Publicado em Segunda - 03 de Maio de 2010 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

Opinião Violência, policiais... reflexões

As notícias de policiais que espancam, torturam, matam e ainda tentam dissimular o crime, divulgadas com todo o vigor que o tema sugere, não deveriam ocorrer, mas felizmente constituem a exceção. Pela própria natureza, as informações negativas têm repercussão múltiplas vezes maior do que as positivas.
Leia mais...

Opinião Morre o Homem, Mas não Suas Paixões

Publicado em Domingo - 02 de Maio de 2010 | por Lourembergue Alves

Logo pela manhã, a primeira rotina, o acessar a Internet. Foi, então, que se deparou com a triste notícia: “Faleceu José Fragelli”. Trata-se de alguém desconhecido para a maioria dos internautas, a não ser um ou outro dentre esses que, curiosamente, tenha associado o seu nome com o do “Verdão”, estádio que está com os dias contados para o seu desaparecimento completo. 
Leia mais...

Opinião O Sapo e o Escorpião

Publicado em Domingo - 02 de Maio de 2010 | por Aladir Leite Albuquerque

Certa vez, um escorpião aproximou-se de um sapo que estava na beira de um rio. O escorpião veio até ele e fez um pedido.
Leia mais...

Opinião Milhões de motivos para votar...

Publicado em Domingo - 02 de Maio de 2010 | por Pedro Cardoso da Costa

Qualquer pessoa que comece um texto, geralmente se inicia pela dúvida do título. Para este, pensei em titular com “começou a baixaria”. Imagino que a maioria esmagadora saberia que faria referência à campanha à presidência da República entre os dois principais candidatos. Dilma Rousseff tachou José Serra de biruta de aeroporto.
Leia mais...

Opinião A anistia e a cobra

Publicado em Sábado - 01 de Maio de 2010 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

Quando éramos crianças, a literatura nos ensinava que aquecer a cobra, mesmo que necessitada, é perigoso, pois, por instinto, o réptil pode atacar. E isso não mudou. Não podemos, de forma alguma, acalentar as cobras sociais que se apresentam pelo nosso trajeto. O Supremo Tribunal Federal, ao manter intacta a Lei da Anistia, nos dá uma inequívoca demonstração de segurança jurídica. Livrou-nos da “cobra” do revanchismo que alguns pretendem reviver depois de terem se beneficiado por mais de três décadas do perdão que funcionou como pedra de toque para a redemocratização brasileira.
Leia mais...

Opinião O verdadeiro 1º de Maio

Publicado em Sábado - 01 de Maio de 2010 | por Aladir Leite Albuquerque

A data de 1º de maio na verdade representa lutas históricas dos trabalhadores contra a exploração dos senhores do poder que continuam criando bolsões de pobreza em todo País, coisa que não é diferente em nosso querido Estado de Mato Grosso e em especial a nossa querida capital Cuiabá.
Leia mais...

Opinião Adeus "Leão" Pantaneiro

Publicado em Sábado - 01 de Maio de 2010 | por Eduardo Póvoas

Hoje, 30 de abril se meu pai vivo estivesse, seria um dia de muita tristeza para ele.
Perde um de seus maiores amigos, o Dr. José Fragelli.
Leia mais...

Opinião Invejosos e cabotinos

Publicado em Sábado - 01 de Maio de 2010 | por Marcelo Gonçalves

Onde quer que existam pessoas, existem conflitos. O ambiente corporativo não é exceção. Por mais saudável e bem administrada que seja uma empresa, por mais inteligente e bem aplicada que seja sua política de recursos humanos, ainda assim haverá espaço para que proliferem intrigas, antipatias e disputas pelo poder.
Leia mais...

Opinião A crescente valorização do intangível

Publicado em Sexta - 30 de Abril de 2010 | por Petrônio Souza Gonçalves

Com a virtualização contumaz do mundo, assistimos também a virtualização das grandes empresas e das grandes marcas. Hoje, apenas uma logomarca pode valer muitas vezes mais que a estrutura física das maiores multinacionais do planeta. Fato este que seria impensado em outros tempos. Por que uma marca pode valer tanto? Por que ela traz signos e sinais de uma empresa, atributos a um produto, podendo alavancar investimentos e fundos mundo afora, alicerçada pela globalização que impera atualmente.
Leia mais...

Opinião Compromisso ético contra a inflação

Publicado em Sexta - 30 de Abril de 2010 | por Eduardo Pocetti

Ao decidir elevar a taxa de juros em XXXX%, o Banco Central respondeu à crescente preocupação com o possível desencadeamento de uma onda inflacionária, que poderia colocar em xeque o projeto nacional de ter um crescimento econômico sustentável.
Leia mais...