Publicado em Segunda - 06 de Dezembro de 2010 | por Lourembergue Alves

Memória e Esquecimento

A pesquisa é reveladora. Porém, o seu resultado não deixa de ser decepcionante. Afinal, “pouco mais de um mês do primeiro turno das eleições gerais deste ano, 23% dos eleitores já não lembram mais em qual candidato a deputado estadual votaram”; enquanto os que brigaram pelos cargos de deputado federal e senador, que “fugiram da memória de 21,7% e 20,6% das pessoas entrevistadas, respectivamente”.
Leia mais...

Brasil vai lançar proposta inédita de preservação e produção de alimentos na COP 16

Publicado em Segunda - 06 de Dezembro de 2010 | por Kátia Abreu

O grande desafio dos  brasileiros durante a  COP-16, que começa no dia 29, em Cancún, no México, é provar que o nosso país, de forma inédita no planeta, está construindo seu desenvolvimento de forma sustentável. O Brasil é um dos maiores produtores de alimentos do mundo e mantém 56% do seu território com vegetação nativa.
Leia mais...

Drogas, uma no cravo outra na ferradura

Publicado em Segunda - 06 de Dezembro de 2010 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

No momento em que propõe a legalização das drogas “leves”, o governador Sérgio Cabral, corre o risco de ver cair por terra todo o prestígio adquirido durante a competente e arriscada retomada do Complexo do Alemão e de outras áreas controladas pelo tráfico, no Rio de Janeiro.
Leia mais...

Novela de Todo Verão

Publicado em Domingo - 05 de Dezembro de 2010 | por Pedro Cardoso da Costa

Alguém vai precisar dar um pontapé inicial para que haja mudança na postura das autoridades com vistas a solucionar alguns problemas e também para mudar os argumentos requentados e inconsistentes.
Leia mais...

IDS: Um novo horizonte para MT

Publicado em Domingo - 05 de Dezembro de 2010 | por José Geraldo Riva

O pacto federativo no Brasil convive com diversos conflitos. A constituição federal de 1988 foi um esforço para “botar o país no trilho” da justiça social e, de fato, produziu um texto teórico que privilegiava a diminuição das desigualdades sociais e regionais no país dentre outros avanços, mas o que vimos, com a falta de regulamentação de várias leis da nossa carta magna foi a União ganhando poderes e concentrando receitas, o que tirou a capacidade dos Estados e dos Municípios em intervir para melhorar a condição de vida das pessoas e buscar a chamada justiça social.
Leia mais...

Crise aérea, o caos anunciado

Publicado em Sexta - 03 de Dezembro de 2010 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

Chegamos à alta temporada com problemas no transporte aéreo. As principais companhias atrasam ou cancelam vôos, os aeroportos carecem de infra-estrutura e dos serviços a que o passageiro tem direito durante a espera e, agora, os aeroviários fazem operação tartaruga para pressionar por melhores salários.
Leia mais...

O talentoso Eder

Publicado em Quinta - 02 de Dezembro de 2010 | por Kleber Lima

A já admitida fraude nas duas licitações do programa “Mato Grosso 100% Equipado” foi um dos assuntos mais quentes das últimas eleições estaduais. E tinha mesmo que ser. Afinal, a entrega dos maquinários constituiu-se num canhão eleitoral. Por essa razão, a fraude - admitida pelo ex-governador Blairo Maggi, registre-se - não seria poupada pela oposição.
Leia mais...

Quem foi o melhor jogador mato-grossense de futebol em 2010?

Publicado em Quinta - 02 de Dezembro de 2010 | por Humberto Frederico

Depois de anos sem um ídolo mato-grossense nos campos de futebol, este ano foi muito bom para os nossos craques. Talvez desde que Rogério Ceni foi campeão da Libertadores e do Mundial de Clubes com o São Paulo, nós não tínhamos alguém daqui fazendo tanto sucesso como esse ano. E não foi apenas um jogador que conseguiu se destacar, foram vários.
Leia mais...

Por que o sistema prefere todos calados?!

Publicado em Quinta - 02 de Dezembro de 2010 | por Kharina Nogueira

Começo o artigo agradecendo os acessos, comentários no meu Blog e nos espaços de colegas vêem publicando meus artigos. A mim uma honra, que cultuo o hábito da escrita desde a primeira série em escola pública. Longe de mim, estar próxima aos nossos grandes mestres, doutores, comentaristas locais e nacionais honrosos.
Leia mais...

Receita, o dilema médico

Publicado em Quarta - 01 de Dezembro de 2010 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

Desde o último domingo, por força de resolução da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a venda de antibióticos só é feita com receita médica controlada. A farmácia que desobedecer estará sujeita a multa de R$ 1,5 milhão. A medida é justificada pela constatação de que o uso indiscriminado desses medicamentos torna a população resistente e favorece a proliferação da KPC, a superbactéria que ultimamente assombra os hospitais brasileiros.
Leia mais...