Noticias Meio Ambiente
Ciclone provoca ressaca no mar fluminense e pode gerar furacão
Um furacão com ventos de mais de 120 km/h se aproxima da costa marinha do Rio de Janeiro. O fenômeno se encontra a 110 km de distância do litoral, mas, de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), segue em direção ao oceano Atlântico. Nos próximos dias, deverá chegar à África. As ondas no litoral fluminense devem chegar a até 2 m de altura nesta quarta-feira (16).
Pré-sal pode aprofundar dependência em matérias-primas e afetar ainda mais a indústria, diz FT
Uma reportagem do diário britânico "Financial Times" avalia nesta quarta-feira que a exploração do petróleo pré-sal pode aprofundar a dependência do país em relação às exportações e prejudicar ainda mais a indústria nacional.
Com ondas de 2 m, mar agitado assusta moradores em SC
A aproximação de um ciclone extratropical provocou ondas superiores a 2 m e deixou o mar agitado nas praias de Florianópolis nesta terça-feira. Os moradores da praia da Armação do Pântano do Sul, que teve mais de 15 casas destruídas pelo mar em 2010, se assustaram com a ressaca. Hoje, as ondas chegaram a passar sobre o muro de pedras construído para conter o avanço da água.
Nasce primeiro bebê coala no zoo de San Francisco em 10 anos
O Jardim Zoológico de San Francisco, Califórnia (EUA), apresentou na última quinta (10) uma filhote de coala nascida em janeiro deste ano.
O tremor, que foi o mais forte da história do país, provocou um tsunami que arrasou a cidade de Sendai
Para tremores como este não existe risco zero, diz professor
O professor de sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Joaquim Mendes Ferreira diz ainda não existe tecnologia suficiente para que um país possa resistir, sem danos, a um terremoto como o registrado no Japão nesta sexta-feira. "O Japão é o país mais preparado e treinado do mundo, mas existe um limite. Não existe risco zero ou 100%. No caso de um tsunami, quem estiver perto na praia vai ser atingido, os barcos vão ser jogados, isso não tem jeito", afirma.
Tsunami nasce de terremoto em alto-mar; saiba mais
O forte tsunami que matou mais de 330 pessoas no Japão foi causado pelo terremoto de magnitude 8,9 na escala Richter que atingiu o país nesta madrugada (às 2h46 no horário de Brasília). Esse tipo de fenômeno é impulsionado pelo deslocamento de placas tectônicas na crosta terrestre.
Piracema terminou com 15 mil kg de peixes apreendidos e 65 pessoas detidas
O secretário de Meio Ambiente, Alexander Torres Maia, avaliou como positiva a atuação da fiscalização no período da Piracema, que terminou há poucos dias, e que o diferencial em relação aos anos anteriores, foi a atuação integrada dos órgãos do Governo do Estado, como a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, por meio das superintendências de Fiscalização e Educação Ambiental; Polícia Militar e Polícia Judiciária Civil a Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs).
Metodologia de licenças ambientais é inadequada no Brasil, reclama Pagot
A metodologia para concessão de licenças ambientais no Brasil é inadequada e precisa ser alterada dentro de uma realidade para que o país avance em termos econômicos e sociais de modo sustentável. A avaliação foi feita pelo diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura (Dnit), Luiz Antonio Pagot, em entrevista exclusiva ao Olhar Direto.
O procurador-geral de justiça Marcelo Ferra foi reeleito para o cargo em dezembro passado
Ferra promete priorizar meio ambiente
O procurador-geral de justiça Marcelo Ferra será reconduzido hoje ao cargo, com a promessa de ampliar a atuação do Ministério Público Estadual em defesa do meio ambiente. A solenidade de posse será às 20h, no Cenarium Rural, e promete contar com a presença do governador Silval Barbosa; do presidente do Tribunal de Justiça, Rubens de Oliveira; e da Assembleia Legislativa, José Riva (PP).
China quer reduzir emissões de CO2 em 17% até 2015
A China, país considerado o maior emissor mundial de dióxido de carbono (CO2), quer reduzir em 17% o volume de suas emissões de CO2 por unidade de seu Produto Interno Bruto (PIB) até 2015, indicou o primeiro-ministro do país, Wen Jiabao.