Artigos Opinião
A pauta das eleições
Superado o período de letargia coletiva provocada pela copa do mundo de futebol, sabe-se que a vida normal volta a seu curso, e a eleição 2010 volta, com justiça, ao centro das atenções.
Um espaço do cidadão
Até parece que a verdadeira cidade não é mais formada por cidadãos. Tal o desrespeito que se vê e se tem contra as pessoas. Principalmente aquelas situadas na periferia, reduzidas que foram, infelizmente, a um plano secundário. Em primeiríssimo encontram-se tão somente as casas, casarões e arranha-céus. Estabelece-se, então, um pensamento contrário ao de Rousseau. Os modernos, entretanto, não percebem que polis alguma existiria sem o homem. Pois é este que mexe com a paisagem, interferindo assim no próprio retrato cotidiano do meio urbano.
Voragem dos privilegiados
As virtudes de um homem conhecem-se por suas ações, diriam alguns aforismos. Esquecem-se seus formuladores de que é necessário primeiramente elevar o pensamento e purificar as intenções, isto é, podem-se identificar vícios antes de qualquer aparência.
A África não é culpada!
Será que esta é a Copa do Mundo que querem trazer prá cá em 2014? Jogadores desconhecidos, mercenários e doentes... Querem copiar a “organização”, o “gramado” e os mercenários da FIFA e da CBF?
Não escandalizar o irmão
Desde que deixei o ateísmo, tornei-me cristão e, por opção, seguidor da doutrina católica, tenho observado o "modus operandi" dos inimigos da Igreja: falar mal. Talvez não tenham do que falar (bem) de si mesmos... o fato é que sempre inventam, aumentam ou distorcem. Nos últimos meses, a prática é a generalização, de alguns casos, como se todo o clero fosse criminoso. Isso é um crime, uma afronta à inteligência, um pecado grave, do escândalo.
Uma conquista para a indústria na MP 482
A exclusão de artigo que autorizava o governo a conceder preferências tarifárias aos chamados Países de Menor Desenvolvimento Econômico Relativo (PMDR´s), no texto final da Medida Provisória 482, que acaba de ser aprovado na Câmara dos Deputados, significou importante conquista para a economia brasileira. O ameaçador item havia sido incluído posteriormente no texto original da MP, editado em 10 de fevereiro último, cujo propósito era defender o Brasil quando lesado pelo descumprimento, por terceiros, de obrigações da Organização Mundial do Comércio (OMC).
Acabou-se A Novela
Terminou a novela da escolha dos candidatos a vices. Já era em tempo. Desgaste desnecessário. José Serra que o diga. Igualmente se pode dizer com relação a Wilson Santos. Nenhum deles, entretanto, tem o companheiro de chapa ideal. Pois carecem, tanto ou mais que seus concorrentes, de expressões eleitorais. Detalhe que não foi levado em consideração pelo DEM nacional e regional.
As obras da Copa 2014
A desclassificação do Morumbi (SP) como um dos estádios da Copa do Mundo de 2014, ainda deve render muita discussão. Da mesma forma, o projeto de construir o “Piritubão”. O São Paulo não tem os recursos que o projeto de reforma determinado pela comissão da Fifa exige e, com isso prefere até ficar fora do mundial.
Pose de mais, ciência de menos
Inicio este artigo adiantando que não aprecio o futebol da maneira como ele habitualmente é visto: como paixão. É um esporte que já foi mais significativo, antes de se tornar um negócio bilionário, estritamente comercial. Vejo jogos apenas na época de copas do mundo, com reduzido interesse.
VLT é solução para mobilidade urbana em Cuiabá
A Copa do Mundo é um grande evento que nos faz parar por alguns instantes, ficar na frente de uma televisão e torcer para nosso time. Nesses momentos, eu começo a refletir como será em 2014, quando a Copa ocorrerá no Brasil e, com um frio na barriga, lembro-me que Cuiabá será também uma subsede.