Noticias Meio Ambiente
Quieimadas: Período proibitivo deve ser estendido
Perto de completar três meses, o período proibitivo de queimadas que já foi antecipado este ano e terminaria no próximo dia 15 em Mato Grosso vai ser prorrogado por mais duas semanas. A proposta foi elaborada durante reunião ocorrida na manhã de ontem no Comitê de Gestão do Fogo, que engloba vários órgãos ambientais do Estado.
Sema inicia implantação do Sistema de Gestão da Qualidade Laboratorial
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), por meio da Coordenadoria de Monitoramento da Qualidade Ambiental (CMQA), deu início ao processo de implantação do Sistema de Gestão da Qualidade Laboratorial que visa aumentar a sistematização e organização, de forma efetiva, dos serviços prestados pelo Laboratório de Monitoramento Ambiental.
Emissões de CO2 da UE caíram 7% em 2009 devido à crise econômica
A União Europeia diminuiu suas emissões de dióxido de carbono (CO2) em 6,9% em 2009 com relação ao ano anterior, principalmente devido à crise econômica que afetou todos os setores, informou a Agência Europeia do Ambiente (EEA, na sigla em inglês) nesta sexta-feira (10).
Queimadas levam governo a decretar emergência ambiental em 14 estados
O Ministério do Meio Ambiente decretou estado de emergência ambiental em 14 estados e no Distrito Federal (DF) por causa do grande número de focos de queimadas. Estão na lista os estados do Amapá, Amazonas, Ceará, Maranhão, de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Roraima, do Pará, Piauí, Tocantins, da Bahia e de Goiás e Minas Gerais.
Rios da Amazônia registram níveis próximos aos de vazantes recordes
A região Amazônica enfrenta uma das maiores secas dos últimos anos. Por causa da falta de chuva, os rios Javari, Juruá, Japurá, Acre, Negro, Purus, Iça, Jutaí, Solimões e Madeira estão com níveis abaixo da média.
Empresas Eletrobras fazem campanha contra queimadas sob linhas de transmissão
Autorizadas pelo Tribunal Superior Eleitoral - TSE, as empresas Eletrobras começam a divulgar no próximo dia 15 de setembro campanha institucional contra as queimadas, por meio de anúncios na televisão, rádio e cartilhas educativas. Dados divulgados recentemente pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - Inpe, mostram, em agosto de 2010, o registro de 263 mil focos de calor no Brasil inteiro, contra 38,6 mil em agosto do ano passado, um aumento de quase sete vezes no período. Embora nem todos os focos de incêndio sejam queimadas, eles dão uma indicação da explosão do número de incêndios nessa época de seca.
Fogo espalha no Parque Nacional de Chapada
A extensão da queimada que ameaça o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães ainda não foi calculada pelos técnicos do Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio). O fogo afeta a região desde domingo (5) e é acompanhado de muita fumaça. Três brigadistas foram retirados do combate às chamas devido problemas com intoxicação.
Mato Grosso já contabiliza mais de 120 mil focos de calor este ano e lidera ranking dos que mais queimam no país.
Emergência ambiental é decretada no Estado
Líder no número de queimadas, Mato Grosso é um dos 14 estados brasileiros em estado de emergência ambiental, decretado pelo Ministério do Meio Ambiente. Também estão na lista o Amapá, Amazonas, Ceará, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Roraima, Pará, Piauí, Tocantins, Bahia, Goiás e Minas Gerais.
Mato Grosso: Inpe aponta 17 mil focos de queimadas em seis dias
O período proibitivo das queimadas em Mato Grosso termina no dia 15 e, entre os dias 1° a 6 de setembro já foram contabilizados 17.788 focos de calor em todo o Estado. Os números são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), com base nos registros de todos os satélites (cerca de 20).
Mudança climática deve aumentar mortes por desastres naturais
Desastres naturais têm causado menos mortes, mas a mudança climática deve interferir nestas estatísticas ao provocar condições mais extremas do clima, e que deixam sequelas posteriores como doenças e má nutrição, dizem especialistas.