Publicado em Terça - 08 de Maio de 2012 | por Pedro Cardoso da Costa

A limpeza virá, virá...

Como a sujeira é tamanha nos meandros políticos, a corrupção é o primeiro pensamento que vem com este título, mas a sujeira aqui tratada é mesmo a literal das cidades brasileiras. Trata-se de um problema crônico, decorrente e ligado à cultura do povo brasileiro.
Leia mais...

Por uma Denise melhor!

Publicado em Terça - 08 de Maio de 2012 | por José Riva

A cada dia que passa me convenço mais de que só será possível investir nos municípios mato-grossenses com a redução das atividades meio do Governo do Estado. É preciso enxugar a máquina pública para dar fôlego aos cofres públicos e reduzir as desigualdades regionais. Mato Grosso é um Estado rico, mas formado por cidades que carecem da atenção dos governos estadual e federal.
Leia mais...

Rio: Vitrine do Brasil

Publicado em Terça - 08 de Maio de 2012 | por Juacy Silva

O Rio deJaneiro é, sem sombra de dúvida, a cidade mais conhecida do Brasil e é considerada uma das mais belas cidades do mundo, com suas paisagens como a baia de guanabara, o Corcovado (onde está a imagem do Cristo Redentor)e o conjunto formado pelos morros da urca e do pão de açúcar como um dos cartões postais que encantam não apenas turistas nacionais, internacionais e também seus moradores.
Leia mais...

Arquipélado dos Transportes

Publicado em Segunda - 07 de Maio de 2012 | por Bruno Peron Loureiro

Um dos grandes desafios de países de porte grande é o de integrar seus territórios, tornando próximo o distante, a fim de ter fluidez nos transportes.
Leia mais...

O Mercado de Vice-Prefeito

Publicado em Segunda - 07 de Maio de 2012 | por Lourembergue Alves

Fala-se muito em postulantes para as disputas das principais prefeituras do Estado de Mato Grosso. Quase nada, porém, sobre os possíveis candidatos a vice-prefeito. Raro é o texto que traz uma linha a respeito. Talvez por considerar o dito tema sem importância, ou mesmo por considerar que o vice não passa de um nome – menor – impresso na chapa. 
Leia mais...

Porto dos Gaúchos e a luta pelo desenvolvimento

Publicado em Quinta - 03 de Maio de 2012 | por José Riva

Mais um ano de luta marca os 57 anos de fundação de Porto dos Gaúchos. Situada ao Norte mato-grossense, a cidade busca o seu espaço na agricultura, depois da crise que assolou o setor madeireiro. A multiplicação da produção agrícola pode ser a mola propulsora da economia desse município acolhedor, formado por gente trabalhadora que clama por melhorias.
Leia mais...

Cultura em contas satélite

Publicado em Domingo - 29 de Abril de 2012 | por Bruno Peron

Acadêmicos, burocratas e tomadores de decisão na área de cultura concordam com a dificuldade de mensurá-la, ainda que já tenha sido convertida nalguma indústria e se suponha, destarte, mais fácil a tarefa. O primeiro desafio que encontram é o de responder à pergunta sobre o que devem considerar cultura. O segundo - e não menos importante - é de que instância do processo deve ser medida: produção, circulação ou consumo cultural.
Leia mais...

Rixas Pessoais na Campanha Eleitoral – I

Publicado em Domingo - 29 de Abril de 2012 | por Lourembergue Alves

“Rixas pessoais movimentam o tablado da política em vários municípios mato-grossenses”. Resumia-se nesta frase o conteúdo do e-mail que chegou a esta coluna. Seu autor não deixava qualquer dúvida quanto a isso. Nem deveria. Pois os fatos, entrelaçados as jogadas das lideranças partidárias, formam um único cenário, cujos traçados denunciam a existência de velhas desavenças.
Leia mais...

A nova sistemática resursal trabalhista

Publicado em Sexta - 27 de Abril de 2012 | por Alan Franco Scorpioni

Após alteração da competência da justiça do trabalho, através da Emenda Constitucional de nº 45, o processo do trabalho pouco sofreu alterações, até esta semana, quando o TST divulgou a aprovação do Projeto de Lei nº 2214/2011 de autoria do deputado Valtenir Pereira, projeto que teve inicio durante audiência realizada com o Presidente do Tribunal Superior do Trabalho - TST, Ministro João Oreste Dalazen.
Leia mais...

Os médicos, os planos de saúde e o governo

Publicado em Sexta - 27 de Abril de 2012 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

Os médicos que prestam serviços aos planos de saúde fizeram, na última quarta-feira (25), o seu “dia nacional de advertência”. Querem que as operadoras aumentem em 26% o valor das consultas e procedimentos e, ainda, que os paguem em dia. Se não forem atendidos, prometem nova manifestação em junho, com a possível paralisação dos serviços. Os planos de saúde têm 47 milhões de brasileiros (25% da população) filiados e movimentam 55% de tudo o que é gasto em saúde no País. A impressão que resta ao leigo é de que dinheiro há, e as divergências ocorrem por conta da divisão do bolo.
Leia mais...