Noticias Politica MT
PSD ainda é incógnita no governo
O secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, deputado federal licenciado Eliene Lima (PP), admitiu a possibilidade de deixar o staff do governador Silval Barbosa (PMDB) após a oficialização da criação do Partido da Social Democracia (PSD), mas ressaltou que não tomará a iniciativa dessa decisão.
Estado garante segurança a prefeito ameaçado de morte
O prefeito de Alto Boa Vista, Wanderley Perin (PR), afirmou que o governo do Estado garantiu o envio de dois agentes para fazer a sua proteção pessoal. Perin disse que continua sendo ameaçado de morte, ação que começou desde assumiu este ano a gestão do município localizado a mais de mil quilômetros de Cuiabá.
Governo tenta contornar crise com a AL
Executivo e Legislativo mato-grossenses vivem a primeira crise institucional desde que Silval Barbosa (PMDB) assumiu o governo do Estado, em março do ano passado. Vários deputados mostram insatisfação com a administração do governador, inclusive o presidente da Assembleia Legislativa, Jose Riva (PP).
Galindo não demove ministério sobre PAC
Pelo terceiro dia consecutivo, o prefeito Chico Galindo (PTB) tenta demover o Ministério das Cidades da decisão de suspender a retomada do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) I e II de Cuiabá. A determinação do ministério, em conjunto com a Caixa Econômica Federal (CEF), aconteceu diante da iminência da prefeitura da Capital em abrir a concessão da Sanecap para a iniciativa privada.
Para Valtenir, falta habilidade política a Galindo
O deputado federal Valtenir Pereira (PSB) afirma que falta habilidade política para o prefeito de Cuiabá, Chico Galino (PTB). Conforme o deputado, o prefeito poderia articular mais recursos junto ao governo federal, porém ele não aceita a ajuda da bancada federal de Mato Grosso em Brasília.
TSE anula decisão do TRE sobre Henry
O deputado federal Pedro Henry (PP) conseguiu a anulação do acórdão do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), que o declarava inelegível por três anos, por suposto abuso econômico, político e uso indevido de meio de comunicação em 2008. Desta forma, Henry deixa de ser considerado “ficha-suja” e poderá ser candidato a qualquer cargo eletivo nos próximos pleitos, mesmo se a Lei da Ficha Limpa passar a vigorar, após decisão por unanimidade do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
PSD terá autonomia nos municípios
Presidente da Assembleia Legislativa, o deputado José Riva (PP), principal articular do PSD em Mato Grosso, garante que na nova legenda haverá autonomia política nos municípios. Conforme o deputado, os membros do PSD em cada cidade poderão formar a aliança que quiserem e lançar candidatos, independente da orientação da direção estadual.
Rompimento com gestão Silval será discutido em encontro
O nome do futuro presidente do diretório regional do Democratas (DEM) deverá sair depois de discussões do partido sobre um possível rompimento com o governador Silval Barbosa (PMDB). Único nome colocado para a assumir a sigla, o ex-deputado estadual Dilceu Dal Bosco é um dos que defendem o rompimento.
TJMT abre inscrições para preenche vagas de juizes
Tribunal de Justiça de Mato Grosso abriu inscrições para preenchimento de quatro vagas de juiz de direito membro e quatro vagas de suplente para compor a turma recursal única. Trata-se da Segunda Instância dos juizados especiais, que virá substituir as três turmas recursais existentes hoje, com a diferença de que os magistrados designados como membros serão desvinculados de suas funções e deverão se dedicar exclusivamente ao julgamento dos recursos, dando maior celeridade às decisões judiciais.
Câmara defende instalação de um centro de comercialização da agricultura familiar em Sorriso
A Câmara de Sorriso aprovou, por unanimidade, o requerimento do vereador Leocir Faccio (PDT) que pede ao governo do Estado a instalação de uma Central de Abastecimento (Ceasa) em Sorriso.