Artigos Opinião
A Suplência de Senador
Mal começaram os trabalhos nas Casas Legislativas, e o “Senado já recebeu sessenta e seis projetos de lei”. Notícia muitíssimo boa. O triste é constatar que entre esses projetos inexiste ao menos um de autoria dos neófitos mato-grossenses. Certamente porque eles ainda brigam por melhor acomodação, ou pelo melhor ângulo de alcance dos holofotes; enquanto alguns de outros Estados se preocupam em mostrar trabalho, com vistas inclusive a mudanças na legislação eleitoral. Um deles, por exemplo, defende nova forma de eleição dos suplentes de senadores, escolhidos entre os candidatos mais votados para a Câmara Alta, em vez daquele indicado cujo nome não obteve voto algum, embora figurasse quase apagado na chapa do eleito a titular.
Aposentados, heróis de nossa Pátria!!
Algumas pessoas confundem os aposentados como pessoas já falecidas, sem utilidade na sociedade. Porém estão totalmente equivocadas..
Dengue e controle de pragas
A desinformação e o consequente despreparo da população ao lidar com situações de risco de saúde ensejam o brotamento de doenças que prejudicam o cenário humano na América Latina. O ressurgimento do cólera a todo vapor no Haiti e o alastramento da dengue em vários países latino-americanos preocupam os profissionais e as instituições da saúde.
Valor irrisório, porém maior
Em um canto da sala de aula, Silva estava pensativo. Percebera que nada sabia a respeito de contas. Embaraçava quando topava com números a sua frente. Talvez por isso, sempre cometia erros. Ainda que fosse uma simples subtração. Mas alguma coisa lhe dizia que “R$ 545,00 era menor que R$ 600,00”. Seus colegas, no entanto, o convenceram do contrário. Titubeou-se por alguns instantes.
O novo Oriente Médio
O povo egípcio, fortemente armado de internet e telefone celular, imobilizou e obrigou o poderoso ditador Hosni Mubarak a renunciar, depois de 30 anos no governo. Com o mesmo aparato, antes disso, o presidente da Tunísia foi deposto e o rei da Jordânia levado a demitir o primeiro-ministro e seu gabinete. Também ocorrem manifestações antigovernistas na Argélia, Barhrein, Iêmen, Iran, Iraque e Líbia. A população destes países de constante conflito e vítima dos mais inconfessáveis interesses internacionais, parece ter descoberto sua força de mobilização e a fragilidade dos governantes, e pode mudar a geopolítica da área. Possivelmente, estamos assistindo a uma vigorosa virada de ciclo, com repercussões em todo o planeta.
Mente vitoriosa
Mentes vencedoras e mentes derrotadas Quando não lutamos estamos nas mãos dos nossos adversários.
O novo e a tradição
Longe de Minas e das boas tradições mineiras, a presidente Dilma Rousseff segue a rotina que revela o mais profundo ensinamento de seu estado natal: trabalhar em silêncio! Em seu primeiro mês de governo, constatamos a mudança de foco na gestão presidencial, passando da origem das greves barulhentas para o anonimato das ações e planos clandestinos. Na condução de seu país, cada presidente revela a sua origem, sua formação, desde a Velha República até os dias de hoje.
A arte como possibilidade de estímulo no ensino da leitura nas séries iniciais do ensino fundamental
A psicopedagogia é uma área de estudo diretamente relacionada á área da aprendizagem escolar tanto em seu decurso normal como nas dificuldades de aprendizagem, utilizando-se de diferentes instrumentos, como a arte.
Diminuição da criminalidade é fantasiosa
Recentes reportagens trazem informações sobre a diminuição dos crimes nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro. Trata-se de uma verdade que não deve ser comemorada como grande feito, pois os índices de violência continuam astronômicos. A camuflagem sobre os números é percebida na linguagem utilizada no saite da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, ao informar a diminuição em percentuais, mas não traz os números absolutos da criminalidade.
Sustos e custos no aeroporto de Rio Branco
O Aeroporto Plácido de Castro, em Rio Branco, fundamental para a economia do Acre e sua ligação com as distintas regiões brasileiras e outros países, está operando há muito tempo abaixo de sua capacidade, devido à lentidão das obras de reforma de sua pista e seu pátio. De modo quase irônico, o problema ocorre exatamente no momento em que o terminal tem autorização da Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC), concedida em meados do ano passado, para operar rotas internacionais de passageiros e cargas, inclusive com aeronaves de grande porte.