Noticias Politica MT
Gilmar Mendes diz que Constituição é produto de movimentos sociais
Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e um dos principais constitucionalistas do país, Gilmar Mendes se posiciona de forma categórica sobre temas que ainda geram controvérsias, como o episódio do julgamento do mensalão. Nesse aspecto, o ministro não deixa dúvidas ao reiterar que “como afirmou em seu voto, acredita serem inadmissíveis embargos infringentes em ações penais originárias de competência do STF”. O olhar do ministro também se atém a outros assuntos que geram repercussão, como o foro privilegiado.
Presidente da Famato pode disputar Senado e defende Eraí ao Governo
O presidente da Famato, Rui Prado, confirmou que há articulação da cúpula do PSD para lançá-lo ao Senado, mas prefere falar do assunto somente no ano que vem. Por outro lado, o chefe da Famato fez uma análise em relação ao cenário para a sucessão do governador Silval Barbosa (PMDB) e entende que o “rei da soja”, empresário Eraí Maggi (PP), é a melhor opção para o governo.
Leia mais...
PGR emite parecer pela perda de mandato
Políticos com mandato eletivo que migraram para os partidos recém-criados podem ser destituídos de seus cargos. O procurador-geral da República Rodrigo Janot emitiu um parecer favorável à perda de mandato para aqueles que trocaram de legenda.
Apenas 17% dos imóveis atendem legislação
Um ano e meio após a aprovação do polêmico Código Florestal no Congresso Nacional e a menos de seis meses para o fim do prazo de regularização das propriedades, apenas 17% dos imóveis rurais de Mato Grosso estão legalizados.
Governo apresenta metas fiscais a deputados na próxima terça-feira
Está confirmada para a próxima terça-feira (15.10) a audiência pública de avaliação do cumprimento das metas fiscais do orçamento e seguridade social referente ao primeiro quadrimestre de 2013. O secretário de Fazenda de Mato Grosso, Marcel Souza de Cursi, e a equipe técnica da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-MT), irão detalhar aos deputados estaduais, e à sociedade como um todo, o comportamento das contas do Executivo no período. A audiência será realizada as 10h, no auditório Licínio Monteiro, na Assembleia Legislativa, em Cuiabá.
Governo do Estado apresenta metas fiscais a deputados na próxima semana
Está confirmada para terça-feira (15) a audiência pública de avaliação do cumprimento das metas fiscais do orçamento e seguridade social referente ao primeiro quadrimestre de 2013. O secretário de Estado de Fazenda, Marcel Souza de Cursi, e a equipe técnica da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) irão detalhar aos deputados estaduais e à sociedade o comportamento das contas do Executivo no período. A audiência será realizada às 10h, no auditório Licínio Monteiro, na Assembleia Legislativa, em Cuiabá.
Governo apela em nota para que professores retornem às aulas
O governo do Estado emitiu comunicado oficial sobre a greve dos professores em vigor há mais de 60 dias, nesta sexta-feira (11), após reunião com o Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público (Sintep) e que não chegou a consenso sobre a proposta apresentada pelo governo. Na nota, o governo apela para que os professores retornem às atividades, que deixa mais de 500 alunos sem aulas. O governo também divulgou que 400 escolas já retomaram suas atividades.
Secretário de Assistência Social pede exoneração do cargo
O Secretário de Assistência Social de Várzea Grande, Mariuso Damião Ferreira, pediu exoneração do cargo em carta enviada na tarde de quinta-feira (10) ao prefeito Walace Guimarães (PMDB).
Governo endurece, vai cortar pontos e demite professores contratados
O secretário estadual de Administração Francisco Faiad (PMDB) lamentou a decisão dos professores, que em assembleia-geral realizada ontem (10), decidiram manter a greve por tempo indeterminado. Diante disso, afirmou que o governo vai cortar o ponto referente ao mês de outubro e instaurar processo administrativo contra os grevistas em estágio probatório ou que possuem contratos emergências.
STJ nega conflito e ações voltam a tramitar na Justiça
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou a existência de conflito de competência nas 3 ações que apuram o episódio conhecido como “Escândalo dos Maquinários”. A decisão foi tomada pelo ministro Napoleão Nunes Maia Filho, após análise de processo impetrado pelos advogados de uma empresa envolvida no caso.
