Publicado em Segunda - 28 de Agosto de 2023 | por Luiz Henrique Lima

Patrimônio Cultural e Inovação

Valorizar e entender nosso patrimônio é uma forma de reconhecer as soluções que nossos antepassados encontraram para os desafios de suas épocas e, a partir disso, projetar soluções ainda mais eficientes para o presente e o futuro.

Leia mais...

Balões de ensaio

Publicado em Segunda - 28 de Agosto de 2023 | por Licio Antonio Malheiros

Quando o assunto é política, estamos anos-luz à frente de outras capitais brasileiras; pois o tabuleiro político começa a ganhar corpo com muito tempo de antecedência, principalmente no tocante a majoritária, na busca incessante ao Palácio Alencastro nas eleições de 2024.

Leia mais...

Balões de ensaio

Publicado em Domingo - 27 de Agosto de 2023 | por Licio Antonio Malheiros

A corrida à sucessão Municipal, tem vários nomes ventilados, porém nenhum deles consolidado; estão dependendo do engendramento e acerto de cada um deles, dentro das suas agremiações políticas, não entraremos nesse mérito.

Leia mais...

Um pedido de desculpas

Publicado em Domingo - 27 de Agosto de 2023 | por Ricardo Riva e Grhegory Maia

Poderíamos apresentar, quem sabe, apenas “o outro lado da história”, “os fatos que pudessem estar desencaixados” ou “os dados faltantes”, porque é o que normalmente se vê em falas após “certos” episódios. Afirmamos que poderíamos... Todavia, é por isso e, justamente, contra isso que vamos nos manifestar.

Leia mais...

Disfunções da tireoide em crianças e adolescentes

Publicado em Sábado - 26 de Agosto de 2023 | por Adriana Costa

A deficiência pode levar à diminuição do crescimento dos ossos, enquanto o excesso a um processo mais acelerado. Por isso, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado são fundamentais para evitar prejuízos no crescimento ósseo, no desenvolvimento e na estatura final da criança.

Leia mais...

Juro, eis minha "verdade"

Publicado em Sábado - 26 de Agosto de 2023 | por Gaudêncio Torquato

Pois bem, ante essa paisagem de disse-me-disse-não é assim-não é assado, este escriba decide contar o que enxerga e lê. E sugere que cada leitor tire suas conclusões sobre o índice de verdade do relato que se segue.

Leia mais...

Contrato de namoro

Publicado em Sexta - 25 de Agosto de 2023 | por Renato Gomes Nery

Quem diria que o legislador ainda iria abrir flancos na legislação para permitir que um inocente namoro, com algumas agravantes, pudesse ser transformado numa união estável equivalente ao casamento. Os desavisados ou jejunos da lei, podem estar comendo gato por lebre, com consequências funestas, pois de aproveitadores (a) e pistoleiros (a), o mundo anda transbordando.

Leia mais...

O celular no vaso sanitário favorece hemorroidas

Publicado em Sexta - 25 de Agosto de 2023 | por Fernanda Branco

As pessoas hoje preferem um estilo de vida mais sedentário e participam de uma dieta pobre em fibras, rica em alimentos ricos em calorias e gorduras em comparação com as gerações anteriores. Além disso, os smartphones invadiram quase todos os aspectos da vida cotidiana”.

Leia mais...

Longevidade e vacinação

Publicado em Sexta - 25 de Agosto de 2023 | por Giovana Fortunato

Além disso, ao celebrar os anos a mais, é preciso reconhecer que maior longevidade sem qualidade de vida é um prêmio vazio, ou seja, a expectativa de saúde é tão ou mais importante do que a expectativa de vida. A prevenção de doenças infecciosas insere-se nesse contexto ao possibilitar a redução da morbidade.

Leia mais...

O silêncio delas

Publicado em Quinta - 24 de Agosto de 2023 | por Rosana Leite Antunes de Barros

Segundo o dicionário, o silêncio pode ser descrito como a ausência completa de som ou ruído, ou o estado de quem se cala, se abstendo de falar. Já a fala pode ser conceituada como a linguagem oral para se manifestar.

Leia mais...