Publicado em Sexta - 26 de Novembro de 2010 | por Eduardo Mahon

Exumação

A independência nacional passou a ser, em Mato Grosso, uma data atípica. É lembrado, sem medalhas e desfiles, o juiz Leopoldino Marques do Amaral, ilustradamente culto, mais conhecido pelas atribulações do fim da vida do que pelo brilhantismo intelectual.
Leia mais...

Direito penal simbólico ou demagogia pura?

Publicado em Sexta - 26 de Novembro de 2010 | por José Nabuco Filho

Neste período pós-eleitoral, muitas análises já foram feitas sobre os rumos políticos do país e sobre a campanha política. Muitas vezes, o papel do parlamento é tão enfocado sob o aspecto da política econômica, que sua função genuinamente legislativa acaba ficando em segundo plano.
Leia mais...

Lusco-fusco

Publicado em Sexta - 26 de Novembro de 2010 | por Kleber Lima

O leitor já deve ter vivido a experiência de dirigir ao amanhecer ou ao entardecer. A vista fica meio embaralhada, principalmente ao anoitecer. Até a gente se acostumar com a luz do farol, a estrada vira um perigoso vulto, e os veículos que cruzam pelo nosso são como duas bolas de fogo flutuantes sobre essa calha nem clara nem escura.
Leia mais...

Rasqueado Cuiabano, não pode morrer!

Publicado em Terça - 23 de Novembro de 2010 | por Aladir Leite Albuquerque

Quando mantemos usos, costumes e valores, herdados dos nossos antepassados, dizemos que é uma tradição.
Leia mais...

Dilma e Joana

Publicado em Terça - 23 de Novembro de 2010 | por Alexandre Garcia

A enfermeira do Hospital de Base de Brasília, Joana Fernandes, descobriu há dois meses que tem o mesmo câncer da presidente eleita. No mesmo dia em que Dilma fazia uma revisão clínica no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, Joana se desesperava porque a farmácia pública não tinha o rituximab, que faz parte da quimioterapia, para controlar o linfoma e os médicos diziam que a falta do medicamento poder causar uma progressão da doença.
Leia mais...

Sustentabilidade e Trabalho

Publicado em Segunda - 22 de Novembro de 2010 | por Bruno Peron Loureiro

A "sustentabilidade" é o mote do estágio atual do capitalismo. É difícil não encontrar o termo no discurso de qualquer político convincente. Seu emprego, contudo, é a tentativa derradeira de encobertar a perfídia do sistema econômico vigente, que escraviza as pessoas e denigre a natureza.
Leia mais...

O conselho e a verba publica

Publicado em Segunda - 22 de Novembro de 2010 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

O Brasil perdeu 11.214 leitos hospitalares nos últimos quatro anos. A revelação, feita pelo IBGE, justifica o caos, cada dia maior, instalado em pronto-socorros, ambulatórios e hospitais. O assustador, no entanto, é o discurso das autoridades, que têm como positiva a atuação nessa importante área. A incompetência está explícita e revela, até, nos planos particulares de saúde, que o cidadão adquire a elevado preço para fugir à fila do serviço público e, hoje, também impõe filas e restrições aos seus usuários.
Leia mais...

O Brasil “barrichellizou”

Publicado em Sábado - 20 de Novembro de 2010 | por Pedro Cardoso da Costa

No Brasil costuma-se separar as leis entre as que pegam das que não pegam. Assim também ocorre com as palavras, gírias e até siglas. No futebol, por causa do sucesso de Pelé, o jogador com a camisa número 10 costuma ser considerado o melhor do time. Romário, com a 11 e Ronaldo com a 9 tentaram mudar esses valores, mas, como as leis, não pegaram. Ainda no esporte, virou unanimidade a afirmação de que a vitória resulta só de garra, empenho e dedicação; ou se perde por falta de garra, empenho e dedicação. Todos falam isso.
Leia mais...

A marolinha ou a decepção nacional

Publicado em Sexta - 19 de Novembro de 2010 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

Uma nova crise econômica foi dada ao conhecimento do mundo nesta terça-feira. Portugal, a Irlanda, a Grécia e a Espanha não conseguem fechar suas contas, apesar das restrições adotadas durante a última tormenta.
Leia mais...

Mixto é esquecido após eleições

Publicado em Sexta - 19 de Novembro de 2010 | por Humberto Frederico

Há um ano e meio, um grupo de políticos apareceu no cenário esportivo com a promessa de levar o Mixto à Série A do Campeonato Brasileiro, até 2014. Neste grupo, políticos de peso: o então governador Blairo Maggi, o deputado estadual José Riva e o então vice e hoje governador, Silval Barbosa.
Leia mais...