Publicado em Segunda - 11 de Junho de 2012 | por Meraldo Figueiredo Sá

Opinião A AMM na vida das pessoas

A Associação Mato-grossense dos Municípios é uma instituição que visa o fortalecimento do poder local, formando um bloco nessa incessante disputa que o Pacto Federativo provoca, onde individualmente, os gestores possuem menos capacidade de intervir na realidade das suas cidades.
Leia mais...

Opinião O Planejar e o Poder da Maquiagem

Publicado em Domingo - 10 de Junho de 2012 | por Lourembergue Alves

Planejar é o verbo desconhecido dos governantes. Verdade que, infelizmente, permeia o cotidiano das administrações públicas brasileiras. Bem mais a do Estado de Mato Grosso. Pois, aqui, as obras que deveriam ter-se iniciado há três anos, por ora engatinham. E mesmo assim não são todas as que estão previstas.
Leia mais...

Opinião Partida de golfe no canavial

Publicado em Domingo - 10 de Junho de 2012 | por Bruno Peron

O jogo está armado no Brasil: quem perde, quem ganha e quem arbitra. Nesta partida, aparecem desde as declarações de Fernando Collor de Mello de que mereceria o cargo presidencial de volta por não ter sido provado o motivo de seu impedimento no final de 1992 até os escândalos recentes de corrupção que envolvem o bicheiro Carlinhos Cachoeira e políticos de Goiás.
Leia mais...

Opinião Jaguatirica de bruaca

Publicado em Sábado - 09 de Junho de 2012 | por Paulo Zaviasky

Já me cansei de tantas besteiras que assolam o chão de minha terra. Quase todos os vereadores que estacionaram nesta legislatura mais cômica e mais desesperada de nossa história cuiabana deram mesmo um tiro nos próprios pés. Notem a palavra “quase”, pois quase um vereador e meio se “salva” dessa anarquia. Foram ignorados, desmoralizados e encaixotados pelos seus donos que compraram a Sanecap.
Leia mais...

Opinião A casa do governador

Publicado em Sábado - 09 de Junho de 2012 | por Pedro Cardoso da Costa

Talvez bastasse dizer somente “a venda da casa” que todo mundo saberia sobre qual casa se estaria falando. Trata-se aqui da casa do governador Marconi Perillo de Goiás, agora o epicentro de sua relação com o contraventor Carlinhos Cachoeira. Aliás, “as casas” vêm ocupando lugar no noticiário e derrubando autoridades. Palocci já foi vítima da uma de diversão em Brasília e de outra milionária em São Paulo, cujo proprietário era um servente de pedreiro desempregado.
Leia mais...

Opinião O crime da mala e o desarmamento

Publicado em Sexta - 08 de Junho de 2012 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

Desde o longínquo 1928, quando o imigrante italiano José Pistone matou, esquartejou e despachou dentro de uma mala o corpo da mulher, Maria Féa, a expressão “crime da mala” faz parte do jargão policial.
Leia mais...

Opinião O bem, o ético, o moral e o justo

Publicado em Sexta - 08 de Junho de 2012 | por Adamastor Martins de Oliveira

Nossa história está repleta de grandes batalhas entre o bem e o mal, e também, entre os bons e os maus. Isso, desde que descemos das árvores e iniciamos nossa ereta caminhada de dominação sobre todas as outras espécies. E tem sido essa a nossa grande dicotomia.
Leia mais...

Opinião Sobre nossas ruas e estádio

Publicado em Quinta - 07 de Junho de 2012 | por Eduardo Póvoas

Leio dias atrás no site G1 da Globo que Cuiabá é a cidade onde mais tem ruas com os número um e dois. Imediatamente, lembrei-me da conversa que tive com um amigo de infância que à época detinha um mandato de vereador, sugerindo a ele que aproveitasse o cargo e homenageasse muitos cuiabanos e também não-cuiabanos que escreveram nossa história, nas ruas dos bairros da cidade em detrimento da numeração.

Leia mais...

Opinião Crise econômica e redução de impostos

Publicado em Quarta - 06 de Junho de 2012 | por Mario Eugenio Saturno

Minha primeira viagem aos Estados Unidos da América causou-me um choque "cultural". Fui a trabalho, por causa do lançamento do primeiro satélite brasileiro em 1992. O grande choque aconteceu em minha primeira compra. Causou-me espécie saber que o produto que custava US$ 100 foi-me cobrado US$ 108. Descobri que o imposto era cobrado no momento do pagamento e era de somente 8%.
Leia mais...

Opinião Cidadania e Passividade...

Publicado em Quarta - 06 de Junho de 2012 | por Márcio Florestan Berestinas

Cidadania, assunto de culto, coisa semelhante à liturgia. E para que lado pende a sua balança: proclamação ou exercício? Os seus livros de contabilidade convivem, à semelhança de outros entes, com passivos e ativos. Déficits e superávits são questões consignadas pela existência. O balanço da alma registra...
Leia mais...