Noticias Politica MT
Juiz de MT manda ex-prefeito devolver R$ 250 mil
O juiz Ivan Lúcio Amarante, da Comarca de Vila Rica, decretou a revelia do ex-prefeito Cleomenes Neres Costa, do Município de Santa Terezinha (1.312 km a nordeste da capital), e julgou parcialmente procedentes os pedidos feitos pelo município, condenando-o por improbidade administrativa. Ele terá que ressarcir o dano causado ao Erário no valor de R$ 250 mil, porque não prestou contas da aplicação desses recursos, que são federais e foram recebidos por meio de convênio com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Cabe recurso.
CNJ acompanha ‘de perto’ Judiciário de Mato Grosso, afirma conselheiro
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) está acompanhando as ações do Poder Judiciário de Mato Grosso, principalmente em relação à lisura das decisões dos juízes e desembargadores, garantiu nesta quinta-feira, ao Olhar Direto, o conselheiro do CNJ Jorge Hélio Chaves de Oliveira.
Vetos no Código não são suficientes para ambientalistas de MT, diz ICV
Os nove vetos na medida provisória do Código Florestal sancionados pela presidente Dilma Rousseff, nesta quarta-feira (17), não foram suficientes para atender as expectativas dos ambientalistas. “Houve avanços significativos mas não suficientes”, diz o coordenador do Programa Governança Florestal do Instituto Centro de Vida (ICV), João Andrade. Segundo ele, o texto base do Código foi discutido em meio político e não científico. “As academias não tiveram chance de se pronunciar”, reclama.
Riva reforça necessidade da participação popular nos debates
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PSD) reforçou a necessidade de a população participar ativamente das audiências públicas, que discutem alternativas para adequação da Lei 9.794/12, conhecida como a Lei da Pesca, de autoria do deputado Zeca Viana (PDT). Essa lei altera dispositivos da Lei da Pesca 9.096, de 2009, de autoria do ex-deputado Sérgio Ricardo (PR)
Gestão da Câmara de Serra Nova Dourada recebe determinações legais
As contas anuais de gestão da Câmara de Serra Nova Dourada, exercício de 2011, foram julgadas regulares com determinações legais pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso. O processo foi relatado pelo conselheiro substituto, Ronaldo Ribeiro, em sessão da 2ª Câmara de Julgamento do dia 9 de outubro
Teatralização domina horário eleitoral do 2º turno em Cuiabá
A teatralização tomou conta do horário eleitoral gratuito dos candidatos Mauro Mendes (PSB) e Lúdio Cabral (PT). Na tentativa de angariar votos, políticos se transformaram em atores e o discurso eleitoral em suas falas
Contas do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Nova Brasilândia são julgadas
As contas anuais de gestão do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Nova Brasilândia, administrado por Sílvio Santos da Costa, relativas ao exercício de 2011, foram julgadas pela 1ª Câmara de Julgamentos do Tribunal de Contas de Mato Grosso na sessão do dia 9 de outubro. A decisão foi pela regularidade com recomendação legal e aplicação de multas. O processo foi relatado pelo conselheiro substituto Moisés Maciel
Candidaturas em MT originaram 277 recursos para o TSE
O diretor geral do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), Mauro Sérgio Rodrigues Diogo, encaminhará ao Tribunal Superior Eleitoral um relatório com todos os recursos de registro de candidaturas pendentes de julgamento na instância superior. A solicitação foi feita pela própria presidente do TSE, ministra Carmem Lúcia Antunes Rocha, durante reunião em Brasília, na terça-feira (16), com os diretores dos tribunais regionais de todo o país.
Senador Pedro Taques diz que AL descumpre leis de transparência
O senador Pedro Taques (PDT) afirmou nesta quarta-feira (17) que a Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado estadual José Riva (PSD), descumpre a legislação que prevê transparência nos órgãos públicos. “Falta transparência à Assembleia. Qual é a cota de combustível de um deputado estadual? Um deputado pode ter quantos servidores? Qual a verba indenizatória disponibilizada para cada parlamentar? Qual o subsídio de cada um? Os meus dados estão no meu site. Os cidadãos mato-grossenses têm o direito de saber quais são os gastos dos parlamentares”.
“Quando acabar a eleição o que vai valer é a competência", diz Mauro Mendes sobre alinhamento
O candidato Mauro Mendes (PSB) desconstruiu mais uma vez o discurso do alinhamento político apregoado pelo candidato adversário. “Uma coisa é apoio de eleição, outra coisa é após as eleições. O meu partido, o PSB, faz parte da base do governo federal. Quando acabar a eleição o que vai valer é a competência”, afirmou Mauro em entrevista ao telejornal MTTV 2ª Edição na noite desta terça-feira (16).