Noticias Politica MT
Alexandre César processa Mauro Mendes por acusação de caixa dois
O deputado estadual Alexandre César (PT) irá interpelar judicialmente o empresário e candidato a prefeito Mauro Mendes (PSB) por uma acusação feita em entrevista ao Olhar Direto, segundo a qual, o PT operou caixa dois nas eleições de 2004. Na sua fala, Mendes não cita o petista, no entanto, Alexandre era o candidato majoritário do partido em Cuiabá na ocasião.
Taques denuncia Eder por suposto desvio
O senador Pedro Taques (PDT) solicitou aos órgãos fiscalizadores que investiguem o envolvimento do ex-secretário de Estado, Eder Moraes (PR), no desvio de R$ 6,1 milhões dos cofres do Estado, quando estava à frente da Secretaria de Fazenda (Sefaz) entre 2008 e 2010. De maneira ilegal, o republicano teria autorizado o pagamento da dívida de uma empresa privada com recursos públicos.
Gazeta Dados aponta crescimento de Lúdio Cabral e segundo turno em Cuiabá
Sete por cento. Esta é a diferença que o empresário Mauro Mendes (PSB) tem de vantagem para o vereador Lúdio Cabral (PT) na disputa para a prefeitura de Cuiabá. É que aponta a pesquisa do Instituto Gazeta Dados divulgada nesta terça-feira pelo jornal A Gazeta. Esta é a terceira pesquisa do instituto e mostra um crescimento de 22 pontos percentuais de Lúdio, o que garante a realização de um segundo turno em Cuiabá, como apontam pesquisas de outros institutos.
Jovem tenta roubar PM e acaba morto em terreno baldio
O jovem identificado como Cleiton Boidandi de Moura, de 26 anos, foi assassinado com dois tiros quando tentava assaltar um casal que fazia programa sexual num terreno baldio na região do Zero Quilômetro em Várzea Grande. O homem reagiu e atirou duas vezes, matando o rapaz no local. As informações iniciais dão conta que a vítima do assalto seria um policial militar aposentando.
Henry foi fundamental para o esquema com o PP, diz relator
A participação do deputado federal Pedro Henry (PP) foi fundamental para o funcionamento de parte do “Mensalão”, que consistiu no pagamento de recursos a parlamentares do Partido Progressista (PP) em troca de apoio político ao governo do PT nas votações realizadas no Congresso. A afirmação foi feita pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, relator do processo, que aceitou denúncia apresentada pela Procuradoria Geral da República (PGR) e imputou a Henry os crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. Na próxima quinta-feira, o relator encerra a leitura do voto e decide pela condenação ou não dos réus.
Valtenir defende inclusão da corrupção no rol de crimes hediondos
Um dos raros parlamentares da bancada mato-grossense no Congresso Nacional sem pendengas judiciais (segundo levantamento da ONG Transparência Brasil) e oriundo da área jurídica, o deputado federal Valtenir Pereira (PSB) - que já atuou como procurador da Defensoria Pública de Mato Grosso - afirmou ser favorável à inclusão da corrupção praticada contra a administração pública na lista de crimes considerados hediondos. A questão deve ser discutida pela comissão especial instalada no Senado para tratar da reforma do Código Penal.
Jayme Campos passa mal e é transferido para SP
Após passar mal e ser levado às pressas para o hospital Jardim Cuiabá nesta segunda-feira (17), o senador Jayme Campos (DEM) foi transferido para São Paulo, provavelmente para o Hospital Albert Einstein. Assessoria do parlamentar informou ele apresentou uma indisposição no início da manhã com dores na região lombar e foi atendido pela equipe médica do Hospital Jardim Cuiabá que descartou maiores complicações, após realização de exames clínicos e de uma sessão de tomografia. Como o sintoma persiste, médicos e familiares resolveram encaminhar o parlamentar para São Paulo, onde será submetido a procedimentos mais complexos.
Juiz afasta prefeito de Nova Mutum das funções até final da eleição
O juiz eleitoral de Nova Mutum, Douglas Romão, decidiu, esta tarde, afastar o prefeito Lirio Lautenschlager (PMDB) das funções nos próximos 20 dias, acatando representação eleitoral que haveria suposto favorecimento a um morador que teria conseguido uma casa popular. Foi apresentada uma gravação com a acusação. O afastamento é durante o período eleitoral. Lirio, que é candidato à reeleição, poderá assumir a partir de 8 de outubro.
Justiça libera visita íntima a Cachoeira
A 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) determinou nesta segunda-feira a devolução da fiança de R$ 100 mil, paga pela mulher do contraventor Carlinhos Cachoeira, Andressa Mendonça, para que não fosse presa. Segundo a Polícia Federal, ela teria procurado o juiz federal Alderico da Rocha Santos para tentar chantageá-lo em troca da liberdade de Cachoeira. Além disso, o TRF-1 também autorizou a mulher do bicheiro a visitá-lo na prisão. A decisão de hoje, da 3ª Turma, confirma liminar que havia sido concedida pelo desembargador Tourinho Neto, em 31 de agosto.
Diferença entre Lúdio e Mendes cai para menos de 7%, diz pesquisa Access
A diferença entre os candidatos Mauro Mendes (PSB) e Lúdio Cabral (PT) está menor, segundo registra pesquisa estimulada Access Brasil, divulgada com exclusividade pelo Olhar Direto nesta segunda-feira (17). Agora, de acordo com o instituto, apenas 6,62 pontos percentuais separam o primeiro do segundo colocado.
