Noticias Politica MT
Deputados se revoltam e pedem saída de Eder Moraes
Os deputados estaduais “revoltaram-se” contra o secretário-chefe da Casa Civil, Eder Moraes, durante sessão ordinária nesta quarta-feira (7) e pediram ao governador Silval Barbosa (PMDB) para mudar o interlocutor do governo com o Poder Legislativo.
22 suplentes se tornaram deputados em 3 anos; Pivetta e Fabris lideram
A Assembleia registra uma estatística impressionante nesta 16ª Legislatura, que teve início em fevereiro de 2007 e será concluída daqui a seis meses. Possui 24 cadeiras de deputado e, graças a uma série de acordos de rodízios, pedidos de licença, uma cassação e renúncias, 22 suplentes ou assumiram vaga de vez ou passaram pela experiência de legislar por alguns meses.
Homero crê em benefício para MT
Único representante de Mato Grosso a integrar a Comissão Especial da Câmara dos Deputados que revisou o Código Florestal, o deputado federal Homero Pereira (PR) acredita que o Estado será beneficiado com as mudanças das normas ambientais. Em sua opinião, haverá a conciliação do meio ambiente com o desenvolvimento do agronegócio, aproximando-se assim da sustentabilidade, ou seja, modelo de desenvolvimento capaz de suprir as atuais necessidades sem comprometer a capacidade de atendimento as gerações futuras com relação aos recursos naturais.
TSE determina volta de prefeito no interior de MT
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou o retorno ao cargo do prefeito Wilson Virginio de Lima, do vice, Evangelista Firmino Rodrigues, e do vereador Vanildo Borto Fauro, todos do município de São Pedro da Cipa, (149 quilômetros da Capital, na região Sul) que teriam sido cassados por compra de votos, mas aguardavam decisão fora do mandato por ordem do então presidente do TRE, desembargador Evandro Stábile que alegava prejuízos na troca de comando da gestão municipal e manteve o segundo colocado Eduardo José da Silva Abreu.
Decisão do CNJ veta empréstimo e ameaça greve
Uma ordem do corregedor Nacional do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Gilson Dipp, e o julgamento de uma liminar pelo Pleno do Tribunal de Justiça, que ocorre amanhã, devem encerrar a greve dos servidores públicos da Justiça que estão parados há cerca de 60 dias.
Câmara pode cassar vereador que agrediu jornalista
A Câmara Municipal de Vereadores de Pontes e Lacerda aprovou na última segunda-feira, por unanimidade, a instauração de uma Comissão Processante de Inquérito (CPI) para investigar a atitude do vereador Lourivaldo Rodrigues de Moraes (DEM), o Kirrarinha, que na última semana agrediu a repórter Márcia Pache.
MP encontra "fio da meada" nas investigações do superfaturamento dos maquinários
O Ministério Público Estadual (MPE) já encontrou o “fio da meada” a respeito do superfaturamento dos maquinários adquiridos pelo governo do Estado no programa MT 100% Equipado. O escândalo vem sendo investigado junto com a delegacia fazendária e por meio de depoimentos os promotores já conseguiram descobrir como o esquema foi montado e funcionou.
Após suspensão de concurso, TJ divulga aprovados em etapa dia 12
O Tribunal de Justiça realiza na próxima sexta (9) uma sessão pública para identificação das 16 provas remanescentes da primeira fase da segunda etapa do concurso público para provimento de 43 vagas de juiz. As provas começaram a ser corrigidas nesta segunda (5), depois que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou o prosseguimento do certame, que estava sob análise de um Procedimento de Controle Administrativo (PCA). O resultado geral da etapa será divulgado na próxima segunda (12).
Blairo: Dante criou o estado moderno e garantiu avanços em Mato Grosso
Há exatos quatro anos, Mato Grosso perdia um de seus políticos mais reconhecidos, Dante Martins de Oliveira. Nascido em Cuiabá, ele ficou nacionalmente conhecido por ser o autor da emenda constitucional nº 5/1983, que propunha as eleições diretas para presidente da república, interrompidas desde 1964. Além de ter sido deputado estadual, deputado federal, prefeito de Cuiabá e ministro da Reforma e do Desenvolvimento Agrário, Dante foi governador de Mato Grosso por dois mandatos e deixou um legado que serve de referência para muitos políticos, como o ex-governador Blairo Maggi (PR).
Homero vê discriminação e falta de respeito com produtor rural
Integrante da bancada ruralista, o deputado mato-grossense Homero Pereira, candidato à reeleição, defendeu os interesses do seu segmento durante sessão da Comissão Especial, que revisa o Código Florestal. Disse que produtor rural não pode ser criminalizado por produzir alimentos e excedentes exportáveis e nem receber punição por gerar emprego e renda.
