Noticias Politica MT
Rui Ramos admite fragilidade e desgaste da imagem do TRE
O desembargador Rui Ramos, presidente em exercício do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) desde que o desembargador Evandro Stábile ingressou em férias no primeiro dia de junho, admitiu como inevitável "a fragilidade" da imagem daquela corte eleitoral em decorrência das acusações de venda de sentença. "Seria tolice minha negar que o momento é delicado. (...) Tenho 24 anos de Mato Grosso, todos na magistratura, e esse é um momento delícado", admitiu.
Sessão que marca o afastamento de Stábile e Jacob ficou lotada por pessoas que cobravam um posicionamento
Sob tensão, sessão é marcada por promessas de volta de magistrados
O afastamento do presidente do TRE, desembargador Evandro Stábile, e ainda do juiz Eduardo Jacob, foi envolto de lamúrias. E assim, sob clima lânguido, a sessão desta terça (8) fica marcada na história do órgão. Mesmo assim, Jacob prometeu que vai provar sua inocência e retornar ao TRE de cabeça erguida. O clima foi causado pela prática de vendas de sentenças, investigada pela Polícia Federal. Para o presidente em exercício do TRE, desembargador Rui Ramos, é impossível negar que as acusações deixam a imagem da Justiça Eleitoral um tanto carregada, contudo, ele afirma acreditar que são problemas do momento. “Seria tolice minha dizer que não está acontecendo nada, mas é algo pontual”, declarou logo após deferir os pedidos de afastamento de Stábile e de Jacob.
Encontro Municípios em Foco reúne cinco mil pessoas
Os eventos integrados realizados durante o encontro Municípios em Foco, promovido de 31 de maio a 2 de junho, reuniram público de cerca de cinco mil pessoas, atendendo as expectativas dos organizadores. O encontro foi realizado pela Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM em parceria com o Governo do Estado e Assembleia Legislativa. A programação incluiu o 27º Encontro de Prefeitos, 9º Encontro de Primeiras-damas, II Workshop de secretários municipais de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo e I Seminário dos Consórcios Intermunicipais, além da Feira de Desenvolvimento Econômico, Feira Gastronômica e Palco da Diversidade Cultural. O encontro marcou também a comemoração do 27º aniversário da AMM, fundada em maio de 1983 para defender as bandeiras municipalistas e trabalhar pelo desenvolvimento dos municípios.
Membros do TRE não se afastarão; Jacob pede 30 dias
O afastamento espontâneo e temporário de todos os membros do pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso não deve acontecer. A sessão que definirá a possibilidade começa em instantes, mas o MidiaNews obteve cópia de requerimento do juiz Eduardo Jacob, que será apresentada em instantes, voltando atrás em sua decisão.
Após escândalo, Silval exonera Migliari e outros 4 servidores
O governador Silval Barbosa exonerou nesta segunda (7) os servidores da secretaria de Meio Ambiente que tiveram seus nomes envolvidos em supostas fraudes na pasta. Um dos afastados oficialmente é o secretário-adjunto de Desenvolvimento Florestal da Sema, Afrânio Cezar Migliari. Ele chegou a ter os bens bloqueados devido às investigações da Polícia Federal, durante a Operação Jurupari.
Desembargador federal manda soltar o presidente e o diretor do Creatio
Luciano de Carvalho Mesquita e Ronilton Souza Carlos, presidente e diretor da Oscip Creatio, respectivamente, devem ser liberados ainda nesta terça (8). Eles foram presos durante Operação Hygeia, que investiga desvios de recursos na Funasa que chegam a R$ 200 milhões. O advogado de ambos, Antônio Teixeira Nogueira, já esteve na Justiça Federal tratando de expedir a ordem de liberação. Em seguida, o documento será enviado à Polinter.
Conselho Nacional de Justiça deve analisar pedido de intervenção no TJ ainda nesta semana
Ong e sindicato pedem intervenção do CNJ no Tribunal
O Movimento Organizado pela Moralidade Pública e Cidadania, a Ong Moral, protocolou duas representações, nesta terça-feira (8), no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Brasília, solicitando providências para supostas irregularidades no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).
Silval e Maia tentam recuperar a imagem da Sema depois da Jurupari
Após os escândalos da Operação Jurupari, que resultou na prisão de seis servidores da Secretaria de Estado e Meio Ambiente (Sema), o secretário, coronel Alexander Maia, e o governador do Estado, Silval Barbosa (PMDB), têm se empenhado ao máximo na tentativa de desfazer a imagem que foi atribuída à Sema e aos servidores da pasta.
Após briga por Mesa, vereadores de Cuiabá agora batem boca por data da posse
As mudanças nas leis que regem a eleição e a posse da Mesa Diretora da Câmara de Cuiabá continuam causando muita polêmica. Na sessão desta terça (8) houve muito bate-boca, discursos inflamados, reuniões a portas fechadas e, mesmo assim, os parlamentares não chegaram a um consenso. Adiaram a votação em primeiro turno, que ocorreria nesta terça, e agendaram uma reunião nesta quarta (9) para “aparar” as arestas e definir o que muda ou não na Lei Orgânica que rege todos os ritos do parlamento. Após intensos debates sobre a data da escolha dos novos membros da Mesa Diretora, os parlamentares focaram os debates na alteração da data da posse dos vereadores eleitos para a 17ª Legislatura.
TRF nega pedido de suspender a ação que investiga superfaturamento de máquinas
O Tribunal Regional Federal(TRF), negou o pedido de liminar do Governo do Estado para suspender a ação popular que investiga o suposto superfaturamento na compra de caminhões, máquinas agrícolas.