Noticias Politica Brasil
Convenções para escolha de candidatos são liberadas a partir de hoje
Os partidos políticos estão liberados a realizar, a partir deste domingo (10), suas convenções para definir coligações e escolher seus candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador nas eleições de 2012. A informação é do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Taques faz campanha por voto aberto para as cassações de parlamentares
O senador Pedro Taques (PDT-MT) declarou ser favorável à Proposta de Emenda à Constituição (PEC 50/2006) que prevê o voto aberto para a cassação de parlamentares processados pelo Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Congresso Nacional.
Leia mais...
Vetos têm 30 dias para votação, mas 185 estão parados no Congresso
Apesar da norma constitucional que exige que vetos presidenciais a projetos aprovados pela Câmara ou pelo Senado sejam votados em 30 dias pelos parlamentares, quase 200 proposições com vetos tramitam no Congresso Nacional, algumas há mais de dez anos.
PSB entra com recurso para garantir convenção em João Pessoa
A executiva do PSB na Paraíba entrou com um recurso na Justiça contra a decisão do juiz da 13ª Vara Cível de João Pessoa, Josivaldo Félix, que concedeu liminar suspendendo a convenção da sigla, marcada para domingo. O presidente estadual do partido, José Edvaldo Rosas, disse ao Terra que espera uma decisão favorável à realização do pleito ainda neste sábado.
Jornal: Alckmin articula alianças pró-Serra de olho em reeleição
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), assumiu posição chave na campanha do pré-candidato tucano à prefeitura da capital, José Serra. Alckmin tornou-se o principal avalista dos acordos fechados com os partidos, oferecendo cargos no governo e contrariando interesses do seu grupo político para agradar os aliados.
As mulheres ocupam menos de 10% das vagas na Câmara dos Deputados e 12,5% nas câmaras municipais
Projeção: mulheres só terão mesmo espaço na política em 170 anos
Apesar de ser uma das poucas nações do mundo a contar como uma mulher como presidente e de ter uma lei de cotas, o Brasil está na lanterna em termos de participação feminina na política. No ranking internacional da Inter-Parliamentary Union (IPU), o País se encontra no 142º lugar, só perdendo para o Haiti e Belize no continente americano. Professor da Escola Nacional de Ciências Estatísticas do IBGE, José Eustáquio Diniz Alves, projeta um cenário desanimador para as brasileiras. Ele calcula que serão necessários 170 anos para se atingir a paridade entre homens e mulheres na política do País.
Cláudio Abreu, ex-diretor da Delta, em 30 de maio, na CPI do Cachoeira
Ex-diretor da Delta, Cláudio Abreu é libertado em Brasília
O ex-diretor da Delta Construções no Centro-Oeste, Cláudio Abreu, foi solto na madrugada deste sábado (9), beneficiado pela decisão da juíza Ana Cláudia Barreto, da 5ª Vara Criminal de Brasília, que revogou a prisão preventiva do executivo nesta sexta-feira (8). Ele deixou o Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, pouco depois das 2h, informou seu advogado, Fabrício Correia de Aquino.
Relator da CPMI do Cachoeira considera desnecessário depoimento de Pagot
O relator da Comissão Mista Parlamentar de Inquérito (CPMI) do Cachoeira, deputado Odair Cunha (PT-MG), disse hoje (8) que a convocação do ex-diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) Luiz Antonio Pagot não é fundamental nesse momento da investigação. Na avaliação de Cunha, o depoimento de Pagot não iria contribuir para o esclarecimento das relações do empresário Carlos Augusto de Almeida Ramos, conhecido como Carlinhos Cachoeira, preso pela Polícia Federal.
Ex-diretor da Delta tem a sua prisão revogada por juíza do DF
A juíza Ana Cláudia Barreto, da 5ª Vara Criminal de Brasília, decidiu nesta sexta (8) revogar a prisão preventiva de Cláudio Abreu, ex-diretor da Delta Construções no Centro-Oeste. Suspeito de corrupção e formação de quadrilha, Abreu foi preso no último dia 25 de abril, durante a Operação Saint-Michel, e levado para o Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília.
Ministro diz que discutirá aplicação da Lei da Copa com cidades-sede
O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, disse nesta sexta-feira (8), em Brasília, após audiência com a presidente Dilma Rousseff no Palácio da Alvorada, que vai se reunir com representantes dos Estados e capitais que serão sedes de jogos da Copa de 2014 para tratar da aplicação da Lei Geral da Copa, que define as regras para a realização do Mundial no Brasil.