Noticias Meio Ambiente
Frente fria atinge parte de Mato Grosso nesta 2ª
Nesta segunda-feira uma frente fria deixa o céu nublado pela manhã e há previsão de chuviscos em Mato Grosso. A chegada de uma moderada a forte massa de ar polar provoca acentuada queda de temperatura no Estado, embora o sol volte a aparecer à tarde.
Setor de florestas plantadas vive bom momento no país
Várias novidades tecnológicas do setor foram apresentadas em uma feira de produtores na região de Campinas. O momento da silvicultura no Brasil nunca foi tão bem representado, o caminho da produção das florestas plantadas está aberto para o desenvolvimento. Segundo o professor de silvicultura da UFPR, Ricardo Ancelmo Marinovisk, o país é hoje líder de mercado nesse setor: "O desenvolvimento das florestas no Brasil, em função das condições climáticas, do tipo de solo, é fantástico e incomparável aos outros países".
Governo não aceita anistiar quem desmatou, diz ministra do Meio Ambiente
Apesar da posição conciliatória para a votação do novo Código Florestal, que deve ocorrer na próxima semana na Câmara, o governo não abre mão de punir quem desmatou e descarta conceder anistia às multas aplicadas no passado, disse hoje a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, ao participar de um debate sobre o tema, no Fórum Econômico Mundial da América Latina, na capital fluminense. “Está na posição do governo [não conceder anistia] e, mais do que isso, está no compromisso da presidenta da República [Dilma Rousseff] enquanto candidata.
Consequências das queimadas serão discutidas em 12 audiências
As conseqüências e redução dos focos de calor das queimadas em Mato Grosso, serão discutidas em 12 audiências públicas. A primeira ocorre no dia 04 de março ás 14h no auditório das promotorias de justiça, em Cuiabá. A meta do programa é atuar em todos os municípios do Estado, com ações preventivas voltadas para a orientação e sensibilização da população sobre as queimadas, com a realização de campanhas educacionais e audiências públicas.
Prefeitura de Itiquira em parceria com a Secretária do Meio Ambiente plantam duas mil árvores
Houve tempo em que plantar uma árvore era um prazer, brincadeira de criança. Tempos depois se tornou uma espécie de obrigação civil divulgada amplamente por diversas e contínuas campanhas. Infelizmente o prazer não existe mais, nem as campanhas. E a maioria das crianças de hoje em dia sabem, por exemplo, os componentes e as “proteínas” de um big Mac, mas não sabem da importância que tem plantar uma árvore.
Madeira ilegal é apreendida num sítio em MT
Uma equipe de fiscalização da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) apreendeu nesta sexta-feira (29), 100 toras de madeiras ilegais que estavam em um sítio no município de Brasnorte(579 km a Noroeste de Cuiabá). As toras estavam prontas para a comercialização e foram apreendidas em três esplanadas e correspondem a cerca de 200 metros cúbicos de madeira
Sistema online beneficiará comércio florestal
Uma plataforma virtual para a compra e venda de produtos florestais comunitários é desenvolvida em parceria pelos departamentos de Engenharia da Computação e de Ciências Florestais da Universidade de São Paulo (USP). O projeto-piloto deve começar a ser testado a partir de maio em dois municípios da Amazônia, informou a professora Adriana Nolasco, uma das coordenadoras do projeto. A bolsa de negócios poderá colocar em contato fornecedores e compradores de produtos da economia florestal, de madeira a óleo de copaíba.
Defesa Civil prepara ações contra incêndios florestais em MT
O superintendênte da Defesa Civil de Mato Grosso, o coronel BM da Reserva Remunerada Sérgio Delamônica, define na próxima semana, o planejamento das ações que serão implementadas contra os incêndios florestais em Mato Grosso, com os órgãos de execução, de apoio direto e de apoio eventual. A exemplo do que aconteceu em anos anteriores, o Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), deve priorizar a meta que prevê as implementações contidas no Plano Estadual de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas do Estado de Mato Grosso (PPCDQ/MT), com uma série de ações preventivas, de monitoramento, fiscalização e responsabilização.
Desarmamento é tema de debate amanhã na Folha
A Folha vai promover amanhã, às 20h, um debate sobre o desarmamento no país. Participam do evento Melina Risso, diretora do Instituto Sou da Paz, e Bene Barbosa, presidente da ONG Movimento Viva Brasil, contrária ao desarmamento.
Violência na Nigéria já matou mais de 500 pessoas, diz ONG
A violência que se seguiu ao pleito presidencial nigeriano, no início do mês, causou a morte de mais de 500 pessoas, disse neste domingo um grupo de defesa dos direitos humanos do país.