Publicado em Segunda - 28 de Maio de 2012 | por Bruno Peron

Opinião Drama dos haitianos

Aproximadamente 5 mil haitianos entraram no Brasil desde a tragédia do terremoto que sacudiu a ilha caribenha em 12 de janeiro de 2010. Estima-se que a maior parte destes haitianos tenha ingressado em nosso território pelos estados setentrionais de Acre e Amazonas antes de buscar trabalho noutras regiões do país.
Leia mais...

Opinião O recolher-se para impulsionar o recomeço

Publicado em Sábado - 26 de Maio de 2012 | por Lourembergue Alves

O recolher-se, muitas vezes, pode ser visto como estratégia, e de fato o é. Sobretudo no jogo político-eleitoral. Neste, vez ou outra, é preciso se afastar, geralmente de uma situação não confortável, para depois retornar a ela com mais força e presença. Volta que também exige habilidade, bem como a capacidade de ser humilde. Explica-se, portanto, o porquê muitos atores desaparecem politicamente.
Leia mais...

Opinião Goteira milionária

Publicado em Sábado - 26 de Maio de 2012 | por Paulo Zaviasky

Nas planilhas de análises políticas de Cuiabá, nota-se um panorama de mudanças radicais de posicionamento popular diante da maior conscientização dos eleitores no próximo pleito. Não podemos esconder as grandes verdades que estão aí expostas ao povo.
Leia mais...

Opinião Dano afetico e sua indenização: Quem é a vítima

Publicado em Sexta - 25 de Maio de 2012 | por Daniela Garcia

Em recente decisão, o Superior Tribunal de Justiça entendeu que o abandono afetivo merece ser indenizável, o que gerou uma polêmica sobre o assunto.
Leia mais...

Opinião O clientelismo e o apadrinhamento persistem

Publicado em Sexta - 25 de Maio de 2012 | por Erlaine Rodrigues Silva

Em mais uma tentativa de fazer com que a Constituição Federal seja cumprida e que o concurso público seja a forma de acesso aos cargos públicos, o Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou recentemente o procedimento de converter a Súmula 685 em súmula vinculante.
Leia mais...

Opinião Quantos vereadores eleger?

Publicado em Sexta - 25 de Maio de 2012 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

Faltando pouco mais de um mês para as convenções que escolherão os candidatos, muitos municípios ainda não sabem quantos vereadores irão eleger no dia 7 de outubro.
Leia mais...

Opinião FHC reconhecido?

Publicado em Quinta - 24 de Maio de 2012 | por Mario Eugenio Saturno

Há quase um ano fiz o meu "mea culpa" com a figura do grande estadista brasileiro Fernando Henrique Cardoso. Um reconhecimento público, um pedido de desculpas por ter feito oito anos de ferrenha oposição. Creio que uma nação se construa superando ódios e ressentimentos. E esperava que os brasileiros também fizessem o mesmo e reconhecessem no FHC, enquanto está vivo, esta figura ímpar que dominou o século XX.
Leia mais...

Opinião A Moeda de Troca

Publicado em Quarta - 23 de Maio de 2012 | por Lourembergue Alves

Vive-se o momento das conversações político-eleitorais. Isso faz com que o mercado inflacione, e, por conta disso, se tenha um alto custo de determinados produtos da eleição. É o exemplo do tempo no horário político da televisão e do rádio, cuja falta inviabiliza candidaturas.
Leia mais...

Opinião E o direito do usuário do transporte coletivo?

Publicado em Quarta - 23 de Maio de 2012 | por Luciane Regina Martins

Os usuários do transporte coletivo são as maiores vítimas da liminar que impediu a circulação de micro-ônibus e vans que servem Cuiabá e região metropolitana. A somatória de trânsito caótico, obras da COPA 2014 e paralisação abrupta do transporte alternativo redundou em filas imensas de espera para os usuários nos pontos de ônibus.
Leia mais...

Opinião O STF e a transparência no salário público

Publicado em Quarta - 23 de Maio de 2012 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

Ao decidir pela publicação dos valores dos salários e demais benefícios recebidos pelos seus ministros, ex-ministros e servidores, o Supremo Tribunal Federal dá um passo decisivo rumo à transparência e moralidade da folha de proventos pagos pela administração pública.
Leia mais...