diante das dificuldades pelo fim do ciclo do garimpo, continua firme na busca por dias melhores para os seus 10 mil habitantes. Nesses 58 anos de emancipação político-administrativa muitos avanços foram registrados, em que pese a cidade ainda sinta os reflexos de uma economia exaurida, a Assembleia Legislativa tem atuado de forma intransigente para alavancar os municípios que precisam muito da presença do estado para crescer.
Leia mais...

Advento, Tempo da Esperança

Publicado em Terça - 13 de Dezembro de 2011 | por Patrícia Mendes

O pensamento de Jocken Kleper, escritor alemão, sobre a Liturgia da Igreja, nos leva a compreender melhor o significado do Tempo do Advento: “O Ano Litúrgico, com suas atualizações e exposições da vida de Cristo, é a maior obra de arte da humanidade; e Deus mostra-se favorável a isso, consentindo-o a cada ano e concedendo-o numa luz sempre nova, como se fosse a primeira vez”.
Leia mais...

Duplicando as rotas da morte

Publicado em Terça - 13 de Dezembro de 2011 | por Ubiratan Braga

Tudo está conspirando a favor de Mato Grosso no nicho infraestrutura. Parece ilusão, mas as últimas informações divulgadas nos sites corporativos de deputados federais, a exemplo de Wellington Fagundes (PR), apontam que não. Que bom. Que assim seja! Que Deus pague em dobro, até porque o tempo de entrega da carga, o horário de chegar ao terminal rodoviário indicado, o sono traiçoeiro, a sinalização inadequada, os buracos, as restrições como amenizadoras dos acidentes e a famigerada imprudência recheiam a triste estatística dos boletins das rodovias federais que cortam o Mato Grosso. E isso precisa mudar.
Leia mais...

Provocação e Divagação

Publicado em Segunda - 12 de Dezembro de 2011 | por Lourembergue Alves

Outro dia, em meio a conteúdos dos e-mails, a única certeza que se tinha era mesmo a dúvida sobre a verdade de uma asserção. Verdade que esbarrava na dificuldade de se decidir. Dificuldade, hesitação ou cepticismo? Novamente a incerteza. Esta, porém, não serviu de impedimento para ler a última correspondência, que falava a respeito de uma aliança político-eleitoral entre o governador e o presidente do Parlamento estadual. Os dois “são bastante próximos”, dizia o missivista, o qual reconhecia também que “isso não assegura pacto algum”. Nem mesmo o de cunho pessoal ou familiar. Pois “sempre haverá interesse outro capaz de inviabilizá-lo”. 
Leia mais...