Noticias Meio Ambiente
Datas diferentes para piracema em MT
Com datas de início diferentes, o Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) definiu ontem o período de proibição da pesca em Mato Grosso. Nos rios que compõem as bacias hidrográficas do Amazonas e do Araguaia/Tocantins, o defeso inicia-se no dia 1º de novembro. Já a partir do dia 5 do próximo mês, a proibição se estende para a bacia do Paraguai. Nas três bacias, o período termina em 28 de fevereiro de 2011.
Piracema já tem data para começar em MT
A piracema já tem data marcada para começar em Mato Grosso. Fica proibida a pesca nos rios das Bacias Hidrográficas do Amazonas e do Araguaia/Tocantins a partir do dia 01 de novembro e a partir de 05 de novembro, nos rios da Bacia Hidrográfica do Paraguai. Ambos se estendem até o dia 28 de fevereiro de 2011.
Sema quer Piracema iniciando em novembro no Mato Grosso
O Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) decide hoje quando começa o período de defeso da piracema nas bacias hidrográficas do Rio Paraguai, Amazonas e Bacia do Araguaia/Tocantins. A definição deve sair até o meio-dia. A Sema quer que seja a partir de 1º de novembro nos rios das bacias hidrográficas do Amazonas e do Araguaia/Tocantins e no dia 5 de novembro nos rios da bacia hidrográfica do Paraguai. Para as três bacias hidrográficas o período de defeso se estende até o dia 28 de fevereiro de 2011. Nesse período é proibida a pesca inclusive na modalidade "pesque e solte".
Ibama suspende restrição ao tamanho de redes de pesca
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) liberou, por 60 dias, redes de emalhe de comprimento maior que 2,5 quilômetros (km). Uma portaria de 1998 proíbe a utilização desses equipamentos para pesca em águas brasileiras.
Zoneamento de Mato Grosso e Código Florestal serão debatidos durante seminário
O debate político sobre Código Florestal Brasileiro e Zoneamento Socioeconômico e Ecológico (ZSEE) de Mato Grosso obscureceu a dimensão dos impactos negativos que a falta de um ordenamento territorial responsável e coerente pode provocar no desenvolvimento de longo prazo. A sociedade precisa de informações científicas e de exemplos práticos que possam trazer elementos para o debate sobre o planejamento territorial de Mato Grosso.
Leia mais...
Piracema nos rios de MT deve ser definida amanhã
Amanhã, o Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) se reúne para deliberar sobre a proposta de Resolução que prevê o início do período de defeso 2010/2011 nas três bacias hidrográficas que cortam o estado de Mato Grosso. O parecer da Coordenadoria de Fauna e Recursos Pesqueiros da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) prevê duas datas distintas para a proibição da pesca, exceto a de subsistência.
Barra: Incêndio na serra gera mobilização de bombeiros e brigadistas
A velocidade com que está seguindo um incêndio dentro do parque estadual da Serra Azul, em Barra do Garças, está preocupando a direção do parque, que montou uma força-tarefa para deter a propagação da queimada. Cerca de 50 homens seguiram na manhã desta terça-feira para controlar o foco.
Período de proibição de queimadas é prorrogado novamente em MT
O período de proibição de queimadas em Mato Grosso foi prorrogrado pela segunda vez neste ano. Por causa das condições climáticas, o prazo acaba em 15 de outubro, segundo decreto publicado no "Diário Oficial do Estado" que circulou na sexta-feira (1º).
Queimadas: Mais 15 dias de proibição ao uso de fogo
O Estado prorrogou por mais de 15 dias o período de proibição de queimadas que terminaria no dia 30 de setembro. Já antecipado este ano, esta é a primeira vez que o proibitivo é prorrogado por duas vezes. A decisão circulou no Diário Oficial de ontem. Segundo o governo, as condições climáticas desfavoráveis mais uma vez ocasionaram a prorrogação da medida.
Governo publica decreto ampliando proibição de queimadas em MT
O governo do Estado publicou no Diário Oficial de ontem (que circula hoje) o decreto que prorroga até o dia 15 de outubro o período proibitivo das queimadas em Mato Grosso. Esta é a segunda ampliação do prazo este ano. O motivo da ampliação do período, segundo o decreto, é devido ao aumento dos focos de calor registrados no Estado nos meses de junho, julho e agosto, "cuja a tendência é de se agravar nos meses de setembro e outubro, em razão da previsão do prolongamento do período de estiagem".