Artigos Opinião
A saúde pública se tornou refém dos médicos
A Constituição Federal garante no artigo 6° que "são direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados". Tal norma, apesar de ser clara e parecer de aplicação eficaz, não acontece.
“Moreno Escuro”
“Sou negro, ainda que me queiras moreno”, escreveu o poeta João Negrão, que nas horas vagas é nosso colega de imprensa. Adotei sua sentença desde que a conheci, há algumas décadas. Declaro-me negro. Assumo-me negro. Gosto-me negro. Mas, isso, convenhamos, é uma opção minha. Muitos negros - mais escuros ou mais claros que eu - preferem ser chamados de morenos. Já outros nem gostam de discutir sua melanina. Preferem ser chamados pelo nome ou outro apelido que não tenha qualquer conotação com raça. Opção deles. (Há quem discuta se isso é alienação ou coisa que o valha. Não discuto isso mais).
Trabalho escravo e religiosidade
A América Latina coleciona casos de precarização, exploração e escravização do trabalho.
Leia mais...
Fiscalização de faz-de-conta
Não há dúvida para todos os brasileiros de que os governos têm funcionários demais, seja o federal, os estaduais e mais de 6.500 prefeituras municipais. Mesmo com tantos funcionários, os serviços prestados são ruins e o argumento recorrente de todos os governantes é a falta de pessoal.
A agecopa e os projetos para a copa de 2014
Em meados de 2009 foi anunciada a escolha de Cuiabá como uma das sedes para a Copa de 2014 e logo em seguida O Governo do Estado de Mato Grosso, seguindo sugestão da própria FIFA e CBF, começou à gestacionar a criação da AGECOPA, para que esta tomasse as medidas necessárias para a preparação de Cuiabá para o evento.
A Mesmice Reprisada
Outro dia, um dos leitores desta coluna formulou a seguinte questão: “Qual é o mais forte candidato ao governo do Estado em 2014?” Pergunta interessante. Porém, de difícil resposta. Sobretudo agora, diante do atual desenho do cenário político-eleitoral mato-grossense. Um desenho que, em nada, traz evidências de possíveis candidaturas fortes.
Prefiro ser cobaia do que candidato a vítima da omissão
Foi realizada nesta última quinta-feira (18) uma audiência pública na Assembléia Legislativa para se discutir a proposta da Secretaria de Estado de Saúde de entrar a administração dos hospitais regionais a Organizações Sociais (OS), seguindo modelo que já existe em algumas regiões do país, como São Paulo e Pernambuco.
Renovar é preciso
A politica é uma das ferramentas mais importante de nossa democracia, falar de política, não é tão difícil. Difícil é dar respostas a nossa sociedade de forma clara e objetiva pois, a política é muito abrangente.
A criminosa corrupção dos radares
A sucessão de flagrantes de corrupção que a reportagem investigativa da televisão (“Fantástico”, da Rede Globo) mostrou na noite do domingo, onde vendedores de sistemas de monitoramento de velocidade de veículos negociam propinas e cometem outras irregularidades, expõe uma gravíssima realidade e merece uma profunda investigação.
Na mira dos predadores
É unânime, no meio industrial, a preocupação relativa ao agravamento dos problemas que afetam a competitividade do setor. O mais agudo deles, o câmbio sobrevalorizado, soma-se e potencializa os efeitos nocivos da alta carga tributária, juros exorbitantes, dificuldade de crédito e precariedade da infraestrutura. Tais fragilidades, no inóspito cenário da exacerbada competição do mundo globalizado, tornam nossa manufatura uma presa fácil para os concorrentes internacionais.