Noticias Meio Ambiente
Alta Floresta lidera Cadastramento Ambiental Rural
O primeiro passo para a adequação ao programa MT Legal está ocorrendo em larga escala no município de Alta Floresta, região norte do estado. Segundo dados da Prefeitura são mais de 400 pequenos proprietários que já possuem o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e mais 590 que estão à espera do registro. “Existem algumas comunidades que já aderiram 100% ao CAR”, diz Irene Duarte, secretária de Meio Ambiente de Alta Floresta.
Amazônia: governo prevê queda recorde de desmatamento
O governo brasileiro trabalha com a indicação de que o desmatamento na Amazônia, no período 2009/2010, será o menor da série histórica, iniciada em 1977 - superando inclusive o resultado recorde verificado no período anterior (2008/2009).
O fogo foi controlado, mas o monitoramento por satélite ainda aponta focos de incêndio no Parque
Fogo destruiu metade do Parque Nacional de Chapada
Após quase 15 dias do início do incêndio que começou na região próxima à Comunidade São Jerônimo, no denominado Circuito das Cachoeiras, e se alastrou pelo Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, o fogo foi, enfim, controlado.
Mudanças do Clima são tema de publicação do Ipea
O Ipea lança na próxima quarta-feira, 22, às 10 horas, a quarta edição do Boletim Regional, Urbano e Ambiental. Inteiramente dedicado ao tema das mudanças do clima, o boletim será lançado no auditório do Instituto em Brasília (SBS, Quadra 1, Bloco J, Ed.BNDES) e transmitido ao vivo, pela internet, para todo o Brasil.
As teias foram encontradas acima de águas correntes, ligando uma área de terra à outra, o que surpreendeu os cientistas
Descoberta aranha que constrói teias de até 25 m; foto
Cientistas do Museu de História Natural Smithsonian, nos Estados Unidos, descobriram nova espécie de aranha que constrói teias de até 25 metros de comprimento. A aranha vive em Madagascar. As informações são do site da Discovery News.
Queimadas ficam "proibidas" em Mato Grosso até dia 30
O decreto que prorroga o período proibitivo de queimadas para até o próximo dia 30 foi publicado no Diário Oficial. O período de proibição para o uso do fogo na limpeza e manejo de áreas terminaria ontem mas foi prorrogado devido às condições climáticas desfavoráveis para Mato Grosso. Só ontem, no Estado, os satélites do INPE apontaram 3.844 focos de calor. No trimestre de julho a agosto, foi observado um aumento na incidência de focos de calor no Estado e, a tendência, de acordo com os órgãos oficiais, é de que essa situação se agrave nos meses de setembro e outubro, em razão da previsão do prolongado período de estiagem. Donos de áreas onde houve focos de incêndio continuam sujeitos a multas de R$ 1,5 mil por hectare.
Publicado decreto que prorroga período de proibição das queimadas em MT
O Diário Oficial do Estado que circula nesta quinta-feira traz o decreto número 2.810, que prorroga o período proibitivo de queimadas em Mato Grosso. A decisão do governo do Estado em ampliar o período de proibição levou em consideração o aumento no número de focos de calor no último trimestre e da previsão de prolongamento da estiagem em setembro e outubro, o que favoreceria a ocorrência de queimadas urbanas e incêndios florestais.
Mato Grosso e Bahia concentram os desmatamentos recentes no Cerrado
O novo plano de combate ao desmatamento do Cerrado, lançado hoje pelo Governo Federal, tem a difícil missão de frear a destruição de um dos biomas mais ameaçados do país. Com um ritmo de devastação de 14 mil quilômetros quadrados por ano, o Cerrado já perdeu quase metade de sua vegetação original.
80% da queimada em MT poderia ter sido controlada
Oitenta por cento do fogo poderia ser evitado em Mato Grosso, líder brasileiro em queimadas com 51.578 focos entre 1º e 13 de setembro. A informação é do especialista Romildo Gonçalves, que aponta a falta de atuação da sociedade e do poder público como motivo para a situação. São Félix do Araguaia (3.922 focos), Novo Santo Antônio (3.763) e Ribeirão Cascalheira (3.657) são os municípios campeões em queimada no estado.
Parque Estadual do Araguaia é quase 7 vezes maior que o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, que possui 32.630 hect
Fogo destrói 95% do maior parque de MT
O Parque Estadual do Araguaia, o maior de Mato Grosso, perdeu 95% dos mais de 223 mil hectares em queimadas. Ele é quase 7 vezes maior que o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, que possui 32.630 hectares, e também passa por um período de fogo descontrolado. O principal motivo para a destruição do parque é a queimada indiscriminada promovida pelos proprietários rurais que ainda moram na região, mesmo ela sendo uma unidade de conservação.