Publicado em Segunda - 26 de Junho de 2023 | por Guilherme Linares Nolasco

Opinião Transição energética vocacionada à economia circular

O mercado consumidor, importante elo de todo setor econômico, ganhou um reforço nas últimas semanas após o anúncio da redução de impostos para estimular a indústria automobilística e facilitar o acesso da população a veículos com preços até R$ 120 mil.

Leia mais...

Opinião Os pensadores da civilização V

Publicado em Segunda - 26 de Junho de 2023 | por Gonçalo Antunes de Barros Neto

Sua busca incessante pela verdade e sua abordagem filosófica única deixaram um legado, impactando não apenas o pensamento religioso, mas também a filosofia e a cultura ocidental.

Leia mais...

Opinião Modernização tributária sim! Aprofundar as diferenças não!

Publicado em Domingo - 25 de Junho de 2023 | por Mauro Mendes

É o incentivo fiscal que compensa as empresas para investirem em regiões onde há problemas de mão-de-obra, energia elétrica mais cara e logística, já que estão longe dos grandes centros consumidores.

Leia mais...

Opinião A identificação de fraudes e a Nova Lei de Licitações

Publicado em Domingo - 25 de Junho de 2023 | por Leonan Roberto de França Pinto

Para combater as fraudes, a exemplo do que ocorre nas estratégias táticas em um jogo de futebol, a Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei 14133/2021) traça quais são as linhas de defesa contra o ataque de fraudadores, formadas por servidores e empregados públicos.

Leia mais...

Opinião Lembranças do Senadinho

Publicado em Domingo - 25 de Junho de 2023 | por Neila Barreto

Entre os atendimentos dos clientes da farmácia o Tenuta balançava na sua cadeira de palhinha e olhava os acontecimentos da cidade. Como em Cuiabá, a maioria das pessoas são parentes e/ou normalmente, a maioria se conhecem, calmamente, os que por ali transitavam iam chegando e se sentavam nos bancos de madeira, para uma conversa descontraída.

Leia mais...

Opinião Testes genéticos para câncer e doenças do coração

Publicado em Domingo - 25 de Junho de 2023 | por Bruno Bordest

A ocorrência de vários casos de câncer em uma única família pode estar relacionada a alterações (mutações) que aumentam o risco de desenvolvimento da doença. Atualmente já são conhecidos vários genes que, quando alterados, aumentam o risco de desenvolvimento de câncer de mama, ovário, cólon, próstata e pele (melanoma), bem como uma variedade de tumores raros.

Leia mais...

Opinião Esteatose hepática, a doença de Zezé di Camargo

Publicado em Domingo - 25 de Junho de 2023 | por Joelma Magalhães

E por que a quantificação da gordura no fígado é importante? É importante porque afeta cerca de 25% das pessoas no mundo, é a doença hepática crônica mais comum em adultos em todo o mundo, tem pouco ou nenhum sintoma, mas se diagnosticada precocemente, a esteatose hepática pode ser revertida.

Leia mais...

Opinião União estável na prática

Publicado em Sábado - 24 de Junho de 2023 | por Samira Martins

Não há um tempo mínimo ou determinado para comprovar a união estável, porém é necessário a existência mútua do Affectio Maritalis, princípio aplicado ao casamento, ou seja, a demonstração de afeto, companheirismo, doação, mútua assistência moral e/ou material, sustento e guarda dos filhos.

Leia mais...

Opinião Agora que qué esse!

Publicado em Sábado - 24 de Junho de 2023 | por Renato Gomes Nery

A temperatura média aqui é acima de 30º e, nos escassos períodos de baixas temperaturas, os termômetros caem entre 10º e o máximo 15º. Variações estas que são responsáveis pelo perecimento de animais, nas pastagens do vasto território do Estado.

Leia mais...

Opinião A importância do mapeamento de processos na gestão estratégica

Publicado em Sábado - 24 de Junho de 2023 | por Paulo Slobodzian e Joicy Montes

Ao gerenciar os processos, você é capaz de conhecer todos os fluxos de execução das tarefas da sua empresa, o que ajuda a corrigir falhas, resolver gargalos, eliminar perdas de tempo, otimizar processos, maximizar resultados e aumentar a produtividade.

Leia mais...