Artigos Opinião
De muro
Aliado com argentinos e uruguaios o Brasil venceu o Paraguai após memoráveis batalhas terrestres e navais, mas perdeu a guerra social em suas entranhas, que até agora faz vítimas e se mantém enquanto ferida que sangra e não se cicatriza.
Secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Pedro Nadaf
Pequenos empréstimos, bons negócios
O efeito multiplicador de uma concessão de microcrédito pode ser considerado como um dos pontos mais importantes para a economia e para o desenvolvimento social de uma localidade. Afinal, não precisa esperar a médio ou a longo prazos seus efeitos, que podem trazer impactos positivos nos primeiros meses de uso dos recursos, que inclusive ajuda na redução da informalidade.
Um ano que precisa ser novo
A insólita comemoração dos economistas ante a desaceleração da economia nacional no terceiro trimestre, recém-divulgada pelo IBGE, corrobora uma preocupação consensual dos setores produtivos: expansão superior a 7% ao ano levaria o Brasil a tropeçar em seus antigos problemas basilares, podendo ameaçar o presente ciclo positivo de crescimento.
Em meio as ruínas, a história
O visitante desavisado assusta-se ao deparar com as ruínas fincadas no coração de Roma. Não é que a cidade não possua edificações modernosas. Estas não lhe faltam. Porém, os focos das atenções de quem chegam por aqui são bem outros. Bastantes diferentes dos traçados extraídos das pranchetas atuais.
Mortos pela chuva. Até quando?
O Brasil convive, nas últimas décadas, com a tragédia das águas. O inchaço urbano, a ocupação predatória de várzeas e encostas e a impermeabilização irresponsável das terras junto aos cursos d’água, constituem a mortal alavanca do caos. A água da chuva, antes absorvida por ruas e quintais de terra e contidas pela vegetação, hoje rola rápido para o fundo do vale. E ainda leva para o leito do rio grande volume de lixo, restos de construção, peças, móveis e objetos criminosamente descartados. Insuficientes para receber essa grande descarga, os córregos, riachos e rios transbordam, invadindo prédios, alagando ruas e arrastando veículos, pessoas, vidas e tudo o que encontram em seu trajeto.
De pauta
Mato Grosso não tem plano de emergência para atuação em caso de transbordamento ou rompimento de barragens das pequenas centrais hidrelétricas (PCH’s) e usinas hidrelétricas construídas em rios de suas três bacias hidrográficas.
Cuiabá te aguarda! VLT
Veias, Artérias e Capilares: significam ruas, travessas, transversais, e avenidas em nosso corpo, essas avenidas possuem a função de permitir a comunicação do sangue com as diferentes partes do nosso corpo. O sangue é um tecido muito especial e importante para o seu funcionamento, é responsável pelo transporte de nutrientes e gases, provenientes da respiração.
A harmonização da economia
Uma série de fatores conjunturais – a proximidade com os centros do poder e a disponibilidade de matéria-prima, principalmente o aço de Volta Redonda – fizeram com que o desenvolvimento industrial do Brasil começasse pelo eixo Rio-São Paulo.
O impacto da nova classe média brasileira no segmento de embalagens
Segundo a Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf), os dados consolidados do IBGE haviam apontado queda de 1,6% da produção da Indústria Gráfica Brasileira no ano de 2009 em relação a 2008. Já os dados de setembro de 2010 mostram um aumento de 6,52% na produção da indústria no acumulado dos últimos 12 meses, de outubro de 2009 a setembro de 2010. A produção do setor já superou os níveis do bom ano de 2008, anterior à crise, em 3,85%.
CPMF e a contradição fiscal
No início do mandato da presidente Dilma Rousseff e às vésperas da instalação de uma nova Legislatura, é pertinente lembrar que a carga brasileira de impostos, de aproximadamente 34% do PIB, é a mais alta no conjunto dos emergentes e, no universo das grandes economias, é menor apenas do que as existentes em nações com avançados sistemas de bem-estar social.