Publicado em Quarta - 16 de Março de 2011

Ciclone provoca ressaca no mar fluminense e pode gerar furacão

Um furacão com ventos de mais de 120 km/h se aproxima da costa marinha do Rio de Janeiro. O fenômeno se encontra a 110 km de distância do litoral, mas, de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), segue em direção ao oceano Atlântico. Nos próximos dias, deverá chegar à África. As ondas no litoral fluminense devem chegar a até 2 m de altura nesta quarta-feira (16).
Leia mais...
Reprodução

Com ondas de 2 m, mar agitado assusta moradores em SC

Publicado em Terça - 15 de Março de 2011

A aproximação de um ciclone extratropical provocou ondas superiores a 2 m e deixou o mar agitado nas praias de Florianópolis nesta terça-feira. Os moradores da praia da Armação do Pântano do Sul, que teve mais de 15 casas destruídas pelo mar em 2010, se assustaram com a ressaca. Hoje, as ondas chegaram a passar sobre o muro de pedras construído para conter o avanço da água.
Leia mais...

Nasce primeiro bebê coala no zoo de San Francisco em 10 anos

Publicado em Segunda - 14 de Março de 2011

O Jardim Zoológico de San Francisco, Califórnia (EUA), apresentou na última quinta (10) uma filhote de coala nascida em janeiro deste ano.
Leia mais...
O procurador-geral de justiça Marcelo Ferra foi reeleito para o cargo em dezembro passado
O procurador-geral de justiça Marcelo Ferra foi reeleito para o cargo em dezembro passado

Ferra promete priorizar meio ambiente

Publicado em Sexta - 11 de Março de 2011 | por ADIA BORGES

O procurador-geral de justiça Marcelo Ferra será reconduzido hoje ao cargo, com a promessa de ampliar a atuação do Ministério Público Estadual em defesa do meio ambiente. A solenidade de posse será às 20h, no Cenarium Rural, e promete contar com a presença do governador Silval Barbosa; do presidente do Tribunal de Justiça, Rubens de Oliveira; e da Assembleia Legislativa, José Riva (PP).
Leia mais...

Metodologia de licenças ambientais é inadequada no Brasil, reclama Pagot

Publicado em Sexta - 11 de Março de 2011 | por Vinícius Tavares

A metodologia para concessão de licenças ambientais no Brasil é inadequada e precisa ser alterada dentro de uma realidade para que o país avance em termos econômicos e sociais de modo sustentável. A avaliação foi feita pelo diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura (Dnit), Luiz Antonio Pagot, em entrevista exclusiva ao Olhar Direto.
Leia mais...

Piracema terminou com 15 mil kg de peixes apreendidos e 65 pessoas detidas

Publicado em Sexta - 11 de Março de 2011

O secretário de Meio Ambiente, Alexander Torres Maia, avaliou como positiva a atuação da fiscalização no período da Piracema, que terminou há poucos dias, e que o diferencial em relação aos anos anteriores, foi a atuação integrada dos órgãos do Governo do Estado, como a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, por meio das superintendências de Fiscalização e Educação Ambiental; Polícia Militar e Polícia Judiciária Civil a Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs).
Leia mais...

Tsunami nasce de terremoto em alto-mar; saiba mais

Publicado em Sexta - 11 de Março de 2011

O forte tsunami que matou mais de 330 pessoas no Japão foi causado pelo terremoto de magnitude 8,9 na escala Richter que atingiu o país nesta madrugada (às 2h46 no horário de Brasília). Esse tipo de fenômeno é impulsionado pelo deslocamento de placas tectônicas na crosta terrestre.
Leia mais...
O tremor, que foi o mais forte da história do país, provocou um tsunami que arrasou a cidade de Sendai
O tremor, que foi o mais forte da história do país, provocou um tsunami que arrasou a cidade de Sendai

Para tremores como este não existe risco zero, diz professor

Publicado em Sexta - 11 de Março de 2011 | por Daniel Favero

O professor de sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Joaquim Mendes Ferreira diz ainda não existe tecnologia suficiente para que um país possa resistir, sem danos, a um terremoto como o registrado no Japão nesta sexta-feira. "O Japão é o país mais preparado e treinado do mundo, mas existe um limite. Não existe risco zero ou 100%. No caso de um tsunami, quem estiver perto na praia vai ser atingido, os barcos vão ser jogados, isso não tem jeito", afirma.
Leia mais...

Ambientalistas tentam frear desmatamento no Cáucaso

Publicado em Quinta - 10 de Março de 2011

Por causa do desmatamento, cada vez mais espécies animais perdem seu habitat natural no Cáucaso. Em áreas protegidas em toda a região, ambientalistas com ajuda internacional tentam frear este avanço.
Leia mais...

China quer reduzir emissões de CO2 em 17% até 2015

Publicado em Quinta - 10 de Março de 2011

A China, país considerado o maior emissor mundial de dióxido de carbono (CO2), quer reduzir em 17% o volume de suas emissões de CO2 por unidade de seu Produto Interno Bruto (PIB) até 2015, indicou o primeiro-ministro do país, Wen Jiabao.
Leia mais...