Noticias Meio Ambiente
Desmatamento na Amazônia cai e alcança menor taxa em 22 anos
O desmatamento na Amazônia caiu 14% em 2010 na comparação com 2009 e atingiu o menor número desde 1988, quando o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) começou a medição. O diretor do Inpe, Gilberto Câmara, anunciou os dados nesta quarta-feira, em Brasília, durante cerimônia no Palácio do Planalto, com presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da ministra do Meio Ambiente, IzabelLa Teixeira.
Estudo: cientistas descrevem como seria o mundo 4°C mais quente
À convite da Real Sociedade Britânica, cientistas de universidades e instituto de pesquisas realizaram estudo no qual descrevem como o mundo seria caso ficasse 4°C mais quente, já que previsões apontam que o mundo realmente passará por esta mudança até 2060.
Lula desiste de ir a Cop-16 em Cancún
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não irá mais participar da COP-16 (Conferência Internacional do Clima) em Cancún, México, dias 9 e 10 de dezembro.
Grupo encontra o que pode ser o recife calcário mais longo do mundo
O recife calcário mais longo do mundo se encontra no litoral de Norfolk, um condado do leste da Inglaterra, como foi constatado por um grupo de mergulhadores que estudava a área.
Brasil e União Europeia firmam acordo para reduzir desmatamento no Pará
O Ministério do Meio Ambiente e a Delegação da União Europeia (UE) no Brasil lançam nesta sexta-feira em Brasília o projeto de cooperação técnica Pacto Municipal para a Redução do Desmatamento.
Melhorar indicadores sociais na Amazônia é desafio do governo, diz pesquisador
Os desafios da presidente eleita, Dilma Rousseff, para a Amazônia serão muito maiores que a redução do desmatamento do bioma. A derrubada está em tendência de queda desde 2006 e este ano deve chegar a 5 mil quilômetros quadrados, a menor taxa dos últimos 22 anos. Com o desmate sob controle, a tarefa será melhorar os indicadores sociais da região e garantir desenvolvimento econômico com contrapartidas socioambientais.
Sema apreendeu mais de 300kg de pescado irregular em Tangará
Mais de 300kg de pescado irregular já foram apreendidos na região de Tangará da Serra (239 km de Cuiabá) nesta piracema. Somente nesta semana, 40 kg de peixes foram apreendidos pela unidade regional, em uma ação conjunta com a Polícia Militar de Proteção Ambiental. Os peixes haviam sido pescados às margens do Rio Paraguai, em Barra do Bugres (168 km de Cuiabá).
Planeta passa longe de meta climática para limitar aquecimento global a 2ºC
Se tudo der certo e todos os países fizerem o máximo para conter emissões de carbono nos próximos anos, o mundo ainda estará longe de cumprir a meta de limitar o aquecimento global a 2ºC.
Alunos plantam mudas nas margens do Rio Santana em Nortelândia
Alguns alunos da rede municipal de educação do município de Nortelândia, realizaram na manhã desta quinta-feira (18.11) o plantio de diversas mudas nativas da região nas margens do Rio Santana, nos fundos da Feira do Pequeno Produtor “Antônio Viana dos Santos”, como parte de um projeto desenvolvido em parceria com a empresa Firenze Energética, que está construindo uma pequena central hidrélica na area rural da cidade.
Projeto de lei pode aumentar desmate e enfraquecer Ibama
O governo quer aprovar no Congresso um projeto de lei que pode aumentar o desmatamento e reduzir o rigor nos licenciamentos ambientais.