Publicado em Domingo - 11 de Setembro de 2011 | por Bruno Peron Loureiro

Rutiândia de modernidade

Feliz do momento em que os brasileiros tomarmos consciência do que se faz politicamente neste e deste país, pois estaremos aptos ao "controle social" ou a assumir as rédeas desta fulgurante locomotiva.
Leia mais...

Reciclar é preciso, mas com cuidados

Publicado em Sexta - 09 de Setembro de 2011 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

Reciclar papel, plástico, vidro, ferro e outras matérias-primas é atitude política e ecologicamente correta. Evita a deposição na natureza desses produtos usados em forma de lixo e, ainda, poupa os minerais e vegetais que fazem parte de sua composição. Com a reciclagem, as reservas minerais ficam guardadas para as futuras gerações e os vegetais são mantidos em pé, atuando no equilíbrio ambiental. Mas o trabalho de reciclagem exige cuidados que, infelizmente, ainda não observados Brasil afora.
Leia mais...

Um Exemplo A Ser Seguido

Publicado em Sexta - 09 de Setembro de 2011 | por Lourembergue Alves

A grande lição, sempre, advém dos bons exemplos. Estes, no entanto, na maioria das vezes são ignorados. Sobretudo por quem, como o Brasil, mais precisa de um modelo. Ainda que seja francês. Pois, não é toda hora que se tem, no banco dos réus, um ex-presidente, cujo crime foi cometido duas décadas atrás, sem, contudo, ter sido caducado. De nada, portanto, valeu as artimanhas dos advogados, tampouco o precário estado de saúde do denunciado. Lá, mais do que por aqui, a justiça tarda mais não falha. 
Leia mais...

Conservação de energia primeiro

Publicado em Quinta - 08 de Setembro de 2011 | por Mario Eugenio Saturno

É muito importante para o Brasil ter disponibilidade de energia. Nenhum país cresce sem isso, porém deve-se observar também o uso dessa energia, melhorar a eficiência do uso "geraria" mais energia do que muitas novas usinas e a um custo mais baixo. E por que não fazem? Resolveram fazer, o governo federal de lançar um plano nacional de eficiência energética nas próximas semanas, prevendo incentivos financeiros e subsídios.
Leia mais...

A liberdade de imprensa

Publicado em Quarta - 07 de Setembro de 2011 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

Os radicais do PT, já largamente conhecidos da sociedade brasileira, voltam a atacar a liberdade de imprensa. Como faziam desde o governo passado, querem impor o controle governamental dos meios de comunicação, coisa só conhecida nos regimes ditatoriais. Mas, ajuizada, ou melhor dizendo, calejada, a presidenta age com cautela, até para não contrariar o seu próprio discurso de posse (“prefiro o barulho de uma imprensa livre ao silêncio das ditaduras”).
Leia mais...

Um Inciso Para Inglês Ver

Publicado em Segunda - 05 de Setembro de 2011 | por Lourembergue Alves

Uma enquete chamou a atenção do internauta. Quase trezentos mil acessos. Número que quase congestionou o site do Senado. Isso é explicado. Pois é grande a indignação das pessoas com relação ao ato de corrupção. Apesar disso, a impunidade prevalece. O que faz crescer a cobrança e o pagamento de propina, ao mesmo tempo em que aumenta as denúncias.
Leia mais...

Presente de benfazejos

Publicado em Sábado - 03 de Setembro de 2011

Poucos se atreviam a prever, no fim do século XX, que a decadência dos Estados Unidos da América estaria tão iminente. Sua pujança cultural, econômica e política influiu as decisões de líderes latino-americanos durante décadas como se seu modelo de desenvolvimento fosse o ápice da cadeia evolutiva da humanidade, o fim último a alcançar.
Leia mais...

A greve no serviço funerário

Publicado em Sexta - 02 de Setembro de 2011

São Paulo, a maior cidade das Américas, ao desrespeitar os mortos, exibe uma péssima e desumana imagem ao mundo. A greve dos trabalhadores do serviço funerário deixa desassistidas as famílias no seu momento mais sensível e doloroso. Além de perder avós, pais, irmãos, filhos e outros entes, o paulistano ainda tem ampliado o seu sofrimento através de horas de espera para o transporte, velório e sepultamento. Há casos de velórios que só ocorreram no dia seguinte, por absoluta falta de pessoal de apoio.
Leia mais...

Salto do Céu, das belezas naturais à sustentabilidade

Publicado em Sexta - 02 de Setembro de 2011 | por José Riva

Em seu 47º aniversário, o município de Salto do Céu mostra que segue no rumo do desenvolvimento e autonomia administrativa, buscando oferecer melhor qualidade de vida à sua população. Com sua origem ligada aos programas de colonização do estado mato-grossense, hoje a cidade possui aproximadamente quatro mil habitantes e é rica por suas belezas naturais com grande potencial turístico. Destacam-se as quedas de Salto das Nuvens, Salto das Estrelas e a Cachoeira do Rio Juba. Orgulho para Mato Grosso.
Leia mais...

Os Donos do Poder

Publicado em Sexta - 02 de Setembro de 2011 | por Lourembergue Alves

Olhado por um telescópio, a impressão que se tem é que o Estado brasileiro foi todo loteado. Isso não é de agora. Nem começou com o governo passado. Tampouco se encerrará na gestão atual. Até porque a tal faxina, que se acreditou ter iniciado no Ministério dos Transportes, sequer alcançou as portas das pastas da Agricultura e do Turismo. Tudo por conta da chamada governabilidade, a qual se vê sustentada pelo número de apoios conquistado no Congresso Nacional. Apoios que são amarrados pelo “dando que se recebe”. Situação que denúncia o clientelismo, bem como também traz um quadro comprometedor. Pois “o sair da linha” nada tem a ver com a ética ou com o decoro parlamentar. Ainda que “pego com a mão na botija”. 
Leia mais...