Artigos Opinião
Poços artesianos em Cuiabá
Algo estranho acontece em Cuiabá que mais parece um queijo suíço de tantos buracos. Antes que pensem que falo contra o meu amigo Chico Galindo prefeito da capital e que foi injustamente criticado por ter confundido a nossa tradicional Festa do Senhor Divino com a Festa de S. Benedito, afirmo que falo de outros buracos secretos.
O vínculo empregatício da diarista
Esta dúvida está prestes a ser esclarecida, pois foi aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais do Senado, o projeto de lei PLS 160/09 que regulamenta o trabalho das diaristas, referido projeto segue para apreciação da Câmara dos Deputados.
A alta do PIB. Verdadeira ou falsa?
Ao mesmo tempo em que o mundo volta suas atenções para a crise grega, o ministro Guido Mantega prevê que o Brasil fechará 2010 com crescimento de 5,5 a 6%. Fontes do mercado financeiro chutam em até mais de 8% de aumento do PIB, um número historicamente inferior só aos anos em que JK construía Brasília e ao período do chamado milagre econômico, do regime militar, quando chegamos a registrar até 13,9% (em 1973).
Grandeza do Flamengo
Pelos resultados da última década, os clubes brasileiros deveriam fazer estágio na Argentina para aprenderem a decidir as copas sulamericanas. Sim, somente as finais, pois os clubes já aprenderam chegar até elas. Das últimas dez Libertadoras, os brasileiros disputaram oito e venceram apenas duas; somente aquelas disputadas entre clubes brasileiros.
Decepção e Alegria
Saiu à convocação dos jogadores brasileiros. Decepções de alguns, alegrias de outros. O técnico não contentou a todos. Nem poderia. Pois, em matéria de futebol, assim como em quaisquer setores da vida, existem os queridos e os odiados. Fala mais alto, aqui, o espírito de torcedor. O que afugenta a unanimidade e, ao mesmo tempo, abomina a razão.
Corrupção, Chorão e Pidão
De uma coisa nós de Mato Grosso podemos nos vangloriar. Na ‘Copa da Corrupção’ nossos políticos se superam, e sempre inovam no modo de operar os esquemas. Veja só. A Corrupção acaba de conhecer o Chorão e o Pidão. Não, não se trata de um desconhecido convocado para a seleção (de futebol) do técnico Dunga. O Chorão não é o vocalista (Alexandre Magno) da banda Charlie Brown Junior. Se você não conhecer (estes músicos), despreocupe-se, isso não interessa ao contexto, é só pra chamar a atenção da “molecada” que votará pela primeira vez e conhecerá os personagens (Chorão, Pidão e Corrupção) na fotografia digital da urna eletrônica.
Minas e seus nomes
É com esmero que o presidente da Academia Mineira de Letras, Murilo Badaró, se debruça sobre a história política de Minas e dos mineiros no século passado e nos dá os melhores fatos. De sua lavra já saíram quatro belas e destacadas biografias, misturando cenários que conduziram a política mineira na Nova República. A primeira foi a do folclórico José Maria Alkmim, em 1998. Daí, Murilo não parou mais. Vieram, nos anos seguintes, Milton Campos - O Pensador Liberal, e Gustavo Capanema - A Revolução na Cultura, ambos em 2000.
Ficha limpa, o que é isto?
Alguns juristas têm comentado sobre o tema e o assunto já virou debate até nos botequins, o que é bom. Já há rejeição a futuro candidato que ostente ficha criminal, o que é ótimo, e o TSE obrigará a todos os processados ‘a abrir o coração’ e justificar aos eleitores os crimes que cometeram. Parafraseando a publicidade capitalista, ‘isso não tem preço’!
Pacote bem-vindo! Vamos turbiná-lo!
São muito preocupantes os dados relativos ao comércio exterior do País nos primeiros meses de 2010. Como sabemos, de janeiro a abril deste ano, o superávit da balança comercial recuou 65,7% em relação ao mesmo período de 2009. Esses resultados desfavoráveis geram, de imediato, impacto negativo nas contas externas brasileiras. Assim, é muito bem-vindo o conjunto de providências anunciado pelo governo para estimular as exportações.
Doença de Parkinson e Bexiga Hiperativa
Transtorno neurológico progressivo, a doença de Parkinson tem prevalência estimada em 150 a 200 casos em cada 100.000 pessoas. A causa da doença ainda não plenamente definida aparenta ser multifatorial, com a participação ambiental e genética. Reconhecida por manifestações clínicas como tremores de extremidades, rigidez e movimentos lentificados, a doença de Parkinson acarreta problemas urinários em até 75% dos casos.