Noticias Meio Ambiente
Aquecimento global pode aumentar casos de malária na Amazônia, diz pesquisador
Um verão amazônico fora de época, em 2007, foi suficiente para cientistas verificarem que o aquecimento global pode multiplicar o número de casos de malária na Amazônia.
Desmatamento cai 42% na Amazônia Legal e aumenta 14% no PA
De acordo com um levantamento divulgado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) nesta quinta-feira, a área desmatada em toda a Amazônia Legal, entre agosto de 2008 e julho de 2009, foi de 7.464 km². De acordo com a entidade, o número representa uma queda de 42% no desflorestamento em relação ao mesmo período de 2007-2008. No Entanto o Estado do Pará teve aumento de 14% na derrubada da floresta.
Impacto da fronteira agrícola do Estado embase conclusões
Destaque ao desmate em MT
Dois estudos internacionais divulgados esta semana reforçam o alarme sobre os danos causados pelo homem à Floresta Amazônica e, especificamente, em Mato Grosso. Juntos, os estudos sugerem que o Estado, fronteira agrícola, seja o grande responsável por elevar o Brasil à condição de país que mais desmatou sua cobertura florestal entre 2000 e 2005 – foram 165 mil km2 devastados no período, 26 mil por ano na área amazônica.
Gelo flutuante global está em constante recuo, indica estudo
O gelo flutuante do mundo está em recuo constante, o que mostra uma instabilidade que vai elevar o nível do mar, segundo um relatório publicado na "Geophysical Research Letters" nesta quarta-feira. As geleiras estavam desaparecendo de forma estável ao longo dos últimos dez anos, de acordo com a primeira medida realizada.
Debate "RSE na Mídia" vai tratar da sustentabilidade nas eleições 2010
“A imprensa como indutora da sustentabilidade na pauta política”. Esse é o tema do debate de abertura da Conferência Internacional Ethos 2010, no dia 11 de maio, das 15h às 18h, no Hotel Transamérica, em São Paulo (Av. das Nações Unidas, 18.591), com entrada franca.
Brasil lidera lista de desmatamento entre 2000 e 2005
A superfície florestal diminuiu 3,1% entre 2000 e 2005 no mundo, segundo um estudo baseado em observações por satélites publicado nesta segunda-feira nos Estados Unidos, estimando que o Brasil foi o país que sofreu a maior redução de suas matas.
Estudo revela que superfície florestal mundial diminuiu 3,1% de 2000 a 2005
A superfície florestal diminuiu 3,1% entre 2000 e 2005 no mundo, com as matas boreais representando um terço desta perda, seguidas pela zonas florestais tropicais úmidas, de acordo com um estudo publicado nesta segunda-feira, baseado em observações por satélites.
Curso do Projeto AquaBio começa nesta segunda
“Promover ações estratégicas para a implementação de uma abordagem de gestão integrada entre município, Estado e União, assegurando a conservação e o uso sustentável da biodiversidade aquáticas das cabeceiras do rio Xingu”. Este é o objetivo do Projeto Manejo Integrado dos Recursos Aquáticos na Amazônia, o AquaBio. De segunda-feira (26.04) a sexta-feira (30.04) a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), por meio da Coordenadoria de Programas e Projetos Especiais realiza o curso de Elaboração, Execução e Gestão de Projetos. O curso será em período integral, no Mato Grosso Palace Hotel.
Ibama, que está em greve há duas semanas, paralisou 60 operações em todo país, uma em Mato Grosso, a "Soja Pirata"
99% dos infratores dão calote e não pagam multas
De dimensões continentais, Mato Grosso possui o 3º maior território do país. Não por acaso, o Estado que abriga 3 biomas - cerrado, floresta amazônica e pantanal - é foco constante de operações do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama). Mas, na visão dos ambientalistas, um outro fator contribui para que os crimes ambientais continuem em plena atividade: a punição dos infratores.
Sema intensifica operações contra o desmatamento
Em razão da greve dos servidores do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), paralisados desde a última terça-feira (13.04) em Mato Grosso, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), está intensificando as ações de rotina, de fiscalização. Quatro equipes, totalizando 16 fiscais, deixaram a capital nesta quarta-feira (14.04) em direção aos municípios de Feliz Natal, Juara, Porto dos Gaúchos, Nova Ubiratã, Nova Mutum e Ipiranga do Norte. Os fiscais vão verificar pontos detectados pela secretaria de Administração (Sad) e Deter nos meses de janeiro e fevereiro.