Publicidade

Publicado em Terça - 11 de Janeiro de 2011 | por Aguinaldo Diniz Filho

CPMF e a contradição fiscal

No início do mandato da presidente Dilma Rousseff e às vésperas da instalação de uma nova Legislatura, é pertinente lembrar que a carga brasileira de impostos, de aproximadamente 34% do PIB, é a mais alta no conjunto dos emergentes e, no universo das grandes economias, é menor apenas do que as existentes em nações com avançados sistemas de bem-estar social.
Leia mais...

Responsabilidade social normatizada, o caminho da sustentabilidade das organizações

Publicado em Domingo - 09 de Janeiro de 2011 | por Iêda Novais

Após cinco anos de debates internacionais e de trabalho que envolveu especialistas, autoridades, personalidades, organizações e entidades de todo o mundo, foi oficialmente lançada no final de 2010 a ISO 26000, conhecida como a norma da responsabilidade social.
Leia mais...

Armas ilegais, análises simplistas

Publicado em Domingo - 09 de Janeiro de 2011 | por Mario Eugenio Saturno

O velho ano de 2010 fecha com declarações estarrecedoras de "autoridades" brasileiras: "o número de armas que entra pelas fronteiras secas é irrisório se comparado com o número de armas fabricadas no país, compradas legalmente, que vão para a ilegalidade". Parece que nossos representantes não sabem mais fazer avaliações qualitativas. Vejamos!
Leia mais...

Saúde

Publicado em Sábado - 08 de Janeiro de 2011 | por Aladir Leite Albuquerque

O art. 196 da Constituição Federal dispõe expressamente que é dever do Estado adotar políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos, e acesso de forma igualitária nas ações e serviços para promoção, proteção e recuperação, por tanto o Estado tem o dever de prover condições indispensáveis à sociedade.
Leia mais...

Entre os Cobertores de Neve

Publicado em Sexta - 07 de Janeiro de 2011 | por Lourembergue Alves

Munique está longe de ser uma cidade grandiosa. Distancia-se bastante, nesse quesito, de Paris. Por outro lado, nem de longe apresenta traços arquitetônicos modernosos como os que se encontram em Madri, e, tampouco, suas ruelas podem ser relacionadas no mesmo quadro das de Lisboa. Mas ela se sobrepõe a todas em termos de simpatia, que se junta a dos rostos de seus moradores, formando assim uma bela paisagem. 
Leia mais...

Vantagens e desafios do pleno emprego

Publicado em Sexta - 07 de Janeiro de 2011 | por Eduardo Pocetti

Desde o mês de dezembro passado ouvimos falar uma expressão completamente nova para a realidade brasileira: o pleno emprego. É que em novembro de 2010, o nível de desemprego medido pelo IBGE ficou em 5,7% da população economicamente ativa, o mais baixo já apurado na série histórica do atual indicador, iniciada em março de 2002. Esse patamar é considerado por especialistas equivalente à situação de pleno emprego em um país.
Leia mais...

Profissões rendosas

Publicado em Quinta - 06 de Janeiro de 2011 | por Gabriel Novis Neves

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está há meses trabalhando no Censo 2010. Não sei se o trabalho está concluído, mas alguns resultados estão sendo divulgados.
Leia mais...

Alerta aos Servidores

Publicado em Quarta - 05 de Janeiro de 2011 | por Aladir Leite Albuquerque

Os Servidores Públicos do Estado de Mato Grosso, através dos sindicatos da Área de Desenvolvimento Econômico Social (Sindes) Saúde e Meio Ambiente (Sisma), e dos Profissionais da Área Instrumental do Governo (Sinpaig) reivindicaram a reestruturação das carreiras no encerramento da greve geral que ocorreu no final do mês de março de 2010 após acordo com o Governo do Estado. 
Leia mais...

Voto de Minerva

Publicado em Quarta - 05 de Janeiro de 2011 | por Kleber Lima

Uma das metáforas mais usuais quando alguém tenta mostrar a outrem que a democracia começa pela atitude do indivíduo, com a participação e o voto de cada pessoa, é aquela segundo a qual o seu voto vai decidir o futuro da sua cidade, estado, nação.
Leia mais...

2010, 2011! (final)

Publicado em Terça - 04 de Janeiro de 2011 | por Onofre Ribeiro

Encerro esta série de três artigos voltando os olhos para Mato Grosso, depois de uma breve pincelada sobre os papeis do Brasil diante de si mesmo e do mundo pós-globalizado. Mato Grosso precisa ser compreendido à luz da história recente, sob pena de ficarmos apenas na superfície das suas possibilidades atuais e futuras.
Leia mais...