Publicado em Sábado - 19 de Agosto de 2023 | por Virginia Mendes

Luto por Cristiane e por todas as vítimas de feminicídio

A violência doméstica é um problema universal que atinge pessoas em todas as classes sociais. Ao meu ver, o maior obstáculo que enfrentamos são as leis fragilizadas em nosso país, melhor dizendo ultrapassadas. Não é possível que a violência doméstica e o feminicídio sejam tratados com precedentes de crimes comuns.

Leia mais...

Centro Histórico e eleição

Publicado em Sexta - 18 de Agosto de 2023 | por Alfredo da Mota Menezes

Essa ideia de levar o estudo para os candidatos a prefeitos na eleição de 2024 é que é a correta, não somente para o prefeito eleito. Este assunto tem que entrar no debate eleitoral. Para que, aquele que ganhar, já chegasse ao mandato sob o olhar da sociedade para ver se vai ou não cumprir aquilo que prometera em campanha.

Leia mais...

Pensar positivamente

Publicado em Sexta - 18 de Agosto de 2023 | por Wilson Carlos Soares Fuáh

Revise o que você pode fazer e melhorar nas suas decisões para chegar onde quer, mas neste momento o que se pode fazer á dar o primeiro passo e ter determinação, o pensamento positivo de querer ser o construtor do seu futuro e um dia ser um vitorioso, e orgulho dos seus feitos.

Leia mais...

Devagar, Lula caminha para o centro

Publicado em Quinta - 17 de Agosto de 2023 | por Renato de Paiva Pereira

Outro fato que surpreendeu foi o apoio do Lula à exploração do petróleo e gás natural na chamada Margem Equatorial Brasileira, situada na foz do Amazonas. Exige-se somente que estudos mais aprofundados confirmem a viabilidade econômica com baixos danos ecológicos.

Leia mais...

Somos uma pátria?

Publicado em Quinta - 17 de Agosto de 2023 | por Gaudêncio Torquato

Somos um país tomado por dúvidas. Duas bandas separam o território, uma acusando a outra, uma caminhando no canto esquerdo do arco ideológico, tentando vestir o manto do progresso, outra ostentando os valores do conservadorismo, com ênfase na defesa da família.

Leia mais...

Cultura do estupro nas vivências

Publicado em Quarta - 16 de Agosto de 2023 | por Rosana Leite Antunes de Barros

O debate se acalorou no Brasil novamente em 2016, quando um crime bárbaro ocorreu no Rio de Janeiro com uma adolescente que foi estuprada coletivamente, e que teve o delito filmado e veiculado nas mídias sociais. A reflexão, entretanto, não foi tão questionada no âmbito familiar.

Leia mais...

Amamentar é o melhor investimento para salvar vidas

Publicado em Terça - 15 de Agosto de 2023 | por Giovana Fortunato

Por meio do leite materno o bebê recebe os anticorpos da mãe que o protegem contra doenças como, diarreia e infecções, principalmente as respiratórias. O risco de asma, diabetes e obesidade é menor em crianças amamentadas, mesmo depois que elas param de mamar.

Leia mais...

É importante levar meu filho ao cardiologista?

Publicado em Segunda - 14 de Agosto de 2023 | por Max Lima


Porém, não é só a cardiopatia congênita que exige check-up cardiológico na criança: a obesidade infantil e o histórico de doenças cardiovasculares são algumas condições que podem necessitar uma avaliação do cardiologista pediátrico para conferir o coraçãozinho.

Leia mais...

Dez anos da Lei Anticorrupção no Brasil: e agora?

Publicado em Segunda - 14 de Agosto de 2023 | por Rafaela Emília Bortolini

Nesses dez anos, as instituições públicas vêm aprendendo a lidar com essa nova ferramenta, de responsabilização das pessoas jurídicas por atos de corrupção. Os órgãos públicos federais foram os primeiros a aplicar a Lei; e doutrina e jurisprudência sobre o assunto vêm sendo produzidas desde então.

Leia mais...

Educação financeira de pai para filho

Publicado em Segunda - 14 de Agosto de 2023 | por Patricia Capitanio

O primeiro ponto a se considerar aqui é como está a sua relação com o dinheiro, porque a gente só ensina o que de fato exercita. Se a criança vê os pais apenas consumindo e não tem o exemplo de “fazer contas” e planejar, ela vai achar que tudo é muito fácil e pode crescer uma pessoa que “continua comprando”, ou seja, consumista.

Leia mais...