Publicado em Segunda - 02 de Janeiro de 2023 | por JUACY DA SILVA

Os cristãos e o novo Governo Lula

Olá amigas e amigas, novamente FELIZ 2023, já já vai começar a programação da posse do novo presidente do Brasil, Lula. Eleito democraticamente pela maioria (51%) do eleitorado brasileiro.

Leia mais...

Cuidados especiais com os ouvidos no verão

Publicado em Segunda - 02 de Janeiro de 2023 | por VANESSA MORAES

O verão está aí e com ele chegam os mergulhos na praia e na piscina. Mas a viagem pode começar por um vôo e o desconforto pode iniciar já na decolagem ou pouso do avião. Masque chiclete, que funcionará como um paliativo e persistindo, não hesite, procure logo por um médico otorrinolaringologista.

Leia mais...

Fim de ano e o momento de reflexão

Publicado em Segunda - 02 de Janeiro de 2023 | por REGIANE FREIRE

O último mês do ano é sempre marcado como o mês para se fazer o balanço geral da sua vida. Saber se as metas foram devidamente cumpridas; extrair alguma coisa boa do ano, se ele valeu a pena.

Leia mais...

Museu da Caixa d´Água Velha é vida

Publicado em Sábado - 31 de Dezembro de 2022 | por NEILA BARRETO

O Museu da Caixa d`Água Velha localizado no morro do mesmo nome à rua Comandante Costa, em Cuiabá é um museu vivo e não morto.

Leia mais...

Ano novo aqui e agora

Publicado em Sábado - 31 de Dezembro de 2022 | por PAULO WAGNER

Não serei mais devorado pelos dias sem solver a intensidade dos momentos, o aroma da hortelã na xícara de chá da manhã. Reaprenderei a ver o mundo com olhos de surpresa e atenção aos pequenos gestos carregados de encantamento e eternidade.

Leia mais...

“É bom já ir se acostumando”

Publicado em Sexta - 30 de Dezembro de 2022 | por ROBERTO BOAVENTURA SÁ

Uma vez que não consegui ser inédito no título deste artigo, pois o resgato de um outdoor, salvo engano de 2017, farei, ao menos, considerações a respeito de sua construção linguística, vinculada ao nosso cotidiano político, vivido durante o governo de Jair Bolsonaro, que, ao que tudo indica, tornará sem sentido aquelas frases de efeito, pronunciadas em 31 de outubro pp.: “Só Deus me tira da cadeira presidencial. E me tira, obviamente, tirando a minha vida”.

Leia mais...

Nunca é demais

Publicado em Sexta - 30 de Dezembro de 2022 | por RUI PERDIGÃO

A minha editora chefe considerou este artigo fora de tempo. Entendeu-o mais oportuno se escrito durante a campanha eleitoral.

Leia mais...

Números do agro

Publicado em Sexta - 30 de Dezembro de 2022 | por Alfredo da Mota Menezes

Primeiro a questão da logística. Já está melhor um pouco se comparado com anos atrás, mas faltam muito caminho para trilhar nessa área. A ferrovia, subindo a Lucas, ajudaria a melhorar essa situação. Concessão de rodovias, como foi o caso da 163, até agora não chega nem perto do ideal.

Leia mais...

Candidíase de verão

Publicado em Quinta - 29 de Dezembro de 2022 | por Laerte Basso

As mulheres já nascem com esse fungo, que está presente na flora vaginal e vai causar sintomas quando começa a se proliferar demais. Essa proliferação aparece quando a resistência do organismo está deficiente, podendo proliferar em situações de estresse, baixa imunidade, gravidez, uso de antibióticos, diabetes, AIDS e uso de absorventes diários, calor e umidade.

Leia mais...

Sepse na infância

Publicado em Quinta - 29 de Dezembro de 2022 | por Emmanuela Bortolleto Santos Reis

A síndrome da resposta inflamatória sistêmica caracteriza-se por alterações nos sinais vitais conforme a faixa de idade. A criança pode apresentar febre maior que 38,5°C ou menor que 36°C, os batimentos cardíacos também podem aumentar e a frequência respiratória também.

Leia mais...