Noticias Meio Ambiente
Em duelo particular com xará, Wallace do Sesi leva a melhor
Além da disputa pelo título pela Superliga, um duelo particular entre os Wallaces também chamou a atenção durante a decisão, disputada neste domingo no Mineirinho, em Belo Horizonte.
União Europeia pede "reformas profundas" após violência na Síria
Após a morte de mais de 80 manifestantes na sexta-feira (22) e de ao menos nove pessoas que acompanhavam seus funerais neste sábado na Síria, a União Europeia (UE) classificou a repressão no país como "intolerável" e pediu "reformas profundas" ao regime do ditador Bashar al Assad, cuja renúncia é reivindicada pelos protestos.
Quase metade da Amazônia no país é área de preservação
Quase metade da Amazônia brasileira pertence hoje à categoria de área protegida por lei contra a devastação, embora essas reservas ainda sofram com gestão precária e com a falta de pessoal para monitorá-las.
Governos estaduais estudam criar códigos florestais próprios
Com receio de que a votação do Código Florestal no Congresso emperre, governadores -pressionados por produtores rurais- estudam criar códigos florestais estaduais, a exemplo do que já existe em Santa Catarina e em Minas.
Calor predomina no Sudeste e Centro-Oeste nesta sexta
Uma frente fria se desloca em direção ao Sudeste, mas já começa a ser desviada para alto-mar. As nuvens carregadas deste sistema estão concentradas entre o norte do Paraná e o sul e o oeste de São Paulo. A umidade marítima associada à frente fria ainda forma muita nebulosidade baixa no sul e no leste do Rio Grande do Sul e no leste de Santa Catarina, de acordo com a Climatempo. A Zona de Convergência Intertropical concentra nuvens carregadas entre o Rio Grande do Norte e o Maranhão. As nuvens que chegam do mar estão espalhadas por quase todo o leste do Nordeste. Em quase toda a Região Norte, no oeste de Mato Grosso e em Mato Grosso do Sul, o ar quente úmido estimulou a formação de nuvens tropicais. Nas demais áreas do País o predomínio é de uma grande massa de ar seco e quente. Veja a previsão por região:
Ibama apreende 1,6 mil toneladas de arroz e aplica multa de R$ 7 milhões
O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apreendeu, nesta quarta-feira, em uma fazenda em Nova Ubiratã (490 km de Cuiabá - microrregião de Sorriso), mais de 1.6 mil toneladas de arroz cambará, cultivado em 1.390 hectares de área, que estava embargada desde de 2005 por desmatamento ilegal.
Desmatamento evitado em MT é de 16,8 milhões de hectares
A Acrimat – Associação dos Criadores de Mato Grosso fez um levantamento para medir o impacto dos investimentos feitos pelos pecuaristas na produção de gado em Mato Grosso nos últimos 15 anos usando como base o abate de gado do Estado e a área de pastagem utilizada. Segundo dados do Imea - Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária - o desmatamento evitado foi de 16,8 milhões de hectares em Mato Grosso de 1996 a 2010. “Avanços tecnológicos na cadeia produtiva de bovinos foram fundamentais para esse processo”, avalia o diretor da Acrimat, Mauricio Campiolo.
Emissões de gases do efeito estufa crescem 58% em SP
As emissões de gases de efeito estufa no Estado de São Paulo cresceram 58%, entre 1990 e 2008. Os dados constam do primeiro inventário estadual de emissões antrópicas de gases de efeito estufa, apresentado na manhã desta quarta-feira em São Paulo
Desmatamento evitado em MT é de 16,8 milhões de hectares, diz Acrimat
A Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) fez um levantamento para medir o impacto dos investimentos feitos pelos pecuaristas na produção de gado em Mato Grosso nos últimos 15 anos usando como base o abate de gado do Estado e a área de pastagem utilizada. Segundo dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), o desmatamento evitado foi de 16,8 milhões de hectares em Mato Grosso de 1996 a 2010. "Avanços tecnológicos na cadeia produtiva de bovinos foram fundamentais para esse processo", avalia o diretor da Acrimat, Maurício Campiolo.
Governo Federal fecha acordo sobre Código Florestal
Na polêmica sobre as Áreas de Proteção Permanente (APPs), por exemplo, o Ministério do Meio Ambiente concordou em reduzir para 15 metros as APPs às margens já degradadas dos rios de até 10 metros de largura. Os ambientalistas e os ruralistas da Esplanada dos Ministérios fecharam nesta quinta-feira (14) um acordo para negociar sem rachas internos a reforma do Código Florestal com o Congresso.