Noticias Meio Ambiente
Filhote de baleia-jubarte aparece morto no litoral norte da BA
Mais um caso de baleia-jubarte encalhada no litoral da Bahia eleva para 21 o número de casos registrados naquele Estado pelo Instituto Baleia Jubarte só neste ano.
Imagens de satélite mostram MT coberto pela fumaça
Divulgadas fotos de Mato Grosso registradas por um satélite no período em que o município de Marcelândia foi atingido por um grande incêndio. As imagens foram repassadas para o site da TV Centro América pela ONG Instituto Centro Vida e mostram praticamente todo o estado coberto pela fumaça.
Comissão estadual promove seminário para discutir ações envolvendo produtos perigosos
A prevenção, preparação e resposta rápida a emergências com produtos perigosos será o tema do I Seminário Estadual do Plano de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Químicos (P2R2).
Queimadas aumentam 650% mês passado em Mato Grosso
Mato Grosso foi, disparado, líder nacional em incêndios florestais no mês de agosto, com 9.082 registros. Na comparação com o mesmo mês em 2009 houve um aumento de cerca de 650%, quando foram registrados apenas 1.384 focos de calor. O Pará vem logo em seguida, mas bem atrás do Estado, com 6.061. Os dados são com base no satélite NOAA-15 do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Seis Estados respondem por 71% das queimadas; MT lidera
Apenas seis Estados respondem por 71% das queimadas registradas n o Brasil até 31 de agosto, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas espaciais (Inpe). O Mato Grosso sozinho lidera com folga a tragédia ambiental, com 13.459 focos que incêndio ou 28,32% do total de 47.514 das queimadas detectadas até agora.
Queimadas causam mais de 75% da emissão de gás carbônico no Brasil
As queimadas são responsáveis por mais de 75% da emissão de gás carbônico no Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O dado faz parte da publicação Indicadores de Desenvolvimento Sustentável 2010, divulgada nesta quarta-feira (1º). Ainda segundo o instituto, o Brasil está entre os dez maiores emissores de gases de efeito estufa para a atmosfera.
Desmatamento reduz 51% em Mato Grosso
O desmatamento reduziu na área de Amazônia Legal conforme os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). Ano passado, Mato Grosso estava em 1º lugar no ranking e este ano passou para 2º. Conforme a análise dos satélites do Desmatamento em Tempo Real (Deter), foram desmatados 699,81 quilômetros quadrados entre agosto de 2009 e julho de 2010. O número é 51% inferior ao registrado entre agosto de 2008 e julho de 2009, quando foram detectados 1.428,34 quilômetros quadrados.
Ministério do Meio Ambiente afirma que 67% dos focos estão em áreas privadas e terras indígenas
Queimada avança 890% em MT
As queimadas aumentaram quase 890% em Mato Grosso no mês de agosto em comparação ao mesmo período do ano passado. Os satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registraram 65.537 focos de calor até o início da noite de ontem, sendo que em 2009 foram 6.627. Os números colocam Mato Grosso como líder no ranking de queimadas, com 27% do total de focos detectados no país.
Três municípios de MT tentam deixar lista de 43 mais desmatadores para recuperar crédito de produção
Mais da metade dos incêndios no país é em área privada
Os incêndios que atingem o país estão concentrados no bioma Cerrado. É o que apontam os dados divulgados nesta terça-feira pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. Mais de 67% do total de focos localizados estão em áreas privadas e acontecem porque fazendeiros e índios usam o fogo como manejo e perdem o controle das queimadas provocadas. De acordo com o levantamento, 13% dos focos estão em áreas indígenas, 8% em assentamentos da reforma agrária e 7% em unidades de conservação.