Publicado em Terça - 22 de Maio de 2012 | por Antonio Carlos de Mendes Thame

Opinião O direito à informação

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) instalada  para investigar as suspeitas de atividades ilícitas do Sr. Carlos Cachoeira iniciou seus trabalhos de forma inédita: uma sessão teoricamente secreta para ouvir os depoimentos dos delegados da Polícia Federal que conduziram as investigações das operações Las Vegas e Monte Carlo, cujos notórios resultados já se encontram disponibilizados na internet e foram em parte divulgados pela imprensa.
Leia mais...

Opinião Educação Ambiental e Cidadania

Publicado em Terça - 22 de Maio de 2012 | por Juacy Silva

A questão ambiental desde a promulgação da Constituição Federal passou a merecer uma atenção especial por parte dos legisladores brasileiros, em todos os níveis: Federal, Estadual e Municipal. O marco referencial em termos de ordenamento constitucional é o artigo 225 que estabelece: “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá- lo para as presentes e futuras gerações”.
Leia mais...

Opinião Qual o Administrador Ideal?

Publicado em Segunda - 21 de Maio de 2012 | por Lourembergue Alves

Outro dia, esta coluna recebeu meia dúzia de e-mails. Cada um deles defendia um nome ideal para a prefeitura da Capital, e lá a sua maneira fazia a defesa do escolhido. Faziam-no tal como torcedores, em meio a uma discussão sobre futebol.
Leia mais...

Opinião O Brasil, a China e o tsunami

Publicado em Segunda - 21 de Maio de 2012 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

Depois de uma década de crescimento contínuo, a economia da China entra em desaquecimento. E isso atinge fortemente o Brasil, seu importante fornecedor das chamadas commodities metálicas (ferro, cobre e alumínio).
Leia mais...

Opinião Candidato sem saber

Publicado em Segunda - 21 de Maio de 2012 | por Eduardo Mahon

Fiquei lisonjeado em ser candidato à Presidência da Ordem dos Advogados, mesmo sem saber. É que alguns veículos de comunicação lembraram-se do meu nome e me incluíram na lista dos habilitados para a futura disputa. No entanto, devo deixar claro que não sou candidato e, se fosse, teria assumido a postura abertamente, evitando indecisão, dubiedade, incertezas. O jogo de cena, entre luz e sombra, não é meu forte.
Leia mais...

Opinião Aposta de Uma Unanimidade

Publicado em Domingo - 20 de Maio de 2012 | por Lourembergue Alves

As especulações também movimentam as peças no tablado político-eleitoral, e, por conta de interesses particulares, até fazem aumentar as bolsas de apostas das eleições. As deste ano, bem como as de 2014. Para a de governador, aliás, já se ouve um zunzum a respeito de prováveis postulantes. Em recente encontro do PSD, por exemplo, José Riva foi lançado candidato a sucessão de Silval Barbosa, a despeito da Lei de Ficha Limpa. 
Leia mais...

Opinião Atlas do desenvolvimento humano

Publicado em Domingo - 20 de Maio de 2012 | por Bruno Peron

A "humanização" do "desenvolvimento" tem sido uma estratégia para amenizar os contratempos gerados pelo segundo processo em todos os países-membros das Nações Unidas. Não é por acaso que o adjetivo "humano" tem sido empregado como sinônimo de virtude, como se tudo que é "humano" fosse o fim último de qualquer desenvolvimento.
Leia mais...

Opinião Lampião contra o Mata Sete

Publicado em Domingo - 20 de Maio de 2012 | por Archimedes Marques

Participante do maior movimento pertinente que há no Brasil, o CARIRI CANGAÇO, evento que reúne anualmente as maiores autoridades nacionais e internacionais sobre o tema e que é realizado na cidade do Crato e região do Cariri cearense adjacente, o autor Archimedes Marques em nome da VERDADEIRA HISTÓRIA QUE FOI VILIPENDIADA com o livro “Lampião, o Mata Sete” resolveu escrever a sua contestação: LAMPIÃO CONTRA O MATA SETE.
Leia mais...

Opinião Inacreditável

Publicado em Sábado - 19 de Maio de 2012 | por Gabriel Novis Neves

A Defensoria Pública do Estado é uma instituição jurídica que cuida dos interesses dos pobres necessitados de uma justiça gratuita.
Leia mais...

Opinião O mistério de Margô

Publicado em Sábado - 19 de Maio de 2012 | por Paulo Zaviasky

Já estou enjoado desses escândalos que apenas servem para iludir o povo. Desde a Roma antiga, a força da elite no comando descobriu que o pão e o circo acalmam a raiva nacional.
Leia mais...