Noticias Politica MT
Vilceu Marchetti é indiciado por ser "chefe de bando"
O inquérito da Delegacia Especializada em Crimes Fazendários e Administração Pública, da Polícia Civil, aponta que o ex-secretário de Estado de Infraestrutura, Vilceu Marchetti, é peça-chave na investigação do superfaturamento de R$ 44 milhões na compra de maquinários pelo Governo. Para a Defaz, Vilceu é "chefe do bando que surrupiou" dinheiro público em duas licitações.
TRE deve "cancelar" decisão de Stábile que reconduziu prefeito em Barão do Melgaço
O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) deve anular nesta terça-feira (23) a decisão do desembargador afastado, Evandro Stábile, que reconduziu o prefeito cassado de Barão de Melgaço, Marcelo Ribeiro (PP), ao cargo em 2009. Na época, o julgamento foi desempatado com o voto de minerva do magistrado que ocupava a vaga de presidente da Corte Eleitoral.
Empreiteiro disputou prefeitura; advogados aguardam decisão de juiz
Apesar da Polícia Federal não ter identificado a participação de nenhum agente político no suposto esquema envolvendo fraudes em licitações na região do Vale do Araguaia, há algumas relações curiosas. O empreiteiro de Pontal do Araguaia Domiciano Alves Moreira (PP), por exemplo, já disputou a prefeitura da cidade por 4 vezes, em 1996, 2000, 2004 e 2008. Em todas as ocasiões foi derrotado, mas isso demonstra a existência de uma força política dele na cidade. Na última tentativa, em 2008, ele foi derrotado pelo prefeito reeleito Jerson Rosa (DEM), que teve 1.609 votos, enquanto Domiciano obteve 1.139.
Serys deve disputar prefeitura e discursa a favor das mulheres no poder
Derrotada à vaga de deputada federal, a senadora Serys Slhessarenko (PT) não descarta a possibilidade de concorrer a Prefeitura de Cuiabá em 2012 e já faz discurso em favor da ampliação da representatividade das mulheres na política, cujo “ponta-pé” inicial foi dado pela petista Dilma Roussef, primeira mulher eleita presidente do Brasil.
Silval não trata DEM como "bananinha de bolicho", diz Jaime sobre integrar staff
Após reunião da bancada federal com o governador Silval Barbosa (PMDB), o senador Jaime Campos (DEM) admitiu a possibilidade de fazer parte da atual administração caso não haja nenhuma objeção das demais lideranças do partido e declarou que Silval não trata a sigla democrata como “bananinha de bolicho”, numa referência à gestão Blairo Maggi (PR), com quem o parlamentar teve sérias divergências pela “falta” de espaço.
AL aprova medidas para veículos poluírem menos economizando mais
A Assembleia Legislativa aprovou em primeira votação medidas para redução – ao nível máximo – de problemas ambientais e de saúde, e que proporcionam cuidados preventivos especiais contra infarto, acidente vascular cerebral, pneumonia, asma e câncer de pulmão. Elas estão amparadas no Projeto de Lei nº 392/2009 – do vice-líder do Partido Republicano na Casa, deputado Wagner Ramos. Antes de ir a plenário, o documento recebeu parecer favorável da Comissão de Meio Ambiente e de Recursos Hídricos e Minerais.
Após "bater duro" em Silval, Jayme ensaia reaproximação com governo
O cacique do DEM Jayme Campos, que "bateu duro" no governador Silval Barbosa (PMDB) durante as eleições gerais deste ano, começa a dar sinais de que o partido deve buscar uma aproximação com o peemedebista e de que não deve fazer oposição a Silval na Assembleia Legislativa. "Não somos oposição. O DEM defende os projetos que são bons para o Estado. Já os ruins somos contra", afirmou o senador em entrevista ao RDNews.
Só 2 candidatos recebem aval para disputar pleito suplementar em Novo Mundo
A cerca de 15 dias das eleições suplementares de Novo Mundo, quando os eleitores do município terão que voltar às urnas para a escolha de um novo prefeito, dois dos quatro candidatos que pleiteavam o cargo tiveram aval da Justiça Eleitoral para continuar na disputa. Wilian Fernandes (PTB) e Sideny Júlio de Oliveira (PPS) tiveram seus pedidos de registros de candidatura deferidos pela juíza eleitoral do município, Leilamar Aparecida Rodrigues, na última sexta (19).
Pivetta sai frustrado da AL; perfil para nova legislatura será o mesmo
Otaviano Pivetta, um dos reis do agronegócio mato-grossense, entrou na Assembleia como deputado, em fevereiro de 2007, com a sensação de que poderia marcar posição, mudar ideias e conceitos sobre o papel do Legislativo. Quatro anos depois, deixa a cadeira completamente frustrado. Em seu mandato, tomou iniciativas inéditas, como a de divulgar no seu site todas as despesas de gabinete e a relação de assessores. Não aceitou receber salário nos quatro períodos em que esteve de licença, quando abriu vaga para os suplentes Wilson Kishi, Carlos Brito, Erival Capistrano e Alcino Barcelos.
Justiça aprendeu pela segunda vez equipamentos da TV Descalvados
A Justiça apreendeu pela segunda vez equipamentos da TV Descalvados (afiliada do SBT em Cáceres), de propriedade do ex-prefeito Ricardo Henry (PP). A apreensão ocorreu por determinação da juíza Lamisse Roder Ferguri para que finalmente seja paga indenização por danos morais em favor da primeira-dama do município, Gisele Fontes, esposa do prefeito Túlio Fontes (DEM).