Noticias Politica MT
Lobista atuava em venda de sentença há 10 anos
A dona de casa Ivone Reis de Siqueira declarou ter participado de negociações para influenciar magistrados nas decisões prolatadas por quase 10 anos. Em depoimento na Polícia Federal, a lobista ainda informou ser o “menor elo nessa cadeia”, referindo-se ao esquema de venda de sentença existente no Poder Judiciário de Mato Grosso.
Mais três magistrados tentam reverter aposentadoria no CNJ
O desembargador José Ferreira Leite e os juízes Marcelo Souza de Barros, Irênio Lima Fernandes e Marco Aurélio dos Reis Ferreira entraram com mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF), na tentativa de anularem a decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que os aposentou sob acusação de participação em esquema de desvio de verbas do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ) para uma cooperativa de créditos ligada à Maçonaria.
Lançado este ano, o programa “Mato Grosso 100% Equipado” está sendo investigado por superfaturamento
STJ suspende ação sobre maquinário
O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins, determinou ontem a suspensão da ação popular que tramita na Justiça Federal e da medida cautelar que tramita em juízo estadual, na vara especializada de Crimes contra a Ordem Tributária, que investiga superfaturamento de R$ 44 milhões na aquisição dos equipamentos do programa “MT 100% Equipado”.
Governo sanciona lei que cria IDS-M, indicador de desenvolvimento
O Governo do Estado sancionou a proposta que cria o IDS-M, Índice de Desenvolvimento Social dos Municípios de Mato Grosso, por meio da Lei Nº 9.391, publicada no Diário Oficial (DO) neste mês. De autoria do presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP), a nova lei tem objetivo de equilibrar as distorções regionais. A ideia é pesquisar e divulgar os indicadores de desenvolvimento social dos municípios, principalmente nas áreas da saúde, educação, da distribuição de renda, finanças públicas, do meio ambiente e do desenvolvimento urbano.
Silval cobra agilidade do secretariado e diz que não vai admitir "enrolação"
O governador Silval Barbosa (PMDB), pré-candidato à reeleição, disse, durante a cerimônia de abertura do "Governo Itinerante" em Tangará da Serra. que tem cobrado duramente o desempenho do secretariado e disse não admitir "enrolação no atendimento à população local e alegou que muitos problemas que chegam ao seu conhecimento poderiam ser resolvidos pelos secretários de maneira mais "ágil". "As vezes o próprio secretário pode solucionar problemas que na cabeça de alguns seriam insanáveis".
“Eu brinco muito com códigos”, declara advogada à PF
O inquérito da Operação Asafe constatou que a advogada Célia Cury, esposa do desembargador aposentado José Tadeu Cury, utilizava-se de um código, denominado Brilhante, para passar os números de processos para ser checado no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). Além disso, durante a busca e apreensão na casa dela foi encontrada uma agenda com inscrições em forma de código, os quais ela não explicou à Polícia Federal durante depoimento.
Prefeitos voltam a se mobilizar pela votação do Pré-sal e Emenda 29
Prefeitos de todo o país promoverão uma mobilização em Brasília nos dias 22 e 23 de junho para pressionar os deputados a votarem a favor dos municípios em relação ao Projeto de Lei Complementar (PLP) 306/2008, que define o financiamento na saúde pública no Brasil, e do Projeto de Lei da Câmara (PLC) 16/2010, que redistribui os royalties de petróleo para todos os Estado e Municípios. Este último foi aprovado no Senado no dia 9 de junho graças à pressão dos prefeitos.
Após ser deixado de "escanteio" pelo governador, vereador fica indignado
O vice-presidente da Câmara de Tangará da Serra, vereador Celso Ferreira, deixou o Centro Cultural de Tangará da Serra, onde está sediado a primeira edição do projeto "Governo Itinerante" nesta sexta (18) indignado com o que classificou como descaso por parte de Silval Barbosa (PMDB).
Pagot promete rodovias asfaltadas
A Assembleia Legislativa realiza uma audiência com o diretor-presidente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Luiz Antônio Pagot, para debater o processo licitatório das obras de melhoramento e adequação de capacidade e segurança nas rodovias BR-070 e BR-163/364. Pagot afirmou que as obras no Estado são importantes, já que devem ser aproveitadas para a Copa de 2014. Ainda segundo ele, a partir de 2011 as obras serão executadas, porém respeitando o período chuvoso que acontece em janeiro. “Essas obras estarão prontas num prazo máximo de 30 meses”, informou.
“Tentaram me envolver em coisas que eu nunca pratiquei”, alega Silval
O governador Silval Barbosa (PMDB), em entrevista nesta quinta-feira (17) afirmou que tem sofrido acusações infundadas nesse início de processo eleitoral. “Tentaram me envolver em coisas que eu nunca pratiquei”, disse, fazendo referência à acusação de que teria tentado “comprar” o PSB e outras siglas do Movimento Mato Grosso Muito Mais.