Noticias Meio Ambiente
Queimadas ficam "proibidas" em Mato Grosso até dia 30
O decreto que prorroga o período proibitivo de queimadas para até o próximo dia 30 foi publicado no Diário Oficial. O período de proibição para o uso do fogo na limpeza e manejo de áreas terminaria ontem mas foi prorrogado devido às condições climáticas desfavoráveis para Mato Grosso. Só ontem, no Estado, os satélites do INPE apontaram 3.844 focos de calor. No trimestre de julho a agosto, foi observado um aumento na incidência de focos de calor no Estado e, a tendência, de acordo com os órgãos oficiais, é de que essa situação se agrave nos meses de setembro e outubro, em razão da previsão do prolongado período de estiagem. Donos de áreas onde houve focos de incêndio continuam sujeitos a multas de R$ 1,5 mil por hectare.
Publicado decreto que prorroga período de proibição das queimadas em MT
O Diário Oficial do Estado que circula nesta quinta-feira traz o decreto número 2.810, que prorroga o período proibitivo de queimadas em Mato Grosso. A decisão do governo do Estado em ampliar o período de proibição levou em consideração o aumento no número de focos de calor no último trimestre e da previsão de prolongamento da estiagem em setembro e outubro, o que favoreceria a ocorrência de queimadas urbanas e incêndios florestais.
Mato Grosso e Bahia concentram os desmatamentos recentes no Cerrado
O novo plano de combate ao desmatamento do Cerrado, lançado hoje pelo Governo Federal, tem a difícil missão de frear a destruição de um dos biomas mais ameaçados do país. Com um ritmo de devastação de 14 mil quilômetros quadrados por ano, o Cerrado já perdeu quase metade de sua vegetação original.
80% da queimada em MT poderia ter sido controlada
Oitenta por cento do fogo poderia ser evitado em Mato Grosso, líder brasileiro em queimadas com 51.578 focos entre 1º e 13 de setembro. A informação é do especialista Romildo Gonçalves, que aponta a falta de atuação da sociedade e do poder público como motivo para a situação. São Félix do Araguaia (3.922 focos), Novo Santo Antônio (3.763) e Ribeirão Cascalheira (3.657) são os municípios campeões em queimada no estado.
Parque Estadual do Araguaia é quase 7 vezes maior que o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, que possui 32.630 hect
Fogo destrói 95% do maior parque de MT
O Parque Estadual do Araguaia, o maior de Mato Grosso, perdeu 95% dos mais de 223 mil hectares em queimadas. Ele é quase 7 vezes maior que o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, que possui 32.630 hectares, e também passa por um período de fogo descontrolado. O principal motivo para a destruição do parque é a queimada indiscriminada promovida pelos proprietários rurais que ainda moram na região, mesmo ela sendo uma unidade de conservação.
Quieimadas: Período proibitivo deve ser estendido
Perto de completar três meses, o período proibitivo de queimadas que já foi antecipado este ano e terminaria no próximo dia 15 em Mato Grosso vai ser prorrogado por mais duas semanas. A proposta foi elaborada durante reunião ocorrida na manhã de ontem no Comitê de Gestão do Fogo, que engloba vários órgãos ambientais do Estado.
Sema inicia implantação do Sistema de Gestão da Qualidade Laboratorial
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), por meio da Coordenadoria de Monitoramento da Qualidade Ambiental (CMQA), deu início ao processo de implantação do Sistema de Gestão da Qualidade Laboratorial que visa aumentar a sistematização e organização, de forma efetiva, dos serviços prestados pelo Laboratório de Monitoramento Ambiental.
Emissões de CO2 da UE caíram 7% em 2009 devido à crise econômica
A União Europeia diminuiu suas emissões de dióxido de carbono (CO2) em 6,9% em 2009 com relação ao ano anterior, principalmente devido à crise econômica que afetou todos os setores, informou a Agência Europeia do Ambiente (EEA, na sigla em inglês) nesta sexta-feira (10).
Queimadas levam governo a decretar emergência ambiental em 14 estados
O Ministério do Meio Ambiente decretou estado de emergência ambiental em 14 estados e no Distrito Federal (DF) por causa do grande número de focos de queimadas. Estão na lista os estados do Amapá, Amazonas, Ceará, Maranhão, de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Roraima, do Pará, Piauí, Tocantins, da Bahia e de Goiás e Minas Gerais.
Rios da Amazônia registram níveis próximos aos de vazantes recordes
A região Amazônica enfrenta uma das maiores secas dos últimos anos. Por causa da falta de chuva, os rios Javari, Juruá, Japurá, Acre, Negro, Purus, Iça, Jutaí, Solimões e Madeira estão com níveis abaixo da média.