Publicado em Quarta - 30 de Novembro de 2011 | por Vitor Leal

Hosana, um olhar de agradecimento

Os salmos bíblicos são, particularmente, a tradução dos sentimentos do coração humano. Há versos de arrependimento, de inquietação e súplica, mas também de louvor, de agradecimento e, esses, são a maioria deles.

Leia mais...

Versões e fatos

Publicado em Segunda - 28 de Novembro de 2011 | por Pedro Cardoso da Costa

Leia mais...

Universidade na américa

Publicado em Segunda - 28 de Novembro de 2011 | por JUACY DA SILVA

Todos os países que em algum momento da história exerceram ou exercem hegemonia no contexto internacional tem cinco características em comum e projetam poder através da religião, da educação e cultura, de uma economia pujante, vanguarda nas áreas da ciência e tecnologia e pela efetividade de suas forcas armadas.  Isto demonstra que para um país se desenvolver e projetar poder ao redor do mundo é fundamental que disponha dessas dimensões de forma integrada, articulada e atuando de forma harmônica.
Leia mais...

Parados no tempo

Publicado em Segunda - 28 de Novembro de 2011 | por Antonio Carlos Mendes Thame

Os resultados do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) para 2011, divulgados pela ONU, mostram que o Brasil está parado no item mais importante para a sua população: a qualidade de vida. Os números escancaram que os oito anos do governo Lula foram perdidos na batalha contra a imensa desigualdade de renda, o baixo nível de educação e o pífio desempenho na saúde. A estagnação destes setores dá a exata medida de que a somatória do que foi feito, nos últimos anos, não conseguiu verdadeiramente criar condições para se viver melhor.
Leia mais...

Investimentos em ciência e tecnologia

Publicado em Segunda - 28 de Novembro de 2011 | por Bruno Peron Loureiro

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) informou que a Coreia do Sulinveste mais em ciência e tecnologia que todo o conjunto da América Latina.Outras fontes notificaram também que o "Tigre Asiático" multiplicou porquarenta a renda per capita em poucomais de sessenta anos e colhe os resultados de sua pujança econômica.

Leia mais...

Acne: O problema tem solução

Publicado em Sexta - 25 de Novembro de 2011 | por Dr. José Cianci Filho

A acne é o pesadelo de grande parte da população, principalmente dos adolescentes, pois é nessa fase que ela ganha ainda mais força. Isso ocorre porque durante a puberdade as glândulas sebáceas da pele tornam-se mais ativas e sua produção é excessiva. Além disso, os poros da pele ficam obstruídos provocando a formação de coleções de pus. Nesse período, a doença tende a se manifestar pela formação de “cravos” ou “espinhas” que resulta da interação entre hormônios, oleosidade da pele e bactérias. O grande problema é que com frequência, o sebo produzido resseca e as bactérias se acumulam nos poros cutâneos, impedindo assim que essas glândulas saiam dos folículos dos pelos. Outro fator que implica na acne está relacionado à atividade das bactérias, elas crescem nos poros obstruídos e degradam algumas gorduras no sebo, o que irrita ainda mais a pele.
Leia mais...

O meio-ambiente, os desastres e o INPE

Publicado em Sexta - 25 de Novembro de 2011 | por Mario Eugenio Saturno

Ao contrário do que muita gente pensa, o Brasil não é um país livre dos desastres naturais. Quando vemos os terremotos, vulcões, furacões, maremotos e nevascas dos outros, tendemos a crer que somos o país mais abençoado do planeta. Porém, muita gente morre por causa das chuvas de verão. Será que as autoridades estão preparadas para os desastres dos próximos três meses?
Leia mais...

Moto, garupa e assaltantes

Publicado em Sexta - 25 de Novembro de 2011 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

O projeto-de-lei nº 485/2011, aprovado no início da semana pela Assembléia Legislativa de São Paulo, proíbe que, nas localidades com mais de 1 milhão de habitantes (São Paulo, Guarulhos e Campinas), as motocicletas trafeguem de segunda a sexta-feira com o segundo passageiro, ou “garupa”, e exige que os condutores tenham o número da placa do seu veículo grafado com material refletivo no capacete e no colete. O objetivo, segundo o autor, deputado Joogi Hato (PMDB), é melhorar a segurança do transporte e evitar assaltos e crimes cometidos por ocupantes de motos. A matéria seguirá, agora, para o governador Geraldo Alckmin, que poderá colocar em vigor o texto original ou vetá-lo total ou parcialmente.
Leia mais...

O grito da democracia contra a corrupção

Publicado em Quarta - 23 de Novembro de 2011 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

A XXI Conferência Nacional de Advogados, realizada pela OAB, em Curitiba, tem por tema “Liberdade, Democracia e Meio Ambiente”. Mas a luta contra a corrupção deu o tom das discussões, que se desenvolvem desde a última segunda-feira (21) e reúne 200 palestrantes, entre eles as maiores expressões do mundo jurídico nacional. Mais uma vez o Paraná e Curitiba - onde, em 1978, na VII Conferência Nacional, o então presidente Raymundo Faoro verberou pela abertura democrática – dá a partida numa grande tese de mobilização nacional. A pregação de Faoro concretizou-se e hoje temos a democracia plena. E, com base nessa mesma democracia, temos hoje força para abrir a grande cruzada anti-corrupção.
Leia mais...

O direito do acesso à informação

Publicado em Segunda - 21 de Novembro de 2011 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

Sancionada no último dia 18, a Lei de Acesso à Informação acaba com o sigilo eterno a documentos do governo. Os considerados ultrassecretos serão preservados por 25 anos, os secretos por 15 e os reservados por cinco anos, podendo esse prazo ser prorrogado no máximo por mais um período, diante de uma justificativa plausível. Em seis meses a lei terá de ser cumprida por todas as esferas de governo – federal, estadual e municipal – estendendo-se também à disponibilização imediata de documentos não sigilosos pela internet ou mediante simples petição dos interessados, sem burocracias ou retardos.
Leia mais...