Noticias Politica MT
Municípios vão receber primeiro repasse do FPM de fevereiro nesta sexta-feira
O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM, Neurilan Fraga, disse que reduções no repasse do recurso sempre preocupam os gestores, considerando a importância da transferência constitucional para as prefeituras. “O FPM é fundamental para as prefeituras e constitui uma fatia significativa da receita dos municípios, principalmente dos menores. Como os valores do Fundo não são uniformes, é preciso que os prefeitos planejem os investimentos para que as oscilações nas transferências não comprometam as contas municipais”, assinalou.
Jayme contesta aprovação com ressalva de contas, mas TRE nega recurso e manda senador devolver valores
O relator ainda citou que foram identificadas doações estimáveis em dinheiro recebidas de outros candidatos (Eleição 2018 Mauro Mendes Governador), relativas a transportes aéreos operados pela empresa Abelha Taxi Aéreo Ltda, e que não constaram da prestação de contas. Porém, ele entendeu que “não possui o condão de macular as presentes contas, sendo merecedora apenas de ressalvas”.
Janaina, petistas e servidores se unem em bloco na Assembleia
Janaina se declara como independente, pois na eleição para o Governo do Estado seu partido fez parte da coligação do governador Mauro Mendes (DEM). No entanto, a parlamentar apoiou publicamente o candidato derrotado Wellington Fagundes (PR), que é seu sogro.
Wellington lidera bloco formado pelo PR, DEM e PSC; Jayme também integra grupo
Além de Fagundes e Alcolumbre, participam do bloco os senadores Chico Rodrigues (RR), Jayme Campos (MT), Marcos Rogério (RO), Maria do Carmo Alves (SE), Rodrigo Pacheco (MG), todos do DEM; Jorginho Mello (PR-SC) e Zequinha Marinho (PSC-PA).
Mauro descarta interferir em vaga no TCE, mas pede que AL faça escolha "decente"
Mendes ainda reforça que espera realmente que a Assembleia faça a escolha pautando na “decência e competência” necessárias para o cargo de conselheiro. “O que eu desejo é que escolha uma pessoa com qualidade e competência para ajudar o Tribunal de Contas a cumprir o seu papel e fiscalizar as contas públicas de Mato Grosso, além de ajudar aos demais conselheiros a cuidar das contas públicas para evitar tantas coisas que já aconteceram em Mato Grosso e que trouxeram prejuízos a todos nós cidadãos se repitam”, receitou.
Vaga no TCE: ex-deputado joga a toalha, ex-presidente ganha força e promotor ‘surge’ na briga
Até o momento, apenas os deputados estaduais Guilherme Maluf (PSDB) e Sebastião Rezende (PSC) manifestaram interesse na vaga. Os dois inclusive já revelaram ao presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (DEM), a intenção de serem indicados.
Zaque ganha força entre os deputados novatos para ser indicado à vaga no TCE
Figura emblemática, por atuar em diversas investigações contra escândalos de corrupção em Mato Grosso, Zaque possui os três requisitos principais para a indicação de Conselheiro, já que possui notório saber jurídico, conhecimento de administração pública e reputação ilibada.